Connect with us

Nossa Região

Campinas promove terceira edição de mutirão para renegociar dívidas e limpar o nome

Publicado

em

O consumidor de Campinas e região tem mais uma oportunidade para renegociar suas dívidas e limpar o nome. A ACIC – Associação Comercial e Industrial de Campinas, em parceria com a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), realizará de 28 de novembro a 10 de dezembro a terceira edição do “Acertando suas Contas”, importante iniciativa de promoção da sustentabilidade do crédito no país.

Reconhecido pelo seu pioneirismo ao associar oportunidades de renegociação de dívidas com orientações sobre Educação Financeira às famílias brasileiras, o “Acertando Suas Contas” é realizado pela Boa Vista SCPC desde 2010.

 A vice-presidente da ACIC, Adriana Flosi, lembra que mais de 8 mil pessoas procuraram a entidade na campanha de 2015. “Já se tornou uma tradição na cidade. Os consumidores conseguem renegociar seus débitos com descontos diferenciados e podem, dessa forma, recuperar o crédito. Já os lojistas e prestadores de serviço conseguem recuperar recursos importantes. Tudo isso beneficia toda a cadeia do mercado”, avalia Adriana.

A inadimplência do consumidor na cidade de Campinas apresentou uma expansão de 4,19% no acumulado do ano, de acordo com os dados do SCPC. Na comparação interanual de outubro, contra o mesmo mês do ano anterior, houve um aumento de 4,20%, e na avaliação mensal (contra o mês anterior), aumentou cerca de 5,50%.

Segundo avaliação do Departamento de Economia da ACIC, 55% do total do 13º salário é reservado para o pagamento de dívidas, justamente para ter o nome reabilitado nessa importante época do ano, por isso o “Acertando suas Contas” se torna um importante aliado aos que desejam ficar em dia com as contas para voltar a ter acesso ao crédito para as compras de fim de ano. 

Alívio nas Contas

O economista do Departamento de Economia da ACIC, Victor Faidiga afirma que esse é um momento único para que os consumidores possam acertar suas contas na atual conjuntura econômica de retração. “Recentemente, a soma de juros altos, escassez de crédito e a queda na renda do consumidor – esta última puxada pelo alto nível de desemprego e inflação, faz com que essa oportunidade de renegociação de dívidas ganhe extrema importância”, disse. 

Ele ressalta ainda que o consumidor pode se preparar para os gastos de fim de ano e também para o início de 2017, quando há custos sazonais, como IPVA, material escolar e matrícula escolares.

Na cidade, o “Acertando suas Contas” acontecerá na sede da ACIC (Rua José paulino, esquina com Avenida Dr. Campos Sales – Centro), com atendimento das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados (dias 3 e 10) 

O público será atendido gratuitamente por uma equipe devidamente treinada. Cada consumidor será orientado em como proceder na renegociação da dívida e receberá informações que o ajudarão a evitar o endividamento excessivo que pode levá-lo novamente à inadimplência.

Os interessados deverão comparecer ao local do evento portando um dos seguintes documentos pessoais: RG, CPF ou CNH. No local, os consumidores receberão a consulta gratuita do CPF para identificação do valor da dívida e do nome do credor. Também neste atendimento, os consumidores verificarão a relação das empresas participantes do “Acertando suas Contas”. 

Acertando suas Contas”

Iniciativa pioneira da Boa Vista SCPC, o “Acertando suas Contas” já beneficiou, desde seu início em 2010, mais de 855 mil famílias, possibilitou 368 mil renegociações de dívidas e distribuiu 800 mil guias de orientação financeira em 70 mutirões realizados em 55 cidades do país.

Neste ano, além de Campinas, as cidades de Indaiatuba, São José dos Campos e São José do Rio Preto, todas no estado de São Paulo, também realizarão o “Acertando suas Contas”. Na cidade de São Paulo, o evento será realizado de 25 de novembro a 3 de dezembro, no estacionamento do Shopping Light, no centro da cidade.

AGENDA

Campanha “Acertando suas Contas” em Campinas

Realização: ACIC – Associação Comercial e Industrial de Campinas.

