Nossa Região

Girafa morre em Parque de Americana

A Girafa se chamava “Sininho” e tinha 15 anos, foi doada por um zoológico de São Paulo quando tinha 1 ano. Segue o comunicado expedido pela Prefeitura de Americana sobre a morte do animal:

Comunicamos que na madrugada do dia 24 veio a óbito, no Parque Ecológico Municipal “Eng. Cid de Almeida Franco”, a exemplar fêmea de girafa (Giraffa camelopardalis), carinhosamente chama de “Sininho”. O animal que nasceu em 4 de setembro de 2001, no Zoológico de São Paulo, foi transferido para Americana em 22 de setembro de 2002. Veio para cidade juntamente com outra fêmea para período de adaptação.  Uma vez adaptada, sua companheira retornou a São Paulo em 19 de setembro de 2006.

Anuncio


Nos últimos 10 dias o animal apresentava sinais de mudança de comportamento e resistência alimentar, levando ao alerta de um possível problema. Iniciou-se, então, uma rotina veterinária de diagnóstico e tratamento. O animal é considerado uma espécie de difícil manejo em cativeiro, pelo grande porte, e em função de risco de anestesia, estava em observação pelos biólogos e veterinários. Sua alimentação foi, por várias vezes, modificada na tentativa de uma melhor ingestão da sua dieta.

Com o avançar da idade, estes animais passam a apresentar alguns problemas de saúde, como o desgaste dos dentes, que dificulta a apreensão e mastigação de alguns componentes de sua dieta em estado natural. Portanto, foram feitas várias tentativas de adaptação alimentar como cozer os alimentos mais duros e picar as verduras, oferecer outros tipos de folhas e suplementos alimentares.

A equipe do Zoológico de São Paulo foi acionada imediatamente para acompanhar o procedimento de necropsia e coleta de material para exames complementares que definirão a causa da morte.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo