Connect with us

Nossa Região

Você viu o Cometa passando? Confira a dica:

Publicado

em

O Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini está fechado em razão da pandemia, mas o público pode conferir o Cometa Neowise, o queridinho da vez, que tem sido objeto de curiosidade e encantamento. Quem dá a dica é o astrônomo Júlio Lobo, da equipe do Observatório Jean Nicolini, que nos seus 43 anos de atividade mantém viva na memória a imagem de Cometas emblemáticos, como o Austin, o Halley, o Encke, o Hale Bopp e o Hyakutake, e agora, o Neowise.

“O Cometa, que estava visível apenas para habitantes dos países do Norte, finalmente vai aparecer aqui no Brasil. Para facilitar a observação, estou indicando dois aplicativos que vocês podem baixar em seus celulares para saberem onde e qual o melhor dia e horário para visualizar o Neowise, dependendo de onde estão: o Comet Book e o Sky Safari Astronomy App, ambos disponíveis para Android e iOS”.

Segundo Lobo, será possível observar o Neowise a partir de hoje, sexta-feira, em algumas regiões do Sudeste, já que nos céus do Norte e no Nordeste ele já é observado. “Importante saberem que teremos uma janela de observação até o dia 30 de julho. Depois a forte luz do luar começará a atrapalhar a visualização”, argumenta.

Lobo recomenda a observação em local com o horizonte Noroeste limpo para uma boa visualização. Além disso, indica o uso de binóculo até o dia 30 de julho – “depois disso, é mais indicado a utilização de telescópios com no mínimo 150mm de abertura para observar o Neowise”, diz.

O astrônomo ainda avisa: “Não esperem ter a mesma impressão que foi observada no Hemisfério Norte, já que lá foi visto em melhores condições: a altura em relação ao horizonte e o fato de que antes ele estava se aproximando do Sol (agora está se afastando).

Lembrem-se que vocês vão ver um objeto com bilhões de anos e que vai retornar novamente só daqui a 6.800 anos”, arremata emocionado. E mais: certifiquem-se de procurar locais seguros e sem aglomeração.

Nossa Região

Em parceria com OAB, CR de Sumaré inaugura Sala de Apoio para Advogados

Publicado

em

O Centro de Ressocialização de Sumaré inaugurou na manhã desta quinta-feira, 23, a Sala de Apoio para Advogados – um espaço com mesa, assentos confortáveis, computador e impressora – para melhor receber o profissional de Direito.

A solenidade aconteceu respeitando todas as medidas contra o coronavírus, contando apenas com a presença de alguns advogados e dos servidores da unidade prisional. Após o descerramento da placa, o Presidente da OAB – Subseção de Sumaré, Vanderlei César Corniani falou sobre a importância de manter um espaço para os profissionais que atendem aos custodiados da unidade prisional.

“Ter um ambiente adequado para os atendimentos dos profissionais é importante para que estes tenham um melhor desempenho no desenvolvimento de suas atividades”.

As tratativas para criação do local começaram a ocorrer em junho, em parceria com a OAB, quando Corniani e o Presidente da Comissão de Relações Públicas da Ordem, Fábio Pinto Bastidas estiveram no CR. Atualmente, a unidade conta com 10 advogados que conseguem realizar cerca de 20 atendimentos por semana.

Para o diretor do Centro de Ressocialização, Dalber Possato, a parceria contribui para estreitar os laços entre o sistema prisional e a Ordem, além de ampliar o processo de ressocialização proposto pela SAP.

A cerimônia teve a participação de Corniani; de Bastidas; do Vice-Presidente da OAB/SP Subseção de Sumaré, Maurílio de Barros; da Secretária Geral Adjunta da OAB/SP Subseção Sumaré, Eliana Regina Cordeiro Bastidas; e das advogadas Maria de Nazaré Abreu de Moura e Neusa Ruana Netto Corniani.

*Por Amanda de Oliveira

Continue Lendo

Nossa Região

Shopping Dom Pedro distribui 500 mudas de ipês

Publicado

em

O Parque D. Pedro Shopping, administrado pela Aliansce Sonae, realizou a entrega de 500 mudas de ipês nesta terça-feira, 21, Dia da Árvore. Os clientes puderam retirar gratuitamente a semente, com vaso, terra e pá para plantio, na Praça BeGreen, na Entrada das Árvores.

“O Parque D. Pedro Shopping tem como um de seus pilares estratégicos a sustentabilidade, promovendo sempre iniciativas sustentáveis e que incentivem boas práticas. Com a chegada da Praça BeGreen no começo deste mês, intensificamos ainda mais nosso compromisso com o meio ambiente e, por isso, realizamos a entrega dessas mudas, destacando a conscientização sobre a data e gerando senso de responsabilidade socioambiental na região por meio do plantio da espécie”, explica o superintendente Marcelo Zaffalon. A fazenda BeGreen ocupa um espaço de 1,3 mil metros quadrados para o cultivo mensal de 2,2 toneladas – ou mais de 30 mil pés – de hortaliças livres de agrotóxicos e com economia de 90% de água na produção.

Praça BeGreen ganha programação infantil
Durante todo o mês de setembro, a área de eventos do BeGreen conta com aulas, todas as quintas-feiras, a partir das 18h30, ministradas pelo Chef Helton Pereira. Elas são focadas em culinária saudável e sustentável. No dia 23, o chef ensina receitas de antepastos veganos e, no dia 30, uma receita de risoto da saúde.

Já em outubro, o espaço contará com oficinas infantis de montagem de terrários, culinária, reciclagem e scrapbook. Além disso, no dia 10, será realizado o show “Eu vou fazer um som”, do Grupo Encantoré. No dia 17 será a vez do show do Jacarélvis e Amigos. O Grupo Encantoré ainda retorna com dois shows “Gira-Gira” e “O que você vai ser quando crescer”. O Parque D. Pedro Shopping ressalta que toda a programação, assim como o centro de compras, conta com medidas sanitárias, como medição de temperatura, disponibilização de álcool gel e espaçamento entre clientes. Confira a programação completa: Shows Musicais | Praça BeGreen (pracabegreen.com.br

Continue Lendo

Nossa Região

Após dias quentes, frente fria deve chegar na região

Publicado

em

Após registrar o dia mais quente do ano, registrado na última segunda-feira (20) com temperatura de 38,5ºC, na região terão ventos e a chegada de uma frente fria que derrubará bruscamente as temperaturas entre quarta e quinta-feira.

Segundo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), no final do dia desta terça-feira (21) são esperadas rajadas de ventos, que podem superar os 80 km/h e causar alguns danos, sobretudo em árvores e edificações mais fragilizadas. Essa condição de vento persiste até a manhã de quinta-feira. Apesar da baixa probabilidade, há possibilidade de pancadas isoladas de chuva, sem indicativos de temporais.  

A previsão para a quarta-feira é de bastante nebulosidade no período da manhã, ventos intensos, temperaturas amenas e baixa amplitude térmica, com mínima prevista em 15°C e máxima em 24°C.  

Ainda de acordo com o Cepagri, na virada de quarta para quinta-feira é esperado mais um declínio nas temperaturas e a quinta-feira deve amanhecer com temperaturas em torno de 12°C.

Entretanto, uma grande amplitude térmica é esperada e a máxima fica em torno de 29°C.   Para o final de semana, são esperadas chuvas, mas sem grandes volumes.

Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares