21 de junho de 2024
Nossa Região

Primeiro cinema sustentável do Brasil chega a Sumaré

cinesolar

Com entrada gratuita, primeiro cinema solar do Brasil conta com o apoio do Instituto CPFL

cinesolar

cine-solar

Sumaré é uma das cidades escolhidas para receber o CINESOLAR, primeiro cinema móvel do Brasil que utiliza energia solar para exibir filmes. O projeto, patrocinado pelo Grupo CPFL Energia, conta com o apoio do Instituto CPFL e integra a programação do Circuito de Arte e Cultura CPFL. Na quinta-feira, dia 07, acontecerá a exibição gratuita e ao ar livre de “O Palhaço”, às 19h, na Praça Wanderson Salvador Farias, localizada no Jardim Ipiranga.
“O CINESOLAR é a primeira iniciativa de cinema itinerante que funciona por meio de energia renovável, alinhado com a sustentabilidade do Grupo CPFL, e até dezembro deste ano, serão 47 apresentações gratuitas de curtas e longas-metragens brasileiros para várias cidades paulistas da área de concessão das distribuidoras da empresa.”, destaca Augusto Rodrigues, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da CPFL Energia.
Além de ser capaz de gerar a energia para projetar os filmes, o CINESOLAR leva toda a estrutura necessária para realizar as sessões de cinema, desde telão até cadeiras para o público. O projeto exibirá um filme diferente a cada mês. Para agosto, a produção escolhida é “O Palhaço”, dirigida e estrelada pelo ator Selton Mello.
“Buscamos sensibilizar as pessoas para as questões relacionadas à arte e, principalmente, à sustentabilidade. Procuramos levar estes conceitos para diversos lugares e apresentar o CINESOLAR como uma proposta prática de ação sustentável e de democratização do acesso à cultura.”, diz Cynthia Alario, diretora da Brazucah Produções, responsável pela iniciativa.

Serviço:
Projeto CINESOLAR em Sumaré
Data e horário: quinta-feira (dia 7 de agosto), às 19h
Local: Praça Wanderson Salvador Farias – Jardim Ipiranga (próxima à Rua Karen Larissa de Oliveira – região da área cura)
Entrada: gratuita

Sobre o filme “O Palhaço” (90 min) – Direção: Selton Mello
Benjamim (Selton Mello) trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar (Paulo José). Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e assim, volta e meia, pensa em abandonar o emprego e a trupe circense. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho por conta própria. (Classificação de 10 anos)

Sobre o Instituto CPFL
Gravado em Campinas, na sede do Instituto CPFL Cultura, o Café Filosófico CPFL é uma série de encontros com especialistas de diversas áreas para o debate sobre os anseios e angústias dos indivíduos na sociedade contemporânea: seus afetos, comportamentos, ansiedades nas relações, expressões, estilos, aventuras e modos de existir. O programa está no ar desde 2003.
O Instituto CPFL é um espaço de reflexão sobre o mundo, o tempo, a ciência, o homem, a mulher, a política e todos os aspectos da vida contemporânea. Criado em 2003, com o nome de Espaço Cultural CPFL, tem como objetivo sintetizar informações dispersas por meio de palestras, debates, performances artísticas e exposições.
Mais informações: www.cpflcultura.com.br

Sobre o CINESOLAR
A iniciativa é uma realização da Brazucah Produções em parceria com a Associação Cultural Simbora e a SemearteProductil. O CINESOLAR ainda conta com o apoio da Fundação Holandesa Doen, promotora da sustentabilidade, cultura e inovação social em vários países. Além das sessões sustentáveis de cinema, o projeto brasileiro ainda promove oficinas de sustentabilidade – música orgânica e ecografite – voltadas para crianças e adolescentes e apresentações artísticas.

Mais informações: www.cinesolar.com.br

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98