Connect with us

Nossa Região

Secretaria Habitação assina convênio para construção de 28 moradias do Programa Vida Longa em Americana

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Habitação assina nesta quinta-feira, 16 de dezembro, em Americana, convênio para a construção de 28 unidades habitacionais do Programa Vida Longa. As moradias são destinadas a idosos que vivem sozinhos, em situação de vulnerabilidade social. A cerimônia acontecerá às 17 horas, na sede da Prefeitura, e contará com a presença do secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary.

Lançado em outubro de 2019, o Programa Vida Longa integra a política habitacional do Estado e tem o caráter protetivo. Com investimento previsto é de R﹩ 4,8 milhões, o condomínio em Americana terá 28 unidades habitacionais, com cozinha, sala de estar e dormitório conjugados, banheiro e área de serviço. Os imóveis são projetados segundo parâmetros de acessibilidade do Desenho Universal, que estabelecem um conceito arquitetônico adaptável para permitir facilidade no uso da moradia por qualquer indivíduo com dificuldade de locomoção, temporária ou permanente.

Itens de segurança e acessibilidade constam no projeto, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, alarmes de emergência sonoros e luminosos, piso antiderrapante, entre outros. Recursos de acessibilidade também serão instalados nas áreas comuns para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso.

O Programa Vida Longa traz um conceito que busca agregar expressivo valor a todo o processo de socialização dos moradores. Por isso, os residenciais foram projetados para ter espaços comuns de convivência e lazer, com salão com refeitório e área para assistir televisão, área externa com churrasqueira e forno à lenha, aparelhos para atividade física, bancos de jardim, horta elevada e paisagismo.

Pessoas com 60 anos ou mais, preferencialmente sós e com vínculos familiares fragilizados, são o público alvo do programa. Os idosos devem ter renda de até dois salários mínimos, residir há pelo menos dois anos no município, além de terem autonomia para realizar tarefas diárias.

O Vida Longa é uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Habitação, a CDHU e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, articulada com os municípios paulistas interessados. As cidades participantes são responsáveis pela indicação dos beneficiários potenciais, pela doação de terrenos para a construção dos imóveis e pelas gestão e manutenção do empreendimento após a conclusão das obras. O investimento é a fundo perdido e o morador não paga taxa de ocupação, nem contas de água e luz.

Serviço

Evento: Assinatura de convênio do Programa Vida Longa
Data: 16 de dezembro de 2021
Horário: 17h45
Endereço: Prefeitura de Americana, Avenida Brasile, nº 85, Centro

Nossa Região

Valinhos cancela Festa do Figo e Expogoiaba 2022

Publicado

em

figo

A prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, anunciou na tarde desta sexta-feira, dia 14, novas medidas protetivas para o enfrentamento à Covid-19 na cidade. Após reunião com o Comitê Municipal de enfrentamento à Covid, que é formado por representantes da sociedade, incluindo empresários e comerciantes, além de profissionais da Saúde da Prefeitura e Santa Casa, diretores de escolas, advogados, produtores rurais, representantes de entidades religiosas e secretários municipais, e sustentado nas orientações técnicas da área da Saúde, a prefeita Capitã Lucimara anunciou o cancelamento da edição deste ano da Festa do Figo e Expogoiaba, assim como já havia sido anunciado no ano passado em relação ao Carnaval na cidade, e também estabeleceu uma medida mais restritiva do que o Estado, com limitação de 50% do público em eventos esportivos, culturais, shows e festas na cidade, sempre com a obrigatoriedade do uso de máscaras e distanciamento.

Também estão cancelados todos os eventos organizados pela Prefeitura até o final do mês, incluindo aqueles já divulgados para este final de semana. Ainda, a prefeita anunciou a orientação para o Teletrabalho para áreas administrativas, tanto no setor público como privado, em situações que não interfiram no andamento das atividades das empresas.

Pessoas obesas, idosas e imunossuprimidas são orientadas a evitarem circular em espaços públicos, bem como os não vacinados também. O retorno presencial dos alunos está mantido, bem como a obrigatoriedade do uso de máscaras, a importância da higienização das mãos e evitar sempre aglomerações.

“Desde o final do ano passado, já nos preparamos para este novo crescimento que se projetava na Europa e, certamente, chegaria ao Brasil. Então, com este planejamento, iniciamos 2022 já preparados para este momento, com todos os investimentos e ações necessárias para cuidar da Saúde dos valinhenses. O momento é de atenção, sim, e por isto estas medidas são necessárias. Vamos continuar o monitoramento, dia a dia, e se necessário apresentaremos novas ações, sempre com foco em cuidar da Saúde”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Estas ações foram necessárias na cidade pelo contexto em que a nova fase da Pandemia tem atingido, praticamente, todas as cidades do mundo, incluindo o Brasil e o Estado de São Paulo. Com os casos registrados no início do ano, Valinhos já tem, neste Janeiro de 2022, a maior média diária de novos casos confirmados de Covid desde o início da Pandemia. São 77 casos em média, diariamente, neste início de ano, contra 64 registrados em março do ano passado, período em que a cidade passou pela 2ª onda, a mais forte registrada da Pandemia de Covid em Valinhos.

Ainda, dia a dia, é alto o número de pacientes atendidos com sintomas respiratórios, por conta da Covid e Influenza, na unidade específica para este tipo de atendimento em Valinhos, no CEV1 – Centro de Especialidades de Valinhos, localizado na Avenida dos Esportes. Enquanto dezembro a média era de 60 pessoas atendidas por dia, nesta 2ª semana de Janeiro a média está em 330 pessoas atendidas por dia. Para isso, a Prefeitura ampliou em 200% o número de profissionais de Saúde e em 100% o número de médicos para atendimentos.

O secretário de Saúde, dr Gabriel Signorelli, ressalta que, embora altamente transmissível, a maior até hoje registrada, felizmente, a maioria dos casos são leves e os dados dos 2 hospitais da cidade apresentam pequeno aumento no número de internações em leitos de UTI e Enfermaria mas muito abaixo do registrado em março do ano passado. “Enquanto nesta sexta 29 pacientes encontra-se nos leitos dos 2 hospitais com sintomas gripais, em março do ano passado este número chegou a 139. Porém, em novembro e dezembro, dados divulgados pela Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Valinhos apontavam entre 8 e 9 internados e, assim, este aumento também é um fator de atenção para estas medidas anunciadas”, completou o secretário.

A procura por vacinação contra a Covid na cidade, neste início de Janeiro, chega a ser 100% superior ao registrado em Dezembro. A cidade tem, hoje, 99% dos jovens e adultos (acima de 12 anos) com ao menos uma dose e 93% com duas doses. Ainda, 36% dos vacinados com duas doses já foram aplicar a dose de reforço, também conhecida como 3ª dose. De 17 a 22 de dezembro, 2.521 doses de vacinas foram aplicadas e de 7 a 12 de janeiro foram 5.071, 101% a mais. A cidade, no total, já ultrapassa a marca de 240 mil doses aplicadas.    

A Prefeitura de Valinhos, por meio da secretaria de Saúde, deve receber neste final de semana, pelo Estado, as orientações e doses das vacinas contra a Covid-19 para serem aplicadas nas crianças, entre 5 a 11 anos. Tão logo receba estas orientações, a Prefeitura irá divulgar como será o processo de vacinação de crianças na cidade, que será iniciado na 2ª feira.

Resumo das ações anunciadas

  1. Cancelamento de todos os eventos organizados pela Prefeitura de Valinhos até o final de Janeiro.
  2. Cancelamento da Festa do Figo e Expogoiaba, que seria realizada em março deste ano.
  3. Limitação de 50% da presença de público em shows, eventos e festas na cidade, mantendo a obrigatoriedade do uso de máscaras e distanciamento.
  4. Orientação ao Teletrabalho para os setores administrativos.
  5. Pessoas obesas, idosas e imunossuprimidas são orientadas a evitarem circular em espaços públicos, bem como os não vacinados também.
Continue Lendo

Nossa Região

Campinas abre agendamento para vacinação contra covid-19 de crianças

Publicado

em

Por

vacina

Doses começam a ser aplicadas nesta 3ª em crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência; indígenas e quilombolas

A Secretaria de Saúde abre nesta segunda-feira, 17 de janeiro, às 17h, o agendamento para a vacinação contra covid-19 de pessoas de 5 a 11 anos. Serão disponibilizadas 5 mil vagas a partir de terça-feira, dia 18, para crianças desta faixa etária com comorbidades ou deficiência permanente, além de indígenas e quilombolas, que serão vacinadas com o imunizante pediátrico da Pfizer.

O agendamento deve ser feito no site vacina.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 160. Pessoas que tiverem dificuldade devem procurar o centro de saúde mais próximo.

Os documentos necessários para que a criança receba a dose serão disponibilizados a partir das 15h de hoje no vacina.campinas.sp.gov.br.

Campinas tem 112.275 pessoas com idade entre 5 e 11 anos. Os próximos grupos contemplados serão divulgados em breve.

Continue Lendo

Nossa Região

Halo solar é visto no céu da RMC

Publicado

em

Um halo solar foi visto no céu da região metropolitana de Campinas neste sábado (15) e chamou atenção dos moradores.

O arco-íris em círculo em volta do sol foi visto em diferentes pontos da região. Segundo meteorologistas, o fenômeno ocorre quando a luz do sol ultrapassa cristais de gelo ao passar pela atmosfera.

O halo solar pode ocorrer em qualquer época do ano, desde que haja as condições meteorológicas necessárias.

Ainda conforme especialistas na área, geralmente o halo solar ocorre devido a chuvas com nuvens altas com cristais de gelo finos, que foma essa espécie de película.

por Walter Barros

Continue Lendo

Noticias

Amazon

Populares