A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) registrou um aumento na proporção de alunos provenientes de escolas públicas matriculados em 2024, marcando o segundo ano consecutivo de crescimento. Segundo dados da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), 50,8% dos ingressantes vieram do ensino médio público, representando um ligeiro aumento em relação ao ano anterior, que teve 50,1%.
Este crescimento é parte de uma tendência observada desde 2019, quando 47,9% dos matriculados eram do ensino público. A Unicamp adotou diversas medidas para aumentar a inclusão social, incluindo a reformulação das provas e a introdução de novas modalidades de ingresso, como o Provão Paulista.
José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest, destaca que essas políticas são essenciais para corrigir desigualdades entre estudantes de escolas públicas e privadas. Além disso, houve um aumento no percentual de estudantes pretos e pardos, que subiu de 30% em 2023 para 30,5% em 2024.
A Comvest também lançou o projeto Cria Unicamp, destinado a preparar estudantes do ensino médio para o ingresso universitário. Em 2023, o projeto atendeu 1.310 alunos, e 112 dos participantes foram aprovados no vestibular de 2024, dos quais 42% eram de escolas públicas.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98