Nossa Região

Hortolândia investe em 26 câmeras de monitoramento para ampliar segurança

A partir de novembro, equipamentos serão instalados nas entradas e saídas da cidade

camera gm hortolandia sp

Anuncio


Para ampliar o monitoramento de segurança nas entradas e saídas da cidade, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Segurança, em parceria com a Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), adquire 26 câmeras inteligentes de leitores OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres). A previsão é de que as câmeras sejam instaladas em até 60 dias. O investimento para aquisição das câmeras, por meio do convênio com a Agemcamp, é de R$ 550 mil. A contrapartida da Prefeitura é de R$ 300 mil.

O sistema é composto por radares inteligentes capazes de fazer a leitura instantânea das placas de veículos, ação que ajuda na identificação rápida de veículos roubados, furtados ou com documentação irregular.

De acordo com o secretário de Segurança, Marcelo Borges, o diferencial das câmeras OCR é a integração de dados, permitindo agilidade no fluxo de informações e eliminação de trabalhos redundantes, aumentando, desse modo, a eficácia operacional dos órgãos envolvidos. “A integração entre os órgãos colegiados, se dará pela possibilidade de utilização de dados do sistema de informação, a partir do seu cruzamento, do compartilhamento de imagens, e da sinalização de alertas especiais. Desta forma, possibilitará o controle, cadastro, armazenamento e o compartilhamento de bancos de dados de registros e fatos que forem captados contra a pessoa, o patrimônio (roubo e furto de veículos) e ocorrências de trânsito”, Borges.

“O efeito do projeto de instalação de câmeras modelo OCR foi estabelecido com foco na identificação da melhor posição de câmeras, baseado nas informações de criminalidade, com destaque para os homicídios e outros crimes graves e pontos com desordens urbanas. A instalação permitirá a fiscalização e monitoramento dos pontos de ingresso e fuga de perímetros, vulnerabilidade e criminalidade, priorizando os pontos mais críticos da cidade de Hortolândia, conforme registro da Guarda Municipal”, completou o secretário de Segurança.

De acordo com a Prefeitura, o objetivo é monitorar as 33 entradas e saídas do município com estes sistemas de inteligência, que vão colaborar para o trabalho comunitário desenvolvido pela GM.

“A segurança pública é um enorme desafio de todas as cidades. Hortolândia conta com fiscalizações intensas e com a parceria do Polícia Militar. O objetivo é aumentar a segurança dos moradores e estar interligado as cidades vizinhas que possuem o sistema para que as ações criminosas sejam reduzidas dia-a-dia. O monitoramento constante contribui para o trabalho comunitário e aumenta a sensação de segurança”, avaliou Meira.

Em operação

Hortolândia conta com o sistema INFOSEG (Informações de Segurança) que entrou em operação no primeiro semestre deste ano. O sistema permite o acesso ao banco de dados do Ministério da Justiça facilita o trabalho da Guarda Municipal na pesquisa de inquéritos, processos, de veículos, de condutores, de armas de fogo e de mandados de prisão. Quando ocorre suspeita, as consultas são realizadas por meio de controle operacional, instalado na sede da Guarda Municipal.

O INFOSEG é uma rede que reúne informações de segurança pública dos órgãos de fiscalização do Brasil, por meio da tecnologia de informação e comunicação. A rede integra um conjunto de bases de dados distribuídas pelos estados da Federação e por órgãos do governo federal.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia


Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo