Publicidade
Nossa Região

Deputado solicita suspensão de reajustes nas tarifas de água e esgoto da região

Preocupado com as famílias paulistas, principalmente aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social devido à pandemia, o deputado estadual Dirceu Dalben oficiou à ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) para que suspenda, imediatamente, os aumentos tarifários de água e esgoto autorizados nos meses de dezembro e janeiro para concessionárias e prestadoras de serviços que estão sob o controle da agência. Para Dalben, a medida deverá ser mantida até enquanto perdurarem os efeitos da pandemia da Covid-19, em suas mais diversas variantes.

“A majoração das tarifas dos serviços de água e esgoto trará consequências sociais relevantes. Muitas pessoas perderam seus empregos, não tendo condições de suportar o aumento expressivo que está sendo fixado pela ARES-PCJ. Em Sumaré, por exemplo, cidade onde eu moro, foi autorizado que a concessionária reajuste as tarifas em 13,7%. Muitas famílias certamente não conseguirão manter as contas em dia, o que pode ocasionar o corte dos serviços em plena pandemia, momento em que o saneamento básico é tão essencial. Além disso, o reajuste também pode comprometer a indústria e o comércio, que ainda tentam se estabilizar diante das dificuldades impostas pela disseminação da Covid-19. Desde o início da pandemia, temos defendido medidas que possam auxiliar os moradores paulistas, principalmente os de baixa renda, a concentrar-se no sustento básico e proteção de suas famílias. Continuamos nessa luta, contem sempre com nosso trabalho”, falou o deputado.

Além de Sumaré, a ARES-PCJ também autorizou em dezembro e janeiro o reajuste das tarifas de água e esgoto praticadas por concessionárias e prestadoras de serviços nas cidades de Campinas (15,92%), Santa Bárbara d’Oeste (9,85%), Itu (21,78%), Sorocaba (9,89%), Santa Rita do Passa Quatro (10,25%), São Carlos (14,94%), Araraquara (16,83%) e Luiz Antonio (15,48%). Também foi autorizado o reajuste da tarifa de esgoto em Vinhedo – o valor cobrado até então representava 60% do valor da tarifa de água e, agora, passará a representar 80%.

O deputado estadual Dirceu Dalben oficiou ao diretor geral da ARES-PCJ, Dalto Faveri Brochi, para que as resoluções que permitem esses aumentos sejam suspensas urgentemente, até enquanto perdurarem os efeitos da pandemia.

“Cessada a situação da pandemia, as empresas concessionárias poderão encontrar mecanismos jurídicos para suportar essa suspensão, sem que isso venha a causar prejuízo à nossa população”, finalizou o parlamentar. 

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...