12 de junho de 2024
Nossa Região

Grupo SmithCo inicia obras do Shopping ParkCity Sumaré

grupo-smithco-shopping-parkcity

Lojas Riachuelo, Lojas Americanas, Subway, Spoleto, Griletto, Parks & Games entre outras marcas já confirmaram a presença no primeiro shopping center da cidade
Desde a semana passada, máquinas e equipamentos da SRC Terraplenagem e Pavimentação estão trabalhando a todo vapor no terreno que irá abrigar o Shopping ParkCity Sumaré. Nesta primeira etapa, serão movimentados mais de 90.000 m³ de terra.
De acordo com o engenheiro civil responsável por esta fase, Marcel Moretti, a SRC realizou uma limpeza do terreno de 100 mil metros quadrados com a retirada de toda a camada vegetal, que foi enviada para uma área ambiental licenciada pela Prefeitura Municipal de Sumaré.
Para compensar e mitigar os impactos desta etapa da obra, foi aprovado junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Sumaré, o plantio de 364 mudas de árvores nativas e exóticas nesta etapa. Após finalizada a construção do empreendimento, serão plantadas outras 286 mudas dentro do projeto paisagístico.
Os serviços de terraplenagem devem se estender pelos próximos cento e vinte dias, podendo variar de acordo com as condições climáticas. Durante este período, cinco máquinas, um caminhão pipa e seis caminhões estarão a serviço do shopping.
Com investimentos de mais de R$ 200 milhões, e geração de mais de 1.200 empregos – na fase de construção – e mais de 2.200 vagas de trabalho após a inauguração, a estimativa é que o shopping seja aberto ao público em abril de 2016.
Com 212 lojas, sendo 5 âncoras, 5 megalojas, 2 restaurantes e 17 operações na Praça de Alimentação, em um terreno de 100 mil m², o empreendimento é fruto da parceria entre a SmithCo, com sede no Rio Grande do Sul e que atua como incorporadora no mercado imobiliário nacional e internacional há mais de 30 anos, e o Parque Industrial Brasileiro (PIB), um empreendimento industrial, logístico e administrativo, fundado em 1999 em Sumaré e proprietária do terreno, e Ad Shopping, maior administradora independente de shopping centers do País.

Primeiras lojas
Entre as lojas e estabelecimentos que já figuram no portfolio do Shopping ParkCity Sumaré, a Riachuelo e as Lojas Americanas já foram anunciadas como âncoras; a Subway, o Spoleto e o Griletto estarão na praça de alimentação, a Casa do Espeto será um dos restaurantes e a Parks & Games vai figurar como opção de lazer.

Sobre os empreendedores
Em atividades no mercado imobiliário nacional e internacional há mais de 30 anos, a SmithCo é uma empresa reconhecida por seu conceito empresarial diferenciado, como desenvolvedora e empreendedora de investimentos imobiliários de altíssima qualidade, localizados em mercados privilegiados.
Liderada por seu sócio fundador, Sr. Carlos Smith, a empresa, ao longo de suas três décadas de existência, adquiriu enorme experiência no mercado imobiliário nacional e internacional, inicialmente por meio de incorporações de torres residenciais e comerciais de alto padrão no Brasil, e posteriormente também no Uruguai, França e Suíça. A SmithCo já participou do desenvolvimento de empreendimentos como o Shopping Taboão, em São Paulo; o Shopping Grande Rio, no Rio de Janeiro; o Moinhos Shopping, no Rio Grande do Sul; e o Iguatemi Campina Grande, na Paraíba.
Parceiro no projeto, o Parque Industrial Brasileiro (PIB) é um empreendimento industrial, logístico e administrativo, fundado em 1999, em Sumaré. Em um terreno de 400 mil m² na entrada da cidade, os empreendedores constroem prédios sob encomenda e os alugam para empresas de primeira linha. Conta com infraestrutura completa, ruas para tráfego pesado, abastecimento de água, refeitório, segurança 24 horas etc.
Atualmente operam no PIB empresas como a St-Gobain – Sekurit, Arcelor – Aperam, Itron, Fedex – Cometa e Bravo – Syngenta. Os empreendedores do PIB investem em Sumaré há mais de 40 anos e possuem vários outros imóveis industriais para locação nessa região.

Administração e comercialização
Sob a gestão da AD Shopping, maior administradora independente de shopping centers do País, grandes marcas já confirmaram interesse e estão em negociação.
Com mais de 22 anos de experiência, a AD administra hoje um patrimônio de aproximadamente R$ 4,5 bilhões, proveniente dos 29 empreendimentos de seu portfólio. Com foco em planejamento e comercialização na gestão de shopping centers, a empresa viabiliza empreendimentos para torná-los rentáveis e conceituados perante o mercado.

Ficha técnica
Área Construída: 46.208,15 m²
Área Bruta Locável: 25.748,73 m²
Inauguração: Abril de 2016
212 lojas
5 âncoras
5 megalojas
17 operações de fast-food
2 restaurantes
Complexo de Cinema com 5 salas
1 Centro de Lazer
1.410 Vagas de Estacionamento (151 cobertas)

O terreno está localizado há 600 metros do trevo do Km 114 da Rodovia Anhanguera, na entrada principal da cidade de Sumaré. Próximo às Rodovias Anhanguera, Bandeirantes e D. Pedro, o shopping deve atrair os mais de 722 mil habitantes que estão na área de influência do empreendimento.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98