Connect with us

Nossa Região

Torta azul e doce de minhoca são atrações na Expoflora

Os chefs e confeiteiros de Holambra estão sempre surpreendendo os visitantes da Expoflora a explorar os sabores. Além das novidades em confeitaria, pratos da tradicional culinária holandesa são oferecidos pelos restaurantes durante o evento para atender os mais exigentes paladares

Criar e recriar receitas, dar forma e sabores para serem atrativos aos olhos e agradáveis ao paladar. Uma missão nada fácil para os chefs e confeiteiros de Holambra que, anualmente, recebem a instigante tarefa de preparar sempre uma novidade para oferecer aos mais de 300 mil turistas que visitam a Expoflora. Por mais desafiadora que seja a missão, eles se superam e apresentam, em 2013, duas deliciosas sobremesas. A 32ª Expoflora conta com os patrocínios da Ypê, Chopp Kremer e Banco do Brasil, e com o apoio da Ultragaz e Prefeitura Municipal da Estância Turística de Holambra.

Anuncio

A Tortinha de Blueberry, preparada com a fruta que leva esse nome, será apresentada acompanhada de uma flor, a Rosa Blueberry, batizada com esse nome devido à semelhança de sua cor com a da fruta. O doce é feito de uma massa assada com recheio de geleia de blueberry. Descrever o formato do doce é tarefa fácil. Difícil, também, é explicar o sabor suave e marcante da fruta, típica dos países europeus, bem perceptível na geleia. A rosa é um brinde que a confeitaria Zoet en Zout oferecerá em uma linda embalagem, junto com o doce, graças a uma parceria com o produtor Adriano Van Rooijen. A promoção é válida apenas durante a Expoflora 2013.

kit blueberry

Outra novidade culinária fará a alegria das crianças e despertará o lado infantil dos adultos. Depois do sucesso da sobremesa Vaso de Alstroeméria, no ano passado, dos canteiros do Restaurante Casa Bela surgem esse ano também o Vaso de Áster e o Docinho de Minhoca. As minhoquinhas de goma são servidas num vaso de barro, adubado com uma mistura de chocolate e mousse de maracujá, cobertos com uma fina camada de farelo de biscoito.

Advertisement

Speculaaswafel

Um speculaaswafel (Oma Beppie) é uma mistura das duas bolachas mais famosas na Holanda: speculaas e a stroopwafel. Speculaas é feito com varias especarias e a lenda disse que no século 17, quando os holandeses navegaram para a Índia Oriental, um navio voltando para Holanda enfrentou uma tempestade e quando chegou em Amsterdam as especarias que carregava tinham se misturado. Ninguém sabia o que fazer com essa mistura, até que um padeiro teve a ideia de fazer uma bolacha. Assim nasceu o speculaas, uma bolacha muito apreciada pelos holandeses.

Stroopwafel é uma bolacha cada vez mais conhecida no Brasil. São duas metades recheadas com caramelo no meio. Hoje em dia já existem outros sabores além do original, mas o speculaaswafel é uma novidade no Brasil. O mais importante da bolacha é o recheio e cada padeiro guarda esse segredo a sete chaves. A proporção certa dos ingredientes define a melhor viscosidade do recheio e com isso a qualidade da bolacha. A receita é adaptada conforme as condições climáticas, para evitar que fique muito duro no inverno e muito mole no verão.

Até 1870 o stroopwafel era um produto somente feito na cidade de Gouda, mas a partir daí começou a conquistar a região e em seguida o resto da Holanda. Hoje em dia, o stroopwafel se encontra em quase todo o mundo, quer seja importado da Holanda ou de fabricação local. A Oma Beppie continua essa história no Brasil. O nome é em homenagem a avó holandesa Elizabeth, carinhosamente chamada de Oma (avó) Beppie, que fazia artesanalmente os stroopwafels em sua casa, para comer em família aos domingos.

Advertisement

Exclusividades de Holambra

Muitos dos pratos e doces holandeses os brasileiros encontram somente em Holambra, antiga colônia holandesa, hoje um município com 11 mil habitantes localizado a 140 km de São Paulo, na região de Campinas. Os poffertjes (fofinhos), por exemplo, são irresistíveis. Originário da França, mas totalmente incorporado à cultura holandesa, o doce é uma espécie de panquequinha que pode ser feita com muitos acompanhamentos, sendo os mais procurados o com manteiga e açúcar (tradicional) e o com morango e chantilly. Esses docinhos são vendidos apenas em um quiosque do Casa Bela Restaurante. Outro, é o stroopwafel (waffles com caramelos), que pode ser encontrado na Oma Beppie e nas confeitarias Martin Holandesa e Zoet en Zout

Tem também a batata no cone (da Martin Holandesa) que faz parte do dia a dia dos holandeses e estará disponível em diversos pontos no recinto em modernos quiosques, com molhos de mostarda, roseé, catchup e amendoim.

O pannekoek (fala-se panecuque), que está para os holandeses assim como a pizza para os brasileiros, ganha um novo recheio este ano. O prato é uma espécie de panqueca aberta com recheio incorporado à massa e gratinada com queijo gouda. A Martim Holandesa criou até um Pannenkoek huis no recinto da Expoflora, onde o visitante pode escolher entre diversos sabores doces ou salgados de pannekoek.

Advertisement

A viagem pelos sabores da Holanda ganha a companhia do StampotWortel SpareRibs met Appelmoes (costelinha com batido de cenoura e purê de maçã), prato criado nos tempos da Guerra dos 80 anos, há quase meio milênio, e preparado em diversos lares holandeses até os dias atuais.

Receitas dos novos doces

torta azul

Tortinha de Blueberry (Torta azul) – Confeitaria Zoet en Zout

Ingredientes

Advertisement

100g Açúcar
200g Manteiga
300g Farinha
Raspas de Limão
Marzipã
Geleia de Blueberry

Modo de Preparo
Junte a farinha, manteiga, açúcar e as raspas de limão em um recipiente e amasse até formar uma massa homogênea. Cubra com plástico e guarde na geladeira para descansar.

Unte forminhas de aproximadamente 8 centímetros de diâmetro. Abra a massa já descansada e forre o fundo e lateral das forminhas.

Recheie as forminhas com o marzipã e depois com a geleia de blueberry. Asse em forno pré-aquecido a uma temperatura de aproximadamente 160°C por 30 minutos.

Advertisement

Espere esfriar, tire da forma e sirva.

doce de minhocas

Doce de Minhoca

Ingredientes:
Recheio de chocolate
1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de manteiga
1 lata de creme de leite

Mousse de maracujá:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 lata de suco de maracujá concentrado

Advertisement

Base:
3 ovos
2 xícaras de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
1/2 xícara de leite
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento químico
1 1/2 xícara de leite de coco
1 1/2 xícara de coco ralado

Para finalizar, biscoito de chocolate picado

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes do recheio de chocolate na panela, exceto o creme de leite, e misture bem. Deixe em fogo baixo por 10 minutos ou até que solte do fundo da panela.
Mexa sempre com a ajuda de uma colher de pau. Adicione, então, o creme de leite e deixe esfriar um pouco. Reserve

Advertisement

Mousse:
Bata todos os ingredientes no liquidificador por cerca de 4 minutos e reserve.

Base:
Numa tigela, bata os ovos, o leite, a manteiga e o açúcar até que fique homogêneo. Acrescente o coco ralado, já hidratado no leite de coco, a farinha de trigo e misture bem. Coloque o fermento e misture. Coloque em uma fôrma já untada e enfarinhada e leve ao forno por 30 minutos a 180ºC.
Deixe esfriar.

Montagem:
Com ajuda de um cortador redondo, corte um pedaço da base de coco e coloque no fundo do cachepot limpo.
Coloque o recheio de chocolate até atingir 2/3 do vaso.
Acrescente o mousse de maracujá e finalize com biscoito picado.
Para decorar coloque as minhocas de goma como se estivessem saindo de dentro do pote.

Serviço

Advertisement

O quê: 32ª Expoflora
Quando: de 30 de agosto a 29 de setembro, de sexta-feira a domingo, das 9h às 19h
Onde: Pavilhão da Expoflora, em Holambra, na SP-340, (Rodovia Campinas-Mogi Mirim), na saída 140
Ingressos: R$ 32 na bilheteria
Estacionamento: R$ 25
Informações para o público: (19) 3802-1421


Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Região

Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

trem intercidades

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela Justiça, ontem (23). Essa decisão se dá por conta de uma solicitação da STEFSP (Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Ferroviárias de São Paulo) e, em contrapartida, o governo estadual pretende recorrer da decisão.

Tal episódio foi determinado pela juíza Simone Gomes Rodrigues Casoretti, da 9ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo, que avaliou que a Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) não se pronunciou quanto ao processo sobre o cancelamento do leilão, realizado em fevereiro.

Anuncio

Quem havia saído vencedor no leilão, era o Consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos. Por outro lado, o sindicato alegou que a assinatura do contrato antes da análise do mérito poderia comprometer o julgamento.

A juíza afirmou que: “Para evitar a ineficácia da medida, pois com a assinatura o mandado de segurança perde o objeto, determino a suspensão da assinatura do contrato até que as informações sejam prestadas e o mérito possa ser analisado”.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Região

Praça de 7 mil metros quadrados vai ser inaugurada em Hortolândia

Praça da Cidadania

Nesta quinta-feira, dia 25 de abril, um sonho se torna realidade para os moradores de Hortolândia. A Prefeitura entrega a tão aguardada Praça da Cidadania, um projeto que visa promover inclusão social, atividades esportivas, lazer e qualificação profissional para a população da região.

O Programa Praça da Cidadania: Iniciado pelo Governo do Estado de São Paulo através do Fundo Social, o Programa Praça da Cidadania tem como objetivo criar espaços públicos que promovam a inclusão social e profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade. Além de Hortolândia, o projeto já está presente em outras cidades do estado.

Anuncio

A Conquista de Hortolândia: A jornada para trazer a Praça da Cidadania para Hortolândia começou em 2021, quando a presidente do Fundo Social local visitou unidades semelhantes em outras cidades. Após articulações e negociações, as obras finalmente foram autorizadas em abril de 2022.

A Importância do Espaço: A Praça da Cidadania de Hortolândia será a primeira no interior do estado e oferecerá uma ampla gama de atividades. Com uma área de 7 mil metros quadrados, o espaço conta com quadras esportivas, pista de skate, parque infantil, academia ao ar livre, além de uma Escola de Qualificação Profissional.

Advertisement

Palavras da Presidente do Fundo Social: Maria dos Anjos, presidente do Fundo Social de Hortolândia, celebra a inauguração como um marco para a cidade. Ela destaca o esforço da comunidade e a importância do espaço para o desenvolvimento local.

A Praça da Cidadania de Hortolândia é mais do que um espaço público; é um símbolo de inclusão, desenvolvimento e oportunidade para toda a comunidade. Sua inauguração representa um passo significativo na busca por um futuro mais próspero e igualitário para todos os moradores da região.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Região

Prêmio da Mega-Sena 2716 acumula em R$6 milhões. Sumaré leva 58 mil reais

Mega-Sena

O suspense estava no ar enquanto os jogadores aguardavam ansiosamente o resultado do sorteio da Mega-Sena 2716, e a expectativa se tornou realidade: nenhuma combinação vitoriosa das seis dezenas foi encontrada. O prêmio robusto de R$ 2.587.516,86 milhões permaneceu intacto para o próximo sorteio, deixando os participantes ávidos por uma chance de conquistá-lo.

Realizado em São Paulo (SP) nesta terça-feira (23), os números sorteados foram: 05 – 20 – 27 – 28 – 48 – 49. Uma série de 24 apostas, incluindo uma de Sumaré, ficaram a apenas uma dezena de distância da glória, acertando cinco números. Cada uma dessas apostas será recompensada com um prêmio considerável de R$ 58.527,17, uma quantia que certamente fará a diferença na vida dos felizardos.

Anuncio

Além disso, 1.750 sortudos conseguiram acertar quatro números, garantindo para si o prêmio de R$ 1.146,65 cada. Embora não tenham alcançado o tão desejado jackpot, esses ganhadores ainda têm motivos para comemorar.

Com o prêmio acumulado alcançando a marca impressionante de R$ 6 milhões, o próximo sorteio, agendado para quinta-feira (25), promete trazer ainda mais emoção e expectativa para os apostadores de todo o país. Será que a próxima vez será a sorte de alguém? Só o tempo dirá.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

Modernização no Campo do Rosolém Modernização no Campo do Rosolém
Nossa Cidade3 horas ago

Modernização no Campo do Rosolém para receber jogos do futebol amador da cidade

A modernização no Campo do Rosolém, que é o principal palco do futebol amador em Hortolândia, proporcionará uma nova aparência...

Parque Linear do Perón Parque Linear do Perón
Nossa Cidade5 horas ago

Parque Linear do Perón já tem previsão para ser entregue: confira

Hortolândia se prepara para receber uma nova área de convivência, lazer e prática esportiva, em meio à natureza. Trata-se do...

vacinação contra Dengue vacinação contra Dengue
Nossa Cidade6 horas ago

Saiba quais UBSs realizarão vacinação contra Dengue em Hortolândia no próximo sábado (27)

Neste sábado (27), Hortolândia realiza mais um dia de vacinação contra Dengue, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de...

trem intercidades trem intercidades
Nossa Região6 horas ago

Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela...

Jardim Nossa Senhora Auxiliadora Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Policial11 horas ago

Operação policial no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora apreende drogas e leva menor de idade para a delegacia

Na manhã da última segunda-feira (22), uma operação policial foi realizada no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, em Hortolândia, para coibir...

Jd. Santa Emília Jd. Santa Emília
Policial11 horas ago

Suspeito de tráfico de drogas tenta fugir da polícia, mas é detido no Jd. Santa Emília, em Hortolândia

Na madrugada de hoje (24), uma equipe policial seguia em patrulhamento pelo bairro Jd. Santa Emília, em Hortolândia, quando avistaram...

Praça da Cidadania Praça da Cidadania
Nossa Região11 horas ago

Praça de 7 mil metros quadrados vai ser inaugurada em Hortolândia

Nesta quinta-feira, dia 25 de abril, um sonho se torna realidade para os moradores de Hortolândia. A Prefeitura entrega a...

Advertisement
cinema

Populares