São Paulo

Conta de luz mais cara em São Paulo

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta segunda-feira (7) reajuste médio de 17,23% para a conta de luz dos clientes da CPFL Paulista, distribuidora de energia que atende a 3,9 milhões de unidades em São Paulo.

O reajuste começa a valer nesta terça-feira (8). Para os clientes residenciais, a alta na tarifa será de 16,46%. Já para a alta tensão (indústria), o aumento vai ser de 16,10%. Esse resultado se deve, em grande parte, ao efeito causado no setor elétrico pela queda acentuada no volume dos reservatórios das hidrelétricas nos últimos meses.

Anuncio


Devido a essa situação, provocada pelo baixo volume de chuvas, foi preciso acionar com mais intensidade as usinas termelétricas, que geram energia por meio da queima de combustíveis como óleo e gás. O funcionamento dessas usinas ajuda a poupar água dos reservatórios, porém o seu custo é mais alto.

Além disso, nesse início de ano o preço da energia no mercado à vista atingiu o valor mais alto da história, outro efeito da queda no nível das represas. Distribuidoras que não têm contratada, via leilões feitos pelo governo, toda a energia que precisam para atender aos seus consumidores, precisam recorrer ao mercado à vista, e isso também acaba elevando a conta de luz.

Fonte: G1

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo