Nossa Região

Guarda Municipal passa a contar com equipe tática

Prefeita Cristina Carrara entregou 190 EPIs que serão utilizados na criação de uma equipe de apoio tático da GCM de Sumaré

A prefeita de Sumaré, Cristina Carrara (PSDB), fez na manhã desta sexta-feira (3) a entrega simbólica dos primeiros 190 EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) que serão utilizados na criação de uma equipe de apoio tático da GCM (Guarda Civil Municipal), que vai atuar na dissuasão de situações de tumulto ou em confrontos.

Guarda Municipal passa a contar com equipe tática
Guarda Municipal passa a contar com equipe tática

Anuncio


Foram adquiridos pela Prefeitura, num investimento direto de R$ 39,2 mil, 20 escudos de proteção, 20 capacetes de proteção, 20 capacetes para policiamento, 20 conjuntos de caneleiras de proteção, 30 conjuntos de cotoveleiras táticas, 30 cassetes de borracha e 50 tonfas.

Em breve, será entregue o restante do equipamento adquirido especificamente para ser utilizado pela equipe tática, que será composto por 30 membros da própria Guarda especialmente treinados para a tarefa.

Os planos para criação do grupo estão em andamento desde julho de 2013. Também foi comprado, com investimento de R$ 161 mil, um conjunto de armamentos não letais, incluindo bombas de efeito moral, gás de pimenta e lançadores de balas de borracha. Neste caso, o fornecedor aguarda apenas a autorização final do Exército para realizar a entrega (a compra já havia sido autorizada pelo órgão federal).

O superintendente Valdemar Cruz lembrou que a necessidade de formação da equipe de apoio tático surgiu após os tumultos de 25 de junho de 2013, quando, após uma passeata pacífica de manifestantes, um grupo de cerca de 50 vândalos armados com paus e pedras de calçada acuaram cerca de 80 guardas e 40 civis dentro do prédio da Câmara Municipal, que teve sua fachada totalmente destruída. Três guardas foram feridos com pedradas na ocasião.

Foto: Prefeitura de Sumaré / Divulgação

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo