Nossa Região

Sumaré mantém sede da Honda Automóveis do Brasil, Honda South America

A cidade de Sumaré manterá a sede da Honda Automóveis do Brasil, Honda South America, mesmo com a entrada em operação da nova unidade em Itirapina (SP). Na cidade, a unidade se consolidará como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de automóveis, estratégia e gestão dos negócios da multinacional japonesa. Desde 1997, quando a montadora iniciou a sua produção no Brasil, com o modelo Civic, já foram produzidos mais de um milhão e oitocentos mil veículos na fábrica de Sumaré. A empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento.

Segundo o informe divulgado pela Honda Automóveis, em Sumaré permanecerão atividades que receberam investimentos recentes:  produção do conjunto motor, incluindo Fundição e Usinagem; Injeção Plástica; Engenharia da Qualidade; Planejamento Industrial e Logística. A unidade também mantém a sede administrativa da Honda South America, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis, a Divisão de Peças e o Centro de Treinamento Técnico para concessionárias.

Anuncio


Em comunicado divulgado à imprensa, a montadora Honda Automóveis do Brasil informou que, a partir desse mês e de maneira gradual, os modelos de automóveis fabricados no país passarão também a ser produzidos na nova planta, conforme o plano de reestruturação anunciado em abril do ano passado. A conclusão dessa transferência está prevista para 2021.

A recuperação econômica do município, nos últimos dois anos, e a ação firme do prefeito Luiz Dalben contribuíram para que a multinacional Honda Automóveis do Brasil decidisse manter sua sede em Sumaré, garantindo inúmeros postos de trabalho e evitando uma queda maior nos indicadores de arrecadação.

“A Prefeitura de Sumaré continuará sendo parceira da Honda Automóveis, bem como das demais empresas que aqui quiserem se instalar ou ampliar suas atividades, por meio de uma política sólida de incentivo ao desenvolvimento econômico e de geração de empregos”, destaca o prefeito Luiz Dalben. “Nesses dois anos de mandato, com respeito ao dinheiro público e muita criatividade, conseguimos colocar a casa em ordem e agora Sumaré está pronta para um novo ciclo de crescimento e desenvolvimento”, completa.

Para o prefeito, a melhora recente nos indicadores socioeconômicos se reflete no aumento do interesse de empresas nacionais e multinacionais. Com um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 6,7 bilhões, o município já figura entre os 70 maiores do Brasil. A cidade tem o segundo melhor potencial de consumo da Região Metropolitana de Campinas e o 25º no Estado de São Paulo.

Em 2017, a revista britânica FDI Magazine colocou Sumaré em 10º lugar entre as cidades mais promissoras das Américas para atrair investimentos estrangeiros. Além disso, Sumaré conta com localização privilegiada, próxima ao Aeroporto Internacional de Viracopos, das rodovias Bandeirantes e Anhanguera, das principais universidades e polos tecnológicos.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo