Policial

Filhote de golfinho é resgatado em praia do Guarujá

O animal, ameaçado de extinção, foi encontrado por equipes do policiamento ambiental

A Polícia Militar resgatou, na noite de quarta-feira (8), um filhote de golfinho que foi encontrado na arrebentação no início da praia da enseada, na cidade de Guarujá. O animal, que está ameaçada de extinção, estava emalhado em um pedaço de rede de pesca e muito debilitado.

Anuncio


A ação foi deflagrada pelo Policiamento Ostensivo Náutico, realizado por uma equipe da Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima (CiaMar) do 3°Batalhão de Policiamento Ambiental, que estava em patrulhamento no intuito de coibir irregularidades de pesca.

Os militares receberam informações da Guarda Civil Municipal indicando a localização do mamífero e imediatamente foram até o endereço indicado e acionaram o Instituto Gremar – órgão voltado ao resgate de animais marinhos na região – solicitando equipe especializada.

O biólogo rapidamente foi até a área e iniciou os procedimentos junto ao cetáceo, constatando se tratar de um filhote da espécie conhecida como ‘Toninha’, ameaçada de extinção, medindo pouco mais de 50 centímetros, enroscada em uma rede com três metros de comprimento.

Devido ao petrecho que estada ao redor do seu focinho, o animal apresentou algumas escoriações. A Polícia Marítima auxiliou nos procedimentos de resgate do cetáceo, seguindo as orientações dos biólogos e médica veterinária e, após quase duas horas de esforços e medicações, o animal foi estabilizado.

Outra equipe da GCM também compareceu ao local e prestou apoio até o final das ações na praia. O golfinho e os profissionais foram escoltados até a base do instituto, no bairro do Tombo, onde o animal foi inserido em tanque próprio para acompanhamento de sua evolução de saúde.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo