Obras vencedoras de 5 categorias serão editadas pelo selo Adonis
As inscrições para a quarta edição do Concurso Agostinho de Cultura encerraram-se em julho. Foram exatos 132 dias que escritores do país inteiro, e de outros países de língua portuguesa, tiveram para enviarem suas obras à Editora Adonis. Dois meses após o encerramento das inscrições, as cerca de 100 obras recebidas passam agora pela análise do criterioso júri formado por Severino Antônio, Regiane Rossi Hilkner, Regina Penachione e Maria Luisa Amorim Costa Bissoto, todos do Unisal – Unidade Americana/SP.
À exemplo das edições anteriores, o corpo de jurados é formado por professores mestres e doutores das áreas de educação e especialistas em literatura, que vão analisar as obras vindas de 9 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso, Pernambuco, Minas Gerais, Alagoas, Rio Grande do Sul e Distrito Federal), e também de Portugal e Moçambique. As obras concorrem às 5 categorias propostas no regulamento: primeiro leitor, leitor iniciante, leitor em processo, leitor infantojuvenil e neoleitor.
Os textos enviados e selecionados serão notificados em janeiro de 2014.
O Concurso Agostinho de Cultura é um dos principais meios de edição e publicação dos títulos infantis e infantojuvenis com o selo da editora. Desde a primeira edição do concurso, em 2008, já são 12 as obras publicadas.
O concurso
De acordo com o regulamento cada autor poderia apresentar mais de um original, desde que cumprisse todas as regras específicas. O concurso, que busca fomentar a produção literária aproximando escritores e o mercado editorial, já premiou muitos escritores dos 4 cantos do país e indicou para publicação diversos outros. Neste ano a Editora já publicou o vencedor da categoria Leitor em Processo (Embaixo da cama, de Lia d’Assis), Primeiro Leitor (O Leopardo da Letícia, da carioca Ana Margarida Mignone), a indicação do jurí, Pespontos na página, da gaúcha Janete Viccari Barbosa, e segue com os lançamentos da categoria Leitor infantojuvenil Os destinos de Sofia, do pernambucano João Araújo, e a obra indicada pelo júri, Segredos de criança, da americanense Adriana Koíde, previsto para o mês de outubro.
Corpo de jurado do Quarto Concurso Agostinho de Cultura
Severino Antônio
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é professor doutor do Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) atuando principalmente com os seguintes temas: educação, linguagem, poesia, utopia. Orientou mais de 50 Dissertações de Mestrado. Participou de mais de duas centenas de bancas de Mestrado e Doutorado. Palestrante e autor de diversas obras, como Uma pedagogia poética para as crianças, publicado pelo selo Adonis, este ano.
Regiane Rossi Hilkner
Possui graduação em Pedagogia, Especialização e Mestrado em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É Doutora em Multimeios e Antropologia pela mesma universidade. É professora do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unisal – nos cursos de Pedagogia, Psicologia e Psicopedagogia. É também coordenadora do Curso de Pedagogia e supervisora da Pós-Graduação Lato Sensu na área de Educação e Psicologia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia e Antropologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia e metodologia educacional, fundamentos da educação, metodologia da linguagem, planejamento educacional e pensar social.
Regina Penacchione
Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras Português e Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984) e mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano (2002). Atualmente é professora do Centro Universitário Salesiano (Unisal). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Literatura e Redação e Metodologia do Trabalho Científico, atuando principalmente com os seguintes temas: comunicação e expressão, oratória, leitura e interpretação, ensino – aprendizagem, diretrizes para trabalhos científicos, teatro e relacionamento humano.
Maria Luísa Amorim Costa Bissoto
Especializada em Ed. Especial (Unicamp), mestre em Educação em Ciências, doutora em Filosofia da Educação pela Univ. Metodista de Piracicaba (Unimep) e Pós-Doutora em Educação pela UNESP. É docente do Programa de pós-graduação em Educação – PPGE do UNISAL, Americana. Suas atividades profissionais e de pesquisa estão ligadas ao campo da Educação Sociocomunitária, à educação para a autonomia, à Educação Inclusiva, aos processos cognitivos e de ensino-aprendizagem, e à reabilitação. É coordenadora do Apprendere, núcleo de estudos e pesquisa em Educação, Cognição e Aprendizagem.
Fonte: Assessoria de Imprensa / Editora Adonis
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98