Connect with us

São Paulo

Aplicativo SOS Mulher auxilia no combate à violência doméstica no Estado

Publicado

em

Em março deste ano, o Governo de São Paulo e a Secretaria da Segurança Pública, por intermédio da Polícia Militar, lançaram o aplicativo SOS Mulher, como complemento às ações da rede de apoio às cidadãs de todo o Estado.

O dispositivo permite que as vítimas de violência doméstica peçam ajuda apertando apenas um botão no celular. Ao acionar a ajuda, o aplicativo localiza a viatura policial mais próxima até o local da ocorrência. A ferramenta é gratuita e funciona em sistemas Android e iOS.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, até o dia 4 de outubro, o número de downloads ativos (com instalação em aparelhos) chegou a 13.733, com 14.909 usuárias cadastradas no app.

“Nestes primeiros seis meses, avaliamos de maneira positiva tanto a utilidade do serviço quanto seu funcionamento”, salienta o capitão PM Nelson Vieira, da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos.

Ainda segundo o balanço mais recente, foram 435 acionamentos da Polícia Militar no Estado e 280 atendimentos efetivos gerados, com deslocamento de viatura até o local. Ao todo, 15 ocorrências foram conduzidas ao Distrito Policial geradas pelo sistema, além de 7 flagrantes resultantes do uso do aplicativo em cidades do Estado.

Aliado

É válido ressaltar que o aplicativo é mais uma forma de proteção à mulher, que também continua tendo à disposição o telefone de emergência da Polícia Militar, o 190.

“Em 15 minutos, no limite, uma autoridade policial estará ao lado dessa mulher que estiver sendo ameaçada”, ressaltou o Governador João Doria, no lançamento da segunda etapa da campanha publicitária de combate à violência contra a mulher, em setembro.

Podem se cadastrar na ferramenta somente pessoas com medidas protetivas (como ordens para o agressor ficar a uma determinada distância da vítima) expedidas pela Tribunal de Justiça de São Paulo. Em todo o Estado, também até o dia 4 de outubro deste ano, o número de medidas protetivas concedidas superava os 162 mil.

“É uma ferramenta sistema simples e totalmente intuitiva, resultado de um trabalho conjunto entre Governo do Estado, Polícia Militar e Tribunal de Justiça”, avalia o comandante-geral da PM, coronel Marcelo Vieira Salles.

Pioneirismo

São Paulo é pioneiro no combate à violência contra a mulher. Atualmente, o Estado conta com 133 Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs). O número corresponde a cerca de 29% de todas as delegacias especializadas existentes no país.

“A proteção à mulher é medida prioritária do Governo de São Paulo e foi implantado o atendimento especializado ininterrupto às cidadãs em situação de violência doméstica, familiar e sexual”, reforça a delegada Jamila Jorge Ferrari, coordenadora das DDMs no Estado.

Estatísticas

A Secretaria da Segurança Pública disponibiliza aos cidadãos uma página com ocorrências ligadas à violência contra a mulher registradas no Estado. As estatísticas englobam indicadores da capital, Região Metropolitana de São Paulo e interior.

São Paulo

Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias é notificada pelo Procon

Publicado

em

procon

Tendo em vista o crescente número de relatos de consumidores divulgados na mídia, com dificuldades para agendamento e realização de testes de Covid, o Procon-SP notificou a Abrafarma – Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias solicitando esclarecimentos.

A associação afirmou ao Procon-SP que não há falta de testes nas farmácias que, no momento, apenas uma rede associada está com dificuldade para a realização dos mesmos em razão da grande demanda que teve na última semana, atrelado ao recesso da indústria, que não contava com essa explosão de casos e que, a situação já está sendo resolvida na medida em que a indústria retomou suas operações. Ainda segundo a ABRAFARMA, o prazo médio para o agendamento é de 24 horas em algumas regiões podendo chegar até 48 horas.

A resposta da Abrafarma será encaminhada à diretoria de fiscalização para auxiliar no trabalho que já está sendo realizado na “Operação teste Covid-19 sem abusos”.

Continue Lendo

São Paulo

Com investimento de mais de R$ 500 milhões, em Lençóis Paulista (SP), nova usina produzirá energia a partir de biomassa

Publicado

em

biomassa

Empreendimento sustentável conta com apoio da InvestSP, usará diferentes tipos de insumos e deve gerar 1,5 mil empregos

A cidade de Lençóis Paulista, na região central do estado, a 286 km da capital, passará a abrigar uma nova usina para a geração de energia limpa e sustentável a partir de biomassa. Ela será construída pelo grupo IBS Energy, que venceu o 1º leilão de reserva de capacidade e potência realizado no Brasil, coordenado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), e fechou um contrato de 15 anos. Trata-se do único empreendimento de “energia verde” entre os vencedores do leilão.

O investimento previsto é de mais de meio bilhão de reais. O empreendimento ainda deve criar cerca de 1,5 mil empregos diretos e indiretos, quando se considera as etapas de construção e operação, e contribuir para a geração de renda na região.

O projeto conta com assessoria da InvestSP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade) nas áreas ambiental, com suporte no processo junto à Cetesb, e de infraestrutura, no relacionamento e nos trâmites junto à CPFL Energia e à Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

“A InvestSP tem trabalhado para promover uma matriz energética mais limpa e sustentável e priorizado projetos que respeitem o meio ambiente. O apoio técnico da Agência e a ampla oferta de biomassa, seja da indústria ou do agronegócio, atraem investimentos como esse para São Paulo. Somado a outras iniciativas apoiadas pela InvestSP, como empreendimentos ‘carbono  zero’ e a ampliação do uso de energia solar, a usina vai contribuir para o crescimento da oferta de energia verde”, disse o presidente da InvestSP, Gustavo Junqueira.

A Termelétrica Cidade do Livro ganhou esse nome em alusão ao apelido do município de Lençóis Paulista e terá capacidade para produzir até 80 MW, o suficiente para abastecer uma cidade de um milhão de habitantes. A previsão de início das operações é o segundo semestre de 2024 e a energia gerada será disponibilizada na rede geral de distribuição.

Os principais insumos serão o bagaço e a palha da cana de açúcar, além do cavaco de madeira, ou seja, os pequenos pedaços resultantes do processo de trituração. Porém, a usina terá ainda flexibilidade para utilizar outros tipos de biomassa, como resíduos florestais, palha de milho e demais fontes oriundas da forte agroindústria da região.

Outro destaque com foco em sustentabilidade é que a unidade transformará a água de esgoto da cidade em água de reuso, para utilização no processo de refrigeração, o que ajudará a poupar recursos naturais. Sem falar que a energia gerada terá certificação I-REC, que comprova a origem renovável do processo, além do balanço positivo na pegada de carbono que o projeto apresenta.

A região de Lençóis Paulista foi escolhida por uma combinação de fatores: apoio da administração pública, acesso logístico, ampla oferta de biomassa, disponibilidade de água e infraestrutura para o escoamento de energia.

“O apoio do InvestSP é de grande importância para a UTE Cidade do Livro, um investimento que gera retorno social e econômico para a região. Esse será o primeiro de muitos outros projetos sustentáveis semelhantes que o Grupo IBS Energy pretende empreender. É um projeto dedicado à produção de energia e que traz diversas inovações em seus processos, sendo o primeiro projeto com essas características e escala no Brasil”, destaca o diretor Presidente do Grupo IBS Energy, Luiz Mello.

Sobre a InvestSP

A InvestSP, Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar ou expandir suas atividades no estado de São Paulo. A Agência fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para seus negócios, prestando assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura, facilitando o relacionamento das empresas com instituições governamentais e concessionárias de serviços públicos. Sempre com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e a inovação em São Paulo.

Sobre a IBS

O Grupo IBS Energy, criado em 2002 e com sede no Brasil, é especializado no desenvolvimento e na implementação de soluções estruturadas em energia, independentemente de suas fontes. A IBS Energy possui mais de 200 unidades consumidoras sob gestão e gerencia 2,1 milhões de MWh por ano.

Continue Lendo

São Paulo

Pais ou responsáveis podem solicitar o CPF de crianças no Poupatempo

Publicado

em

poupatempo

Menores de 16 anos que comparecem aos postos do Poupatempo em todo o Estado para serviços de RG (primeira ou segunda via), e que ainda não possuem inscrição no CPF, terão um número criado automaticamente durante o atendimento para incluir na Carteira de Identidade.

Por ser um atendimento presencial, é necessário agendar data e horário pelos canais digitais, no portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento para os serviços de RG – que é emitido pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), órgão da Polícia Civil de São Paulo, nas unidades do Programa.

Depois, basta comparecer ao posto selecionado com um dos pais ou responsável legal, com documento de identificação com foto, e apresentar a Certidão de Nascimento original e cópia. A foto é feita na hora e a primeira via do documento é gratuita.

“Garantir cidadania às pessoas, seja de forma online ou presencial, é compromisso do Poupatempo. Neste momento em que o Estado de São Paulo inicia a vacinação infantil contra a Covid-19, o serviço de CPF é mais uma facilidade que os pais encontram para regularizar toda a documentação das crianças”, afirma diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Estado de São Paulo que administra o programa Poupatempo, Murilo Macedo.

Apesar de não ser exigido durante a imunização das crianças em São Paulo, o CPF infantil possibilita aos pais a facilidade de acessar a carteira digital de vacinação, pelo aplicativo ou portal do Poupatempo, por meio de um cadastro que pode ser feito para o(a) filho(a).

Todo cidadão, em qualquer idade, pode ter seu Cadastro de Pessoa Física (CPF). No caso de recém-nascidos, desde 2015 o CPF já é incluído automaticamente na Certidão de Nascimento.

A inscrição no CPF de brasileiros acima dos 16 anos, que possuam Título de Eleitor em situação regular, pode ser feita de forma online, e os canais eletrônicos do Poupatempo oferecem fácil acesso a mais esse serviço, direcionando o usuário à página da Receita Federal, órgão responsável pelo documento. O CPF é digital, podendo ser baixado ou impresso, e possui o mesmo valor legal da antiga versão física.

Entre as quase 190 opções que os canais eletrônicos do Poupatempo disponibilizam à população, estão funcionalidades da Receita Federal, como a inscrição ou solicitação do CPF, consulta de inscrição, comprovante de inscrição, alteração de dados e regularização do CPF, além de atendimentos de outros órgãos, como o Detran.SP, Instituto de Identificação (IIRGD), CDHU, Sabesp, prefeituras e muitos outros.

Continue Lendo

Noticias

Amazon

Populares