13 de junho de 2024
Nossa Região

Cientistas da Unicamp alertam sobre novo vírus que chegará no Sudeste: entenda os detalhes

novo vírus

Profissionais da Unicamp revelaram que um novo vírus, conhecido como mayaro (MAYV), já está circulando entre humanos no estado de Roraima. O vírus tem transmissão através de mosquitos silvestres e causam uma doença com sintomas que são parecidos como os da dengue e chikungunya, ou seja, o paciente tem febre, dores no corpo, fadiga e dor e inchaço nas articulações.

Na pesquisa, feita entre 2020 e 2021, foram analisadas amostras de soro de mais de 800 pacientes que apresentavam sintomas febris no Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima.

Com isso, foram revelados que em 3,4% das amostras continham a presença do vírus mayaro. Isso indica que o vírus está naquela região.

Mais detalhes sobre o novo vírus

Até onde se sabia, o vírus estava restrito na região Norte, no entanto, como vemos, ele está se espalhando por diferentes áreas da região, incluindo zonas urbanas.

Agora é necessária vigilância mais rigorosa e medidas de controle para evitar surtos maiores da doença. Os pesquisadores destacam não só a importância de campanhas de conscientização para informar a população sobre os sintomas da febre do mayaro, como averiguam a possibilidade da chegada do vírus na região Sudeste nos próximos anos.

Além disso, reforçam a necessidade de investimentos em pesquisa para desenvolver métodos de diagnóstico mais eficientes e tratamentos para a doença.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98