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Nossa Região

Prefeitura e Emdec adotam medidas para amenizar paralisação de ônibus

Protesto provocou problemas para passageiros e no trânsito de Campinas.
Ônibus da região leste, sul e oeste não circularam durante esta manhã.

Paralisação de motoristas provocou superlotação nos coletivos (Foto: Reprodução/ EPTV)

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A Prefeitura e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) divulgaram no fim da manhã desta sexta-feira (09/08) medidas para amenizar os problemas da segunda paralisação dos ônibus do transporte público. O protesto contra o convênio médico, que está no segundo dia, envolveu inicialmente os funcionários da VB-3, que atende a região leste da cidade. Depois, motoristas e cobradores que trabalham no transporte para a região sul e oeste aderiram à greve. No total, segundo a Transurc (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas) 517 veículos não circularam na cidade, mas o número de usuários prejudicados não foi divulgado.

Entre as providências para garantir a mobilidade do trânsito, a Prefeitura informou por meio de nota que pretende acionar o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para decidir sobre a manutenção do percentual da frota circulando até a solução do problema.

A prefeitura também informou que está mantendo contato com o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Campinas e Região e com o consórcio que gerencia as empresas de ônibus para que as duas partes entrem em acordo e solucionem o impasse.

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A Emdec acionou administrativamente as empresas e comunicou que aplica uma multa administrativa de R$ 248,88 por descumprimento de cada viagem não realizada. Agentes de trânsito foram deslocados para as regiões em que estão concentrados os veículos para aplicar multas aos veículos que não concluíram as viagens e também orientar os condutores. As obras da Avenida Luis Smânio, importante via na região Norte, foram suspensas até a normalização do trânsito.

Impasse ‘intolerável’

Segundo o secretário de Transportes, Sérgio Benassi, a notificação das empresas não precisa ser feita somente nas ruas pelos agentes de trânsito da Emdec. Os sistemas da CimCamp, que concentra o monitoramento das principais vias da cidade, também podem ser utilizados para registrar os veículos que estão parados e as empresas poderão ser multadas por não executarem as viagens previstas.

Ao menos 78 agentes foram deslocados para atender as solicitações referentes ao transporte público no período da manhã. “Desde a madrugada estamos conversando com a empresa e o sindicato para eles resolverem o problema. É um problema que se alastrou. Não temos muita referência do que está acontecendo. Não acompanhamos a relação entre empregado e empresa, o que fazemos apenas é a gestão do sistema. Não entendemos que um elemento pontual tomou essa proporção”, explica o secretário. Sobre os planos de contenção, Benassi disse que não foi possível alocar veículos de outras regiões já que 61,2% pararam as atividades.

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O secretário afirma que recebeu um comunicado do sindicato que mostra que a categoria recebeu a informação sobre o plano de saúde e foi informado de que o problema teria sido resolvido durante a reunião de quinta-feira (8). “A Emdec não vai tolerar isso, o problema tem que ser resolvido em horas. É uma questão de urgência”, explica. Ainda de acordo com Benassi, nenhuma empresa se manifestou sobre as solicitações feitas pela pasta como a exigência do retorno de 50% da frota até as 11h30.

Trânsito ‘trava’ em Campinas

Os ônibus do transporte público de Campinas, das linhas vermelha e azul escuro, que atendem, respectivamente, as regiões oeste (Campo Grande, Padre Anchieta e Corredor John Boyd Dunlop) e sul (bairro Nova Europa, Rodovia Santos Dumont e Aeroporto de Viracopos) também pararam de circular na manhã desta sexta-feira, segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

A linha verde, que abrange os distritos Barão Geraldo e Sousas, além da região do Amarais, Rodovia Campinas-Mogi e Corredor Abolição, está parada por causa de um protesto de motoristas e cobradores da VB por alteração no plano de saúde, o que afeta o trânsito da cidade. O Terminal Central está fechado nesta manhã e apenas a linha azul claro, que atende o Ouro Verde, Vila União e Corredor Amoreiras, manteve a operação, segundo a Emdec.

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Os coletivos foram estacionados em vias próximas ao Terminal Central após o desembarque dos passageiros. Segundo a Emdec, foi registrado congestionamento por volta das 7h na João Jorge, Prestes Maia, Marginal Piçarrão, Lix da Cunha, Alberto Sarmento, Andrade Neves, Barão de Itapura, Brasil, Salles de Oliveira, Barão de Jaguara, e Washington Luis.

Pelo menos 250 ônibus também foram utilizados para bloquear o corredor de ônibus da Avenida Lix da Cunha, conhecida como Sul-leste, que liga o Centro à Rodovia Anhanguera (SP-330), que dá acesso a outras cidades da região, como Sumaré (SP), Hortolândia (SP), Nova Odessa (SP) e Americana (SP).

Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira ficou vazio com a paralisação (Foto: Reprodução/ EPTV)

O primeiro dia de paralisação, nesta quinta-feira (9), envolveu a empresa VB-3 e parte dos ônibus da linha verde, que atende a região leste, deixou de circular durante 11 horas. A diretoria da empresa informou que o grupo teria recebido explicações sobre as mudanças feitas no plano médico. No entanto, mesmo com a reunião os motoristas e cobradores voltaram a interromper os trabalhos durante esta manhã.

Um levantamento da Associação das Empresas de Transporte Urbano de Campinas (Transurc) apontou que 61,2% dos veículos não operaram na cidade. A paralisação nas linhas azul claro, azul escuro e vermelha foi resultado de um efeito ‘cascata’ do protesto de funcionários da empresa VB Transportes 3, que atende a linha verde, para reivindicar mudanças no plano de saúde dos motoristas e cobradores.

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Fonte: G1/Campinas e Região


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Nossa Região

O reúso da água é tema de seminário técnico voltado para a indústria da região de Campinas

Dia Mundial da Água

Em 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25/05), será realizado o seminário técnico Conexão Opersan, especialmente desenvolvido para a indústria da região de Campinas, com o objetivo de apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reúso por meio do tratamento dos efluentes. O seminário técnico será dirigido a profissionais e gestores das seguintes indústrias: artefatos de borracha, agroindústria, papel e celulose, automotiva, química, metalmecânica, tintas, máquinas e ferramentas, vidros, cosméticos, óleos e lubrificantes, lavanderias industriais e bebidas. A iniciativa é do Grupo Opersan, referência no tratamento de água e efluentes, além de soluções para o reúso da água.

      O seminário técnico terá muita informação relevante, transmitida por especialistas, fornecedores de tecnologias, além de debates. Um dos propósitos da iniciativa é compartilhar informações sobre a importância desse tema para que as indústrias busquem como objetivo em seus processos a implantação do sistema de reúso, além de cumprir a legislação, evitar sanções e multas, manter a boa reputação e imagem perante a opinião pública, de maneira ambientalmente responsável e obtendo ganhos financeiros, ao atenderem a todas essas demandas.

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      Será dada ênfase à modalidade de negócio onsite, na qual o Grupo Opersan presta seus serviços dentro das dependências da indústria, mediante a implantação de um sistema dedicado ou simplesmente operando um ativo já existente. O trabalho na área transcende ao aspecto comercial, tendo também o forte propósito de conscientizar e contribuir para preservar a água e a vida. A modalidade garante o tratamento de águas e efluentes gerados pelos processos produtivos, por meio de soluções tecnologicamente sustentáveis e economicamente vantajosas para qualquer negócio, atendendo integralmente a todos os preceitos legais.

      Diogo Taranto, especialista em gestão e tecnologias ambientais, e diretor de desenvolvimento de Negócios do Grupo Opersan, observa que a infraestrutura e a economia da grande maioria das cidades brasileiras estão sendo castigadas com graves crises hídricas, especialmente nos últimos anos. “A tendência é de que o quadro se agrave cada vez mais. Por isso, o reúso da água é necessário, pois ajuda na conservação hídrica e na redução de perdas. É preciso ajudar a conscientizar o universo corporativo sobre as tecnologias e alternativas indicadas para preservar o precioso recurso. Seguimos estimulando e mantendo nosso compromisso em promover e desenvolver projetos que tornem o reúso vital entre os diversificados setores da economia”. 

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      O seminário técnico será realizado no dia 23 de maio a partir das 8h30, no Hotel Cyan Resort, em Itupeva, São Paulo.  A inscrição para esse seminário técnico é gratuita: https://www.sympla.com.br/conexao-opersan—reuso-de-agua-solucoes-e-cases-de-sucesso__2411744 .

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Trem Intercidades, que passaria pela RMC, tem assinatura do contrato suspensa

trem intercidades

O Trem Intercidades, projeto que ligaria Campinas a São Paulo, teve sua assinatura de contrato de concessão suspensa, temporariamente, pela Justiça, ontem (23). Essa decisão se dá por conta de uma solicitação da STEFSP (Sindicato dos Trabalhadores de Empresas Ferroviárias de São Paulo) e, em contrapartida, o governo estadual pretende recorrer da decisão.

Tal episódio foi determinado pela juíza Simone Gomes Rodrigues Casoretti, da 9ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de São Paulo, que avaliou que a Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) não se pronunciou quanto ao processo sobre o cancelamento do leilão, realizado em fevereiro.

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Quem havia saído vencedor no leilão, era o Consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos. Por outro lado, o sindicato alegou que a assinatura do contrato antes da análise do mérito poderia comprometer o julgamento.

A juíza afirmou que: “Para evitar a ineficácia da medida, pois com a assinatura o mandado de segurança perde o objeto, determino a suspensão da assinatura do contrato até que as informações sejam prestadas e o mérito possa ser analisado”.

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Praça de 7 mil metros quadrados vai ser inaugurada em Hortolândia

Praça da Cidadania

Nesta quinta-feira, dia 25 de abril, um sonho se torna realidade para os moradores de Hortolândia. A Prefeitura entrega a tão aguardada Praça da Cidadania, um projeto que visa promover inclusão social, atividades esportivas, lazer e qualificação profissional para a população da região.

O Programa Praça da Cidadania: Iniciado pelo Governo do Estado de São Paulo através do Fundo Social, o Programa Praça da Cidadania tem como objetivo criar espaços públicos que promovam a inclusão social e profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade. Além de Hortolândia, o projeto já está presente em outras cidades do estado.

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A Conquista de Hortolândia: A jornada para trazer a Praça da Cidadania para Hortolândia começou em 2021, quando a presidente do Fundo Social local visitou unidades semelhantes em outras cidades. Após articulações e negociações, as obras finalmente foram autorizadas em abril de 2022.

A Importância do Espaço: A Praça da Cidadania de Hortolândia será a primeira no interior do estado e oferecerá uma ampla gama de atividades. Com uma área de 7 mil metros quadrados, o espaço conta com quadras esportivas, pista de skate, parque infantil, academia ao ar livre, além de uma Escola de Qualificação Profissional.

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Palavras da Presidente do Fundo Social: Maria dos Anjos, presidente do Fundo Social de Hortolândia, celebra a inauguração como um marco para a cidade. Ela destaca o esforço da comunidade e a importância do espaço para o desenvolvimento local.

A Praça da Cidadania de Hortolândia é mais do que um espaço público; é um símbolo de inclusão, desenvolvimento e oportunidade para toda a comunidade. Sua inauguração representa um passo significativo na busca por um futuro mais próspero e igualitário para todos os moradores da região.

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