Uma costureira de 38 anos foi vítima de anúncio falso pelo Facebook após se interessar ao ver uma promoção no início da noite deste domingo (7), no Jardim Boa Esperança, em Hortolândia.
Em uma publicação falsa a vítima visualizou o anúncio de uma lavadora de roupas de 16 kg, por um preço de R$ 799,00 reais. Ela acabou efetuando o pagamento acreditando que fosse da loja virtual Americana.com, efetuando o pagamento por boleto bancário.
A mulher descobriu o golpe ao tentar fazer o rastreamento da compra, e verificou que o número do pedido não existia no site.
O caso foi registrado no plantão policial do Parque dos Pinheiros, em Hortolândia.
Fique ligado!
Sites falsos que imitam famosas lojas de varejo se tornaram mais uma armadilha para os internautas até no Facebook. Segundo a Promotoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público de São Paulo, as páginas oferecem produtos com preços extremamente atraentes, bem abaixo dos valores praticados no mercado, o que já deveria gerar desconfiança. Geralmente, os consumidores são atraídos para esses golpes por anúncios patrocinados que aparecem na timeline de usuários do Facebook. Nomes e logomarcas costumam ser idênticos ou muito parecidos com os usados pelas marcas verdadeiras.
O consumidor que caiu em um golpe deve, com os prints de toda a negociação com URL (endereço) do site em questão, cópia do boleto bancário e comprovantes de pagamento (se foi esta a via escolhida), todos os e-mails trocados com a empresa a respeito da transação, procurar o Ministério Público da sua cidade ou a delegacia, se possível a especializada em crimes cibernéticos, se houver.
Uma das empresas copiadas pelos criminosos, a Americanas.com informou que essas ofertas do Facebook não procedem. A companhia recomenda que o cliente confira sempre os produtos e seus preços no site, aplicativo e redes sociais oficiais da marca.
Por: Cézar Henrique
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98