A Prefeitura de Campinas determinou o fechamento de sete parques na região Sul da cidade nesta quarta-feira (5), devido ao alto volume de chuvas acumulado nos últimos três dias.
Segundo a Defesa Civil, foram registrados 88 milímetros de precipitação no período, ultrapassando o limite estabelecido pelo Decreto 23.661/2024, que prevê o fechamento dessas áreas quando o acumulado atinge 80 milímetros em 72 horas. A medida será reavaliada após 24 horas.
7 parques são fechados em Campinas
Os parques fechados são:
- Bosque São José
- Bosque dos Artistas
- Parque dos Guarantãs
- Lagoa do Jambeiro (Praça José Ferreira de Toledo)
- Parque Ecológico Benevenuto Tilli
- Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim
- Parque das Águas
Desde dezembro de 2024, o fechamento de parques tem sido feito de forma regionalizada, com base nos dados pluviométricos de cada área. De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, essas áreas arborizadas apresentam maior risco de quedas de árvores, especialmente quando o solo está encharcado, mesmo após a chuva cessar.
Recomendações da Defesa Civil
A população deve evitar áreas de risco e redobrar a atenção em locais suscetíveis a deslizamentos, desabamentos, alagamentos e inundações. Além disso, há perigo associado a raios, ventos fortes e granizo.
A lista completa dos parques de Campinas pode ser acessada no site da Prefeitura: Clique aqui.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98