Connect with us

Nossa Região

Novo Hospital São Luiz Campinas inicia cadastro de médicos na RMC

Publicado

em

Reunião de apresentação do hospital a classe médica ocorreu ontem na Sociedade de Medicina

O novo Hospital São Luiz Campinas (HSLC), pertencente à Rede D’Or, deu um importante passo na noite de ontem e, por meio de uma parceria com a SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas), abriu seu cadastro para médicos interessados em compor seu corpo clínico. Em uma apresentação exclusiva que ocorreu na sede da SMCC, o diretor geral do hospital, Dr. Fernando VC De Marco, antecipou que o corpo clínico será formado por profissionais da região.

“Os médicos do São Luiz Campinas serão médicos que moram na Região Metropolitana de Campinas. Vamos ser bem responsáveis na hora de desenhar o corpo clínico”, disse De Marco. “Temos bem claro que aqui (na região de Campinas), existe um corpo clínico qualificado e numeroso. Estamos cientes disso, o que torna a nossa responsabilidade muito maior”,  completou o diretor.

Dentro deste cenário, ele ressaltou a importância da realização de parcerias. “A gente encontrou na SMCC uma sociedade relevante dentro da comunidade médica, pessoas preparadas, com visão de futuro e com os conceitos do associativismo bem estabelecidos e valores em comum com a Rede D´Or: qualidade assistencial, investimento em ensino e pesquisa e o trabalho pela comunidade médica. Por isso nós enxergamos na Sociedade os parceiros ideais para essa nossa chegada. O São Luiz Campinas é um projeto que qualifica toda a saúde suplementar na cidade. Eu acho que ele vai jogar a régua para cima”, diz.

Durante sua apresentação, De Marco fez uma explanação sobre toda a Rede D´Or e apresentou imagens do projeto e detalhes sobre o empreendimento a mais de 100 médicos da região, que já puderam realizar seus cadastros. O HSLC e a SMCC promoverão outros quatro eventos como este nos próximos dias para atender à grande demanda de médicos interessados. Todas as vagas já se encontram esgotadas.

A presidente da SMCC, Dra. Fátima Bastos, destaca que essa apresentação aos médicos, em primeira mão, é importante porque eles serão a “alma” do hospital. “Sem dúvida, a estrutura física e tecnológica prevista no Hospital São Luiz é indiscutível. Mas a qualidade de um serviço de saúde depende muito da sua equipe. Aqui, certamente, reunimos e reuniremos, nos próximos encontros, grandes nomes da Medicina de Campinas e região. Estamos felizes por fazer parte desse momento tão importante para a Saúde do nosso município”, afirma.

“A adesão a essas reuniões foi muito grande. Em pouco mais de dois dias, todas as 550 vagas foram preenchidas e o número de interessados em lista de espera é enorme. Isso mostra a importância da chegada de um hospital deste porte a Campinas. Como principal entidade que representa os médicos em nossa região, a SMCC considerou relevante fazer essa ponte entre o empreendimento e a classe médica”, explica o diretor comercial e marketing da SMCC, Dr. Marcelo Amade Camargo.

De acordo com ele, os encontros na SMCC vão reunir médicos de diversas especialidades. “Como o hospital será de grande porte, abrangerá a maioria das especialidades médicas em suas áreas de emergência, internação, UTI (Unidade de Terapia Intensiva), UTI Neonatal, maternidade e ambulatórios, além de cirurgias e procedimentos de pequeno, médio e grande portes. Por isso a importância de oferecer essa oportunidade para o maior número de especialistas desde já”, comenta o médico.

Previsto para ser inaugurado no primeiro semestre de 2023, o novo Hospital São Luiz está sendo construído na Avenida Andrade Neves, onde funcionava a antiga rodoviária de Campinas. Além das áreas já mencionadas pelo Dr. Marcelo Camargo, a unidade terá uma estrutura de convivência, além de hotelaria diferenciada, infraestrutura e tecnologia de ponta, com foco em qualidade assistencial distribuídas em seus 12 andares.

Na primeira fase do projeto, serão disponibilizados 161 leitos, sendo 79 de internação adulto e pediátrica e 82 leitos de UTI adulto, pediátrica e neonatal. Em uma segunda fase, ainda sem data definida, há potencial de crescimento que aumentará ainda mais qualidade nos serviços prestados pela unidade da Rede D’Or em Campinas.

O hospital terá, ainda, um pronto-socorro mais rápido e ágil utilizando a metodologia chamada Smart Track, que é caracterizada por um fluxo inteligente de circulação de pacientes e profissionais no atendimento de emergências no hospital.

Nossa Região

Região de Campinas tem mais de 200 colisões contra postes entre janeiro e abril deste ano

Publicado

em

Campinas, Piracicaba e Hortolândia lideram o ranking. Em 2021, região teve 1.027 colisões

Os casos de colisão de veículos contra postes continuam altos na região de Campinas. Um levantamento da CPFL Paulista, que compreende 33 cidades da região, mostrou que foram 287 colisões entre janeiro e abril deste ano e chama atenção para o assunto, principalmente durante o mês da campanha de conscientização no trânsito – Maio Amarelo. O número é 11,1% menor que os 323 casos registrados no mesmo período do ano passado, mas, ainda assim, as ocorrências continuam em um patamar elevado.

Apesar disso, em algumas cidades houve crescimento dos casos. Em Campinas, por exemplo, foi registrado crescimento de 14,5% na comparação do primeiro quadrimestre de 2021, quando foram 69 colisões, com o mesmo período de 2022, que teve 79 ocorrências. Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré também tiveram elevação no mesmo período.

“A elevação dos casos de colisões contra postes foi verificada em várias cidades nos primeiros quatro meses deste ano. Isso nos preocupa e reforça a necessidade de trabalharmos o assunto de maneira preventiva e buscando a conscientização dos motoristas. Durante o Maio Amarelo, a CPFL Energia chama ainda mais a atenção para este tema, que é uma questão de segurança essencial”, afirma o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia, Marcos Victor.

As colisões registradas entre janeiro e abril de 2022, na região de Campinas, resultaram em ocorrências de interrupção no fornecimento de energia que demandaram, em média, 2,26 horas de serviços da companhia. Isso inclui, basicamente, a substituição de poste, reconstrução de rede de distribuição e restabelecimento da energia. Dependendo da gravidade do acidente, as equipes de campo precisam também aguardar a realização dos trabalhos da perícia policial para poder então iniciar o trabalho de manutenção. 

Conheça o ranking 10 cidades com o maior número de ocorrências na região de Campinas:

Guardião da Vida. Considerando o impacto do assunto para a população, seja na segurança do trânsito, seja na qualidade do fornecimento de energia, a CPFL Energia, por meio da campanha Guardião da Vida, incentiva a discussão sobre o tema, a fim de promover uma reflexão sobre as atitudes no trânsito que poderiam ser evitadas, reduzindo acidentes e salvando vidas. 

Como parte do apoio ao movimento Maio Amarelo, a campanha Guardião da Vida promove ações que visam estimular a comunidade a adotar atitudes mais seguras como parte responsável pela vida de outras pessoas. Isso inclui palestras realizadas em escolas, associações de bairro, sindicatos de classe e empresas.

Além do risco à segurança, os responsáveis pelos acidentes contra postes podem amargar prejuízos financeiros. Nos casos em que a distribuidora identifica o culpado legal, este deve arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária. A substituição de um poste pode variar, dependendo do modelo, entre R$ 2 mil e R$ 3 mil.

Essa diferença leva em consideração os equipamentos instalados tanto pela distribuidora de energia como pelas empresas que ocupam a estrutura. Por exemplo, um poste com iluminação pública simples tem menor valor que aquele que sustenta um transformador de energia e equipamentos de telecomunicação.

Confira, a seguir, dez dicas da campanha Guardião da Vida para tornar o trânsito um ambiente mais seguro:

1. Mantenha o veículo com a manutenção em boas condições, verificando o estado dos pneus, dos freios, dos faróis e dos retrovisores; 

2. Não dirija sob o efeito do álcool, remédios ou qualquer outra substância tóxica; 

3. Quando estiver dirigindo, cuidado com o farol alto. Você pode ofuscar a visão do motorista na via de sentido oposto; 

4. Respeite sempre a sinalização de trânsito e os limites de velocidade das vias, em qualquer dia, local e horário; 

5. Respeite os pedestres e sempre use cinto de segurança e capacete, para motociclistas; 

6. Não use celular quando estiver dirigindo. Além de colocar em risco a vida dos pedestres e outros motoristas, a infração para quem é pego usando o celular na direção é considerada gravíssima; 

7. Em caso de manobras, sinalize para os pedestres e os demais motoristas; 

8. Sempre mantenha distância segura do veículo à frente; 

9. Fique atento às condições da pista e do clima. Em caso de pista molhada ou de neblina, dirija com cuidado. Diminua a velocidade e mantenha a distância dos demais veículos;

10. Em caso de acidente com poste, se houver queda de cabos, procure ficar no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento por parte das equipes da empresa.

Continue Lendo

Nossa Região

Frio de 6ºC chega na região de Campinas

Publicado

em

frio

A previsão para a quarta-feira é de temperaturas ainda mais baixas, devido ao avanço do ar de origem polar: a mínima está prevista para 6ºC, mas poderá ficar abaixo disso em alguns pontos, especialmente em áreas rurais, o que possibilita geada fraca. A máxima está prevista em 15ºC.

A interação da borda do anticiclone pós-frontal (massa de ar de origem polar) com o avanço da tempestade subtropical Yakecan (que deverá se formar entre hoje e amanhã) pelo litoral da região sul do país até próximo ao litoral paulista na tarde da quarta-feira proporcionará ventos de forte intensidade, com velocidades médias sustentadas em torno de 34 a 40 km/h na região, e rajadas ocasionais de até 70 km/h entre o final de tarde e início da noite, o que já causa riscos de danos, como quebra de galhos de árvores e destelhamento, especialmente em construções mais precárias.

A tendência para a quinta-feira é semelhante: predomínio de sol, e alguns períodos de céu parcialmente nublado. Temperaturas entre 6 e 16ºC, e os ventos, apesar de mais fracos, ainda poderão ter momentos de intensidade moderada. Nos dias seguintes, as temperaturas voltam a subir gradativamente, mas deverão permanecer abaixo da média para o período até o começo da próxima semana.

Continue Lendo

Nossa Região

Frio de até 4 graus é esperado para esta semana, confira:

Publicado

em

frio

Ainda não chegamos ao inverno, mas vamos presenciar a semana mais gelada do ano. Então, as temperaturas prometem cair. Mantenham os casacos e guarda chuvas a postos e vamos para nossa previsão do tempo.

Confira a temperatura para a semana de acordo com o ClimaTempo

  • Segunda (16 de Maio)

Temperatura: entre 15° e 22°

Chuva: 8mm (probabilidade de 90%).

Vento a 10km/h

Umidade relativa do ar: entre 44% e 99%

  • Terça (17 de Maio)

Temperatura: entre 10° e 20°

Vento a 12Km/h

Umidade relativa do ar: entre 27% e 95%

  • Quarta (18 de Maio) 

Temperatura: entre 4° e 16°

Vento a 20Km/h

Umidade relativa do ar: entre 33% e 80%

  • Quinta (19 de Maio) 

Temperatura: 6° e 17°

Vento a 16Km/h

Umidade relativa do ar: entre 42% e 91%

  • Sexta (20 de Maio) 

Temperatura: entre 4° e 18°

Vento a 12Km/h

Umidade relativa do ar: entre 41% e 87%

  • Sábado (21 de Maio) 

Temperatura: entre 7°e 19°

Vento a 13Km/h

Umidade relativa do ar: entre 41% e 91%

  • Domingo (22 de Maio) 

Temperatura: entre 8° e 20°

Vento a 14Km/h

Umidade relativa do ar: entre 38% e 89%

Continue Lendo

Populares