Nossa Região

ETEC de Hortolândia recebe plantio de mudas

Área de convivência em torno do campo de futebol ganhou 45 mudas de espécies nativas, plantadas por estudantes e agentes municipais durante Semana de Integração dos alunos do Centro Paula Souza

“O que fazer com os pneus velhos? Onde e como descartar lâmpadas queimadas e materiais recicláveis? Não podemos descartar este tipo de material nas ruas e transformá-los em problema para a Prefeitura e a sociedade. Esta responsabilidade é também da comunidade. O combate ao Aedes é de todos nós. Não podemos deixar o mosquito proliferar”, afirmou o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, José Nazareno Gomes, o Zezé, durante a Semana de Integração dos alunos da ETEC de Hortolândia (Centro Estadual de Educação “Paula Souza”), no Jardim Santana. Nesta quinta-feira (09/02), 160 estudantes do Ensino Médio Integrado em Administração, Informática e Nutrição lotaram o anfiteatro da unidade para ouvir orientações sobre descarte consciente de resíduos e combate ao Aedes aegypti, agente transmissor de doenças como Dengue, Zika e Febre Chikungunya.

Anuncio


Além de fazer este alerta, o secretário convidou os jovens a participarem das ações ambientais da Prefeitura e a contribuírem para que Hortolândia seja exemplo nesta área. “O prefeito Angelo Perugini convocou todas as secretarias a participarem disto. A Prefeitura vai jogar duro para que possamos nos educar e viver em uma cidade mais sustentável, limpa e saudável. Todos precisam estar envolvidos neste compromisso e evitar o descarte incorreto de lixo, que gera tantos problemas”, afirmou, referindo-se ao Mutirão Ecológico, previsto para março e que envolverá toda a comunidade na limpeza e preservação das lagoas da cidade, com ações de educação ambiental.

Representando a Secretaria de Saúde, o biólogo da Vigilância Epidemiológica Marcos André Sella Filho falou sobre o ciclo de vida do mosquito e o combate incessante aos criadouros. A possibilidade de usar produtos químicos nos pratinhos de plantas para evitar o ciclo de vida do Aedes surpreendeu Nathália Porto, de 15 anos, estudante do 1° ano do integrado em Administração. “É bom rever algumas informações e saber mais. Não sabia que podíamos pôr vinagre, sal, cândida e outros produtos químicos nos pratinhos de plantas para matar as larvas do mosquito”, revela a jovem, surpresa. “Também não sabia que a fêmea é que é mais perigosa que o macho por transmitir as doenças.”

A colega de turma, Thuanny Fernandes, de 14 anos, ficou muito animada com a possibilidade de fazer a diferença, na própria casa e também dentro da escola, tanto no combate ao mosquito quanto na manutenção de um ambiente mais bonito e ambientalmente saudável. O descarte correto de resíduos, sob a ótica do comprometimento pessoal com um mundo melhor, foi o tema enfocado pelo agente de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Ricardo Zanoni. “Gostei de poder colaborar, porque sempre dizem que só os adultos podem fazer isso. Agora vemos que nós, jovens, também podemos colaborar com nossa cidade, com nossa escola e com os colegas de agora e os do futuro”, diz Thuanny.

Após as palestras, servidores públicos e estudantes da ETEC plantaram 45 mudas de 13 espécies de árvores nativas, como Flamboyant, Mirindiba rosa, Pitanga, Araçá, Calabura e Ipê (rosa, roxo e branco), na área de convivência em torno do campo de futebol.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo