Connect with us

Policial

Ações integradas da Prefeitura com a Polícia Militar reduzem violência

Publicado

em

Queda mais expressiva foi de 40% em furto de veículos nos três primeiros meses do ano

A Prefeitura trabalha firme para garantir mais segurança à população. Esta é uma das prioridades da atual Administração. O trabalho já dá resultados. A Secretaria de Segurança informa que, nos primeiros três meses deste ano, o índice de criminalidade no munícipio apresentou queda. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, o furto de veículo é a ocorrência que teve maior queda, 40%, em relação ao mesmo período de 2016. Nos três primeiros meses deste ano, foram registrados 87 furtos de veículos. Já no ano passado, foram registrados 147.

Publicidade

“Essa queda é fruto das ações integradas realizadas pela Guarda Municipal com as Polícias Militar e Civil”, destaca o secretário de Segurança, Luís Leite de Camargo. Outro fator, de acordo com o secretário, que também contribuiu para essa queda foi o aumento do efetivo da GM nas ruas. “Conseguimos reorganizar o quadro de funcionários da Guarda e realizar um trabalho de valorização dos patrulheiros para aumentar a presença de guardas nas ruas”, acrescenta o secretário.

Outra ocorrência que teve queda expressiva foi o roubo de veículo, 30%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Nos três primeiros meses deste ano foram registrados 79 roubos de veículo. Em 2016, o número total registrado dessas ocorrências foi 113.

Publicidade

Já nas ocorrências de Roubos – Outros, que incluem roubos de carga e roubos a bancos, houve queda de 18%. Nos três primeiros meses deste ano foram registradas 365 ocorrências, enquanto que no mesmo período de 2016 foram 444 ocorrências. Por fim, a ocorrência com menor queda é de Furtos – Outros, 3%. Nos três primeiros meses deste ano houve 439 furtos. Já no ano passado foram 454 ocorrências.

AÇÕES INTEGRADAS

Publicidade

Ampliar a segurança na cidade é prioridade para o prefeito Angelo Perugini. Para isso, a Prefeitura tem realizado ações integradas de prevenção à violência, com a participação da comunidade.

Uma dessas ações é a Operação Pancadão, realizada pela Guarda Municipal, em parceria com a Polícia Militar. A ação, iniciada em março último, visa coibir ocorrências de som alto em veículos após as 22h, em respeito ao sossego público e em cumprimento às leis do silêncio e do Pancadão, esta última regulamentada recentemente pelo governo estadual.

Outra ação é a retomada da Guarda Comunitária, cujo objetivo é garantir mais segurança à população por meio de ações preventivas e atuação de proximidade da Guarda Municipal junto às comunidades.

Publicidade

Para envolver e estimular a participação da população em questões de segurança, a Prefeitura tem realizado, desde fevereiro, reuniões com comissões de moradores de diferentes bairros e regiões do município.

Nesses encontros, a Prefeitura ouve as demandas, sugestões e reclamações da população. Já foram realizadas reuniões com moradores dos bairros Jardim Terras de Santo Antonio, Jardim Santa Esmeralda, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Jardim Sumarezinho e Jardim Santa Emília.

Publicidade

Confira os dados nas tabelas abaixo:

2016

Publicidade

Janeiro

Fevereiro

Março

Total

Publicidade
 

Roubo Outros

151

Publicidade

132

161

Publicidade

444

 

Roubo de Veículo

Publicidade

35

44

Publicidade

34

113

 

Furto Outros

Publicidade
 

145

152

Publicidade

157

454

 

Furto de Veículo

Publicidade

52

 

43

Publicidade

52

147

Publicidade

2017

 

Janeiro

Publicidade

Fevereiro

Março

Total

 

Roubo Outros

Publicidade

128

Publicidade

88

149

Publicidade

365

 

Roubo de Veículo

24

Publicidade

34

21

Publicidade

79

 

Furto Outros

 

141

Publicidade

142

156

Publicidade

439

 

Furto de Veículo

Publicidade

22

 

31

34

Publicidade

87

Fonte: Secretaria Estadual de Segurança Pública

Publicidade

Policial

Pai e filho são presos com fuzil e pistolas de uso exclusivo das forças policiais

Publicado

em

Por

Pai e filho foram presos em Campinas com fuzil e pistolas de uso exclusivo das forças policiais ontem pelo Baep, na noite de ontem. 

Os dois homens foram presos por porte ilegal de armas e 51.500 reais de procedência duvidosa no Jardim São Marcos, em Campinas, os presos são pai e filho e têm 54 e 25 anos.

Segundo o Baep, o fuzil 556 e as duas pistolas 9 milímetros são de uso restrito das forças policiais. Elas foram localizadas por um cão farejador. 

O  filho é suspeito de um assassinato há dois meses. Já o pai tem antecedentes de porte ilegal de armas e tráfico de drogas.

Publicidade

A ocorrência foi apresentada no primeiro Distrito Policial, onde os dois homens ficaram presos à disposição da justiça.

Continue Lendo

Policial

Homem é preso furtando hidrantes no Shopping

Publicado

em

policial

Na tarde de domingo (26), equipe solicitada via COPOM para atendimento de ocorrência de furto na região central de Hortolândia.

De acordo com o boletim de ocorrências, policiais se deslocaram até o local onde foi feito contato com os reesposáveis, onde informaram que havia detido um indivíduo praticando furto nos hidrantes do Shopping.

O home foi conduzidos ao plantão policial com as 09 peças furtadas dos hidrantes, e permaneceu à disposição da justiça.

Continue Lendo

Policial

Presos três suspeitos de participar de assalto em shopping em Campinas

Publicado

em

Por

Um quarto envolvido na ação criminosa foi baleado, mas morreu

Três criminosos, de 39, 29 e 25 anos, foram presos por participarem do roubo a joalherias de um shopping localizado na Avenida Guilherme Campos, Jardim Santa Genebra, em Campinas. O roubo aconteceu na noite de sábado (25). Os criminosos foram localizados na madrugada de domingo (26), nas cidades de Paulínia e Atibaia. Um quarto suspeito, de 42 anos, morreu.

Os assaltantes chegaram ao centro comercial em, ao menos, três carros – um Jeep Renegade, um HB20s e um Ônix. Eles entraram no shopping e roubaram duas joalherias. Houve troca de tiros com os vigilantes, mas eles conseguiram fugir.

Uma mulher estava no estacionamento do shopping quando foi abordada por dois homens, um deles armado, que a obrigaram a dirigir até Paulínia, onde desembarcaram em um bar no Jardim Amélia. Guardas municipais foram averiguar e encontraram um suspeito – o homem de 39 anos -, que apresentava sinais de nervosismo.

Publicidade

Ele estava com a chave de um HB20s no bolso e, por não saber explicar de qual veículo era, foi levado ao plantão do 1º Distrito Policial de Campinas. Lá, os policiais verificaram que a chave que estava com ele abria um dos carros abandonados pelos criminosos. Ele foi autuado em flagrante por roubo e associação criminosa. O homem permanece à disposição da Justiça.

Paralelamente, em Atibaia, guardas municipais foram acionados para verificar ocorrência de um homem baleado, que foi socorrido à Santa Casa municipal por um casal em Jeep Renegade. Já no hospital, souberam que o homem de 42 anos havia passado por cirurgia, mas morreu.

As pessoas que o acompanhavam, um homem de 29 anos e uma mulher de 25, deram versões conflitantes sobre como o homem havia sido baleado. Em vistoria no carro que estavam, em um compartimento debaixo do banco do passageiro dianteiro, os GCMs encontraram uma pistola suja de sangue. Ambos foram levados à Delegacia de Atibaia, onde foi verificado que o homem morto havia participado do roubo ao centro comercial, em Campinas, e que a dupla também tinha relação com o crime. Ambos foram autuados em flagrante por roubo e associação criminosa e permanecem à disposição da Justiça.

Além do HB20s, um Ônix e o Jeep Renegade foram apreendidos. Os veículos e objetos localizados dentro deles foram encaminhados para exames periciais. Também foi solicitada perícia nas duas joalherias roubadas.

Publicidade

A Delegacia de Investigações Criminais (DIG) de Campinas instaurou inquérito policial para investigar as circunstâncias do roubo, além de identificar e prender os demais envolvidos na ação criminosa.

Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade13 horas atras

Hortolândia é destaque em seminário internacional realizado no MEC, em Brasília

Comissão da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia apresentou, nesta terça-feira (28/06), projeto Escola-Outra, realizado em parceria com a UFSCar...

Nossa Cidade14 horas atras

Procon realiza pesquisa de preços nos postos de combustíveis em Hortolândia

Ação do órgão da Prefeitura acontece após redução do ICMS que deve diminuir preço da gasolina para o consumidor O...

Nossa Cidade15 horas atras

Hortolândia realiza o Arraiá da Economia Solidária, nesta sexta-feira (01/07)

A partir das 17h, Praça “A Poderosa” abrigará festa julina do programa da Prefeitura, que terá comidas e bebidas típicas...

Nossa Cidade15 horas atras

Equipes de Hortolândia estão preparadas para início 64ª edição dos Jogos Regionais

Competição será disputada por atletas do projeto da Prefeitura e começa neste sábado (02/07) Os atletas de alto rendimento do...

Nossa Cidade16 horas atras

Hortolândia retoma programa ambiental “Agenda Verde”

Retomada será realizada no dia 28/07, na Praça do Roxo, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Manter a cidade limpa e...

Nossa Cidade18 horas atras

Estão abertas inscrições para programa “Brasil Mais” que ajuda empreendedores a implantar inovações e aumentar faturamento

Participantes recebem acompanhamento e consultoria gratuitos durante quatro meses  Hortolândia viabiliza outra ação importante para auxiliar empreendedores na retomada de...

Publicidade

Populares