Connect with us

Nossa Região

CAMPINAS: Viaduto Cury terá bloqueios totais na quinta e sexta-feira, dias 10 e 11

Publicado

em

Local passará por recapeamento e dois trechos terão interdição total entre 9h e 16h. Emdec programou três formas de desvio.

Em função dos trabalhos de recape no pavimento do Viaduto Miguel Vicente Cury, sob responsabilidade da Secretaria de Serviços Públicos, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) planejou uma operação especial de trânsito para orientar e auxiliar os condutores. Nesta semana, as intervenções viárias, com a necessidade de bloqueios totais em trechos do Cury, serão realizadas na quinta e sexta-feira, dias 10 e 11 de março, no período das 9h às 16h; ou seja, fora dos períodos de picos no trânsito, de manhã e à tarde.

Serão dois pontos de interdição total no Viaduto Cury. O primeiro, na entrada de ônibus para o Terminal Central, no trecho entre as avenidas Dr. Moraes Salles e Senador Saraiva, sendo este trecho de uso exclusivo dos ônibus do transporte público coletivo. E o segundo, na pista interna da Avenida Senador Saraiva, no acesso ao Cury. Também haverá interdições parciais no trecho do viaduto, entre a pista externa da Senador Saraiva e a Avenida João Jorge.

A Emdec programou três formas de desvio. Para os ônibus que acessam o Terminal Central, a entrada no local será feita pelo portão de saída, com a operacionalização do trânsito. Para os ônibus que seguem pela pista interna da Avenida Senador Saraiva, será realizada uma transposição para a pista externa da mesma avenida, a partir do cruzamento com a Avenida Campos Sales. E para os demais veículos que seguem pela pista interna da Avenida Senador Saraiva, desvio pela pista interna da Avenida Dr. Moraes Salles, Rua José Paulino e Avenida Benjamin Constant, com a opção de entrar na pista externa da Avenida Senador Saraiva ou seguir pela via em direção ao Túnel Joá Penteado.

A Emdec orienta aos motoristas que evitem, caso possível, a circulação pela região durante os períodos de interdições. Agentes da Mobilidade Urbana irão operacionalizar e monitorar o trânsito na região.

Dúvidas sobre a circulação podem ser esclarecidas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”. Para chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD, o telefone é (19) 3731-2910.

Mais interdições

Na próxima semana, nos dias 14, 15 e 16 de março (de segunda até quarta-feira), as interdições no Viaduto Miguel Vicente Cury ocorrem no trecho entre as avenidas Dr. Moras Salles e João Jorge; também entre 9h e 16h.

Nossa Região

Região de Campinas tem mais de 200 colisões contra postes entre janeiro e abril deste ano

Publicado

em

Campinas, Piracicaba e Hortolândia lideram o ranking. Em 2021, região teve 1.027 colisões

Os casos de colisão de veículos contra postes continuam altos na região de Campinas. Um levantamento da CPFL Paulista, que compreende 33 cidades da região, mostrou que foram 287 colisões entre janeiro e abril deste ano e chama atenção para o assunto, principalmente durante o mês da campanha de conscientização no trânsito – Maio Amarelo. O número é 11,1% menor que os 323 casos registrados no mesmo período do ano passado, mas, ainda assim, as ocorrências continuam em um patamar elevado.

Apesar disso, em algumas cidades houve crescimento dos casos. Em Campinas, por exemplo, foi registrado crescimento de 14,5% na comparação do primeiro quadrimestre de 2021, quando foram 69 colisões, com o mesmo período de 2022, que teve 79 ocorrências. Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré também tiveram elevação no mesmo período.

“A elevação dos casos de colisões contra postes foi verificada em várias cidades nos primeiros quatro meses deste ano. Isso nos preocupa e reforça a necessidade de trabalharmos o assunto de maneira preventiva e buscando a conscientização dos motoristas. Durante o Maio Amarelo, a CPFL Energia chama ainda mais a atenção para este tema, que é uma questão de segurança essencial”, afirma o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia, Marcos Victor.

As colisões registradas entre janeiro e abril de 2022, na região de Campinas, resultaram em ocorrências de interrupção no fornecimento de energia que demandaram, em média, 2,26 horas de serviços da companhia. Isso inclui, basicamente, a substituição de poste, reconstrução de rede de distribuição e restabelecimento da energia. Dependendo da gravidade do acidente, as equipes de campo precisam também aguardar a realização dos trabalhos da perícia policial para poder então iniciar o trabalho de manutenção. 

Conheça o ranking 10 cidades com o maior número de ocorrências na região de Campinas:

Guardião da Vida. Considerando o impacto do assunto para a população, seja na segurança do trânsito, seja na qualidade do fornecimento de energia, a CPFL Energia, por meio da campanha Guardião da Vida, incentiva a discussão sobre o tema, a fim de promover uma reflexão sobre as atitudes no trânsito que poderiam ser evitadas, reduzindo acidentes e salvando vidas. 

Como parte do apoio ao movimento Maio Amarelo, a campanha Guardião da Vida promove ações que visam estimular a comunidade a adotar atitudes mais seguras como parte responsável pela vida de outras pessoas. Isso inclui palestras realizadas em escolas, associações de bairro, sindicatos de classe e empresas.

Além do risco à segurança, os responsáveis pelos acidentes contra postes podem amargar prejuízos financeiros. Nos casos em que a distribuidora identifica o culpado legal, este deve arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária. A substituição de um poste pode variar, dependendo do modelo, entre R$ 2 mil e R$ 3 mil.

Essa diferença leva em consideração os equipamentos instalados tanto pela distribuidora de energia como pelas empresas que ocupam a estrutura. Por exemplo, um poste com iluminação pública simples tem menor valor que aquele que sustenta um transformador de energia e equipamentos de telecomunicação.

Confira, a seguir, dez dicas da campanha Guardião da Vida para tornar o trânsito um ambiente mais seguro:

1. Mantenha o veículo com a manutenção em boas condições, verificando o estado dos pneus, dos freios, dos faróis e dos retrovisores; 

2. Não dirija sob o efeito do álcool, remédios ou qualquer outra substância tóxica; 

3. Quando estiver dirigindo, cuidado com o farol alto. Você pode ofuscar a visão do motorista na via de sentido oposto; 

4. Respeite sempre a sinalização de trânsito e os limites de velocidade das vias, em qualquer dia, local e horário; 

5. Respeite os pedestres e sempre use cinto de segurança e capacete, para motociclistas; 

6. Não use celular quando estiver dirigindo. Além de colocar em risco a vida dos pedestres e outros motoristas, a infração para quem é pego usando o celular na direção é considerada gravíssima; 

7. Em caso de manobras, sinalize para os pedestres e os demais motoristas; 

8. Sempre mantenha distância segura do veículo à frente; 

9. Fique atento às condições da pista e do clima. Em caso de pista molhada ou de neblina, dirija com cuidado. Diminua a velocidade e mantenha a distância dos demais veículos;

10. Em caso de acidente com poste, se houver queda de cabos, procure ficar no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento por parte das equipes da empresa.

Continue Lendo

Nossa Região

Frio de 6ºC chega na região de Campinas

Publicado

em

frio

A previsão para a quarta-feira é de temperaturas ainda mais baixas, devido ao avanço do ar de origem polar: a mínima está prevista para 6ºC, mas poderá ficar abaixo disso em alguns pontos, especialmente em áreas rurais, o que possibilita geada fraca. A máxima está prevista em 15ºC.

A interação da borda do anticiclone pós-frontal (massa de ar de origem polar) com o avanço da tempestade subtropical Yakecan (que deverá se formar entre hoje e amanhã) pelo litoral da região sul do país até próximo ao litoral paulista na tarde da quarta-feira proporcionará ventos de forte intensidade, com velocidades médias sustentadas em torno de 34 a 40 km/h na região, e rajadas ocasionais de até 70 km/h entre o final de tarde e início da noite, o que já causa riscos de danos, como quebra de galhos de árvores e destelhamento, especialmente em construções mais precárias.

A tendência para a quinta-feira é semelhante: predomínio de sol, e alguns períodos de céu parcialmente nublado. Temperaturas entre 6 e 16ºC, e os ventos, apesar de mais fracos, ainda poderão ter momentos de intensidade moderada. Nos dias seguintes, as temperaturas voltam a subir gradativamente, mas deverão permanecer abaixo da média para o período até o começo da próxima semana.

Continue Lendo

Nossa Região

Frio de até 4 graus é esperado para esta semana, confira:

Publicado

em

frio

Ainda não chegamos ao inverno, mas vamos presenciar a semana mais gelada do ano. Então, as temperaturas prometem cair. Mantenham os casacos e guarda chuvas a postos e vamos para nossa previsão do tempo.

Confira a temperatura para a semana de acordo com o ClimaTempo

  • Segunda (16 de Maio)

Temperatura: entre 15° e 22°

Chuva: 8mm (probabilidade de 90%).

Vento a 10km/h

Umidade relativa do ar: entre 44% e 99%

  • Terça (17 de Maio)

Temperatura: entre 10° e 20°

Vento a 12Km/h

Umidade relativa do ar: entre 27% e 95%

  • Quarta (18 de Maio) 

Temperatura: entre 4° e 16°

Vento a 20Km/h

Umidade relativa do ar: entre 33% e 80%

  • Quinta (19 de Maio) 

Temperatura: 6° e 17°

Vento a 16Km/h

Umidade relativa do ar: entre 42% e 91%

  • Sexta (20 de Maio) 

Temperatura: entre 4° e 18°

Vento a 12Km/h

Umidade relativa do ar: entre 41% e 87%

  • Sábado (21 de Maio) 

Temperatura: entre 7°e 19°

Vento a 13Km/h

Umidade relativa do ar: entre 41% e 91%

  • Domingo (22 de Maio) 

Temperatura: entre 8° e 20°

Vento a 14Km/h

Umidade relativa do ar: entre 38% e 89%

Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Populares