Nossa Região

Motoristas da RMC sofrem com aumento de mais de 10% no preço da gasolina

Com dados tirados da Associação Nacional do Petróleo (ANP), de Setembro de 2020 até Janeiro de 2021, os motoristas sentiram os reflexos do aumento de mais de 10% no preço da gasolina.

E não parou por aí, pois na última Segunda-Feira (01) a Petrobrás injetou nova alta, levando alguns comércios a venderem o litro do combustível a R$ 4,49.

Anuncio


O economista e professor da PUC Campinas, Izaias Borges, comentou com o Portal Hortolândia que, neste caso, “fica difícil prever a evolução dos preços nos combustíveis ao longo de um ano com tantas incertezas e com tantas possibilidades” e continua citando que “o preço do combustível depende do preço internacional do petróleo, da taxa de cambio no Brasil (muito instável e imprevisível), do crescimento do PIB e da inflação no Brasil e de fatores aleatórios, como por exemplo, uma greve dos caminhoneiros. Mas a principal variável é a taxa de cambio. Se o cambio continuar subindo, o combustível também subirá”.

  • O ICMS É O PRINCIPAL FATOR DESTA ALTA?

Para o Portal A Cidade On, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas, afirmou que o aumento foi motivado pela alta do ICMS e que “todas essas coisas impactam no preço final e o motorista sente nas bombas”.

Mas, para Izaias, não é só este fator que influencia estas altas. “não acredito que o ICMS seja o principal motivador para a alta no preço dos combustíveis. Acho que a taxa de cambio seja a principal causa. Os combustíveis derivados de petróleo são commodities e têm seus preços atrelados aos mercados internacionais, cujas cotações variam diariamente” e finaliza falando que “é natural, portanto, que os preços no Brasil também acompanhem o mercado internacional, para cima e para baixo. Assim, as oscilações de preços dentro do mercado brasileiro tende a acompanhar os preços internacionais e a taxa de cambio”.

E você, leitor, já sentiu no bolso o aumento de mais de 10% no preço da gasolina? Comente com a gente.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo