A RMC amanheceu com céu claro e temperaturas em rápida elevação. A mínima foi de 19,8ºC por volta das 7h e a máxima está prevista em 35ºC. Até o sábado (19), essas condições de temperaturas elevadas e umidade relativa do ar baixa persistem.

A previsão para a sexta-feira (18) e para o sábado (19) é de predomínio de sol e temperaturas entre 21 e 35ºC. A partir do entardecer de sábado é esperado um aumento de nebulosidade decorrente da aproximação da frente fria, e a tendência para o domingo (20), quando a frente fria estará passando pela região, é de ventos moderados a fortes, com rajadas ocasionais de até 70 km/h, chuvas ao longo do dia e queda brusca nas temperaturas, que devem ficar entre 14 e 18ºC no domingo e na segunda devem ficar entre 12 e 20ºC.

A condição de céu nublado, temperaturas baixas e chuva deve persistir até a terça-feira, pois a frente fria se mantém estacionária entre SP e MG. Nesses dias, há chances moderadas de temporais. Portanto, é necessário ficar atento aos possíveis alertas meteorológicos e àqueles emitidos pela Defesa Civil.

ATENÇÃO: Devido às temperaturas elevadas e ao baixo teor de vapor de água no ar, a umidade relativa do ar deve continuar registrando valores baixos nos períodos da tarde em todas as regiões mais afastadas do litoral, o que requer cuidados redobrados com a hidratação (ingestão de líquidos, aplicação de hidratantes para a pele, uso de soros especiais para nariz e olhos ressecados) e umidificação de ambientes.

Além disso, as altas temperaturas podem causar ou agravar condições de saúde como a exaustão pelo calor, especialmente em idosos, crianças e pessoas com problemas cardíacos ou outras doenças crônicas.