Policial

Eficácia na segurança inibe a entrada de ilícitos em unidades prisionais da região central

Equipamentos de revista têm coibido a inserção de entorpecentes e celulares

A política da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) de não tolerar a entrada de objetos ilegais, sejam eles celulares ou entorpecentes, tem se apresentado eficaz em números. Em 2019, até o mês de novembro, foi registrada a apreensão de 2.248 ilícitos com visitantes, correspondências e na área externa de unidades prisionais pertencentes à Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC).  

Anuncio


O êxito do funcionamento dos aparelhos de revista e vigilância, aliado ao profissionalismo dos servidores da SAP, tem inibido as tentativas de entrada com materiais e objetos proibidos nas unidades prisionais e, em comparação com o mesmo período de 2018, o número de apreensões diminuiu em aproximadamente 29%.

Dentre os equipamentos utilizados para a revista de visitantes e correspondências estão os de raios-x e os escâneres corporais, presentes em todas as unidades prisionais do Estado. A partir da instalação dos escâneres corporais, em 2017, foi possível realizar as revistas em visitantes por meio das imagens geradas pelos equipamentos, identificando possíveis ilícitos como drogas e celulares de maneira rápida e eficiente.

Toda essa tecnologia vem ajudando a coibir a entrada de equipamentos e drogas, atreladas à vigilância constante dos Agentes de Segurança Penitenciária (ASPs) e dos Agentes de Escolta de Vigilância Penitenciária (AEVPs). 

Os visitantes flagrados tentando adentrar com objetos ilegais em unidades prisionais estão sujeitas à suspensão do direito de visitação, independente das medidas penais cabíveis.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo