Aves apreendidas em Hortolândia durante uma operação da Polícia Militar Ambiental estavam mantidas irregularmente em cativeiro e em condições consideradas precárias no Jardim Amanda. A ocorrência foi registrada neste domingo (22) e resultou na apreensão de nove aves, além da aplicação de multa de R$ 30,5 mil ao responsável pelo local.
De acordo com a Polícia Ambiental, a fiscalização começou após uma denúncia sobre possível criação ilegal de pássaros. Ao chegarem ao endereço indicado, os policiais constataram a presença de espécies da fauna silvestre nativa mantidas sem autorização dos órgãos ambientais competentes.
Além da falta de documentação legal, a equipe identificou sinais de maus-tratos. Segundo a corporação, os viveiros apresentavam acúmulo de fezes, recipientes de água sem higiene adequada e, em alguns casos, ausência de alimentação. As condições encontradas motivaram a apreensão dos animais e a aplicação das medidas administrativas previstas para esse tipo de infração ambiental.
Aves apreendidas em Hortolândia estavam em condições inadequadas
Durante a fiscalização no Jardim Amanda, os policiais ambientais verificaram que as aves eram mantidas em ambiente sem as condições necessárias de higiene e cuidado. A situação dos viveiros foi considerada inadequada pela equipe responsável pela ocorrência.
Conforme informado pela Polícia Ambiental, foram apreendidos um papagaio, dois sabiás-laranjeira, duas aves conhecidas como encontro, um pássaro-preto, um coleirinho e dois canários-do-reino. Parte dos animais pertence à fauna silvestre brasileira e estava em cativeiro sem a documentação exigida.
A manutenção de animais silvestres sem autorização é uma irregularidade ambiental. No caso registrado em Hortolândia, a situação foi agravada pelas condições em que as aves foram encontradas, o que levou à caracterização de maus-tratos.
Denúncia levou a fiscalização no Jardim Amanda
A ocorrência teve início a partir de uma denúncia recebida pela Polícia Militar Ambiental. A informação apontava para uma possível criação ilegal de pássaros em um imóvel no Jardim Amanda, um dos bairros mais populosos de Hortolândia.
Durante a vistoria, os policiais constataram que os animais estavam em cativeiro e que não havia autorização ambiental para a manutenção das espécies. A denúncia, portanto, foi confirmada durante a fiscalização.
Casos como esse reforçam a importância da comunicação de irregularidades aos órgãos competentes. No entanto, a apuração e a confirmação das infrações cabem às autoridades responsáveis, como ocorreu nesta operação realizada pela Polícia Ambiental.
Responsável foi multado por maus-tratos e cativeiro irregular
Diante das irregularidades encontradas, a Polícia Ambiental elaborou dois Autos de Infração Ambiental contra o responsável pelo local. As autuações foram aplicadas por maus-tratos a animais silvestres e pela manutenção de espécimes da fauna nativa em cativeiro sem autorização do órgão competente.
O valor total das multas chegou a R$ 30,5 mil. Segundo a corporação, as medidas administrativas foram adotadas com base nas condições observadas durante a fiscalização e na ausência da documentação necessária para manter as aves.
Além da autuação administrativa, o caso será comunicado à autoridade policial. A partir disso, as responsabilidades criminais previstas na legislação de crimes ambientais deverão ser investigadas.
Para onde foram levadas as aves apreendidas?
Após a apreensão, as aves foram encaminhadas para uma instituição especializada em reabilitação de animais silvestres no município de Limeira. No local, elas deverão receber os cuidados necessários após serem retiradas do cativeiro irregular.
A destinação para uma instituição especializada é uma etapa importante após operações desse tipo, especialmente quando há indícios de que os animais foram mantidos em condições inadequadas. O objetivo é garantir atendimento e avaliação adequada às aves apreendidas.
No caso registrado em Hortolândia, a Polícia Ambiental informou que os animais foram retirados do local após a constatação das irregularidades. A sequência da ocorrência envolve tanto os cuidados com as aves quanto a comunicação do caso à autoridade policial.
O que o caso representa para Hortolândia
A apreensão no Jardim Amanda chama atenção para a fiscalização contra a criação ilegal de animais silvestres em áreas urbanas. Em Hortolândia, a ocorrência envolveu espécies mantidas sem autorização e em condições consideradas precárias pelas autoridades.
Para os moradores, o caso também reforça a necessidade de atenção a situações que possam indicar maus-tratos ou manutenção irregular de animais. A atuação da Polícia Ambiental ocorreu após denúncia, o que mostra que informações encaminhadas aos órgãos responsáveis podem dar início a fiscalizações.
A investigação deverá esclarecer as responsabilidades do caso. Até o momento, as medidas confirmadas incluem a apreensão das nove aves, a aplicação de R$ 30,5 mil em multas e o encaminhamento dos animais para reabilitação em Limeira.
FAQ – PERGUNTAS FREQUENTES
Quantas aves foram apreendidas em Hortolândia?
Foram apreendidas nove aves durante a operação da Polícia Militar Ambiental no Jardim Amanda, em Hortolândia.
Quais aves foram encontradas pela Polícia Ambiental?
Entre as aves apreendidas estavam um papagaio, dois sabiás-laranjeira, duas aves conhecidas como encontro, um pássaro-preto, um coleirinho e dois canários-do-reino.
Qual foi o valor da multa aplicada?
O responsável pelo local foi autuado em R$ 30,5 mil por infrações ambientais relacionadas a maus-tratos e manutenção irregular de aves silvestres em cativeiro.
Para onde as aves apreendidas foram levadas?
As aves foram encaminhadas para uma instituição especializada em reabilitação de animais silvestres no município de Limeira.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98