Data: de 28 de novembro a 10 de dezembro de 2016.

Horário: das 9h às 18h (segunda a sexta-feira) e das 8h às 12h (sábados).

Endereço: Avenida Dr. Campos Sales, 755 – Centro – Campinas.

Documentos necessários: RG, CPF ou CNH.

Nossa Região

Jovem de 22 anos desaparece em Paulínia

Publicado

em

Henrique Augusto de Oliveira, de 22 anos, desapareceu do Abrigo do Bem, na cidade de Paulínia, no último dia 19 de Maio.

O garoto foi levado para a clínica, onde ficou internado, um dia antes, pela mãe. Segundo o Boletim, feito na delegacia de Hortolândia, Henrique foi visto pela última vez às 15h30.

O boletim de ocorrência foi feito em 22 de Maio e uma página no Facebook chamada Ceia do Recanto pede ajuda e deixa o telefone (11) 99823-3968, para qualquer informação.

A mãe, Lucélia, pede todo apoio e ajuda, pois encontra-se desesperada. 

Continue Lendo

Nossa Região

Americana ganha Indústria química que deve gerar 350 empregos

Publicado

em

Americana irá receber uma nova empresa, que será instalada na área da antiga Polyenka, na região do Salto Grande. Trata-se da Produs, ligada ao grupo Labsynth Farmoquímica, de Diadema, Grande São Paulo, com mais de 35 anos de atuação no mercado e especializado em produção de insumos para indústrias farmacêuticas, cosméticas, alimentícias, entre outras.

A área da Polyenka compreende 143 mil metros quadrados, e o projeto prevê que as instalações ocupem 58 mil metros quadrados, destes, 10 mil metros quadrados para estoque e demais operações da fábrica.

Com investimentos de cerca de R$ 100 milhões, a expectativa é de que a indústria comece as atividades no início de 2023. Em até 5 anos, a estimativa é de que sejam gerados 350 empregos diretos na planta.

Representantes da empresa estiveram com o prefeito de Americana, Chico Sardelli, nesta terça-feira (24), com o vice-prefeito Odir Demarchi, com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros, e o secretário de Habitação, Luiz Carlos Cezaretto. “Fico feliz, obrigado por acreditarem em Americana. Temos sido parceiros de quem quer investir na cidade. Só existem duas formas de se aumentar a arrecadação: ou com aumento de taxa e impostos ou facilitando investimentos. Nós preferimos aumentar investimentos. É para isso que estamos trabalhando, para desenvolver economicamente a cidade e gerar empregos. Americana precisa. Americana agradece”, disse o prefeito.

Segundo o diretor da empresa, Mario Antônio da Silva Gomes, um dos motivos de Americana ter sido escolhida é a localização: “É excelente, é perto da rodovia, perto dos centros universitários, a própria cidade de Americana tem mão de obra, a região é muito favorável”, explica o diretor.

“É uma felicidade para Americana receber mais uma empresa, que vem da Grande São Paulo para cá e adquiriu uma área muito importante na história da cidade”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros.

Continue Lendo

Nossa Região

Seis municípios da RMC receberão recurso extra do governo estadual para combater a dengue

Publicado

em

dengue

A iniciativa faz parte do Plano de Contingência para a prevenção e controle da disseminação da Dengue, Zika e Chikungunya

O governo estadual está investindo R$ 10,7 milhões para ajudar prefeituras no controle da dengue, zika e chikungunya. Os 291 municípios beneficiados foram selecionados com base nos indicadores epidemiológicos e entomológicos. Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), seis cidades estão no “pacote”: Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Paulínia, Holambra, Monte Mor, e Santo Antonio de Posse.

Os recursos serão utilizados em ações de combate à disseminação do mosquito transmissor e monitoramento dos casos notificados. A iniciativa faz parte do Plano de Contingência para a prevenção e controle da disseminação da Dengue, Zika e Chikungunya.

O Estado de São Paulo registrou, em 2022, 153 mil casos de dengue e 119 óbitos. Em 2021, no mesmo período, foram contabilizados 117 mil casos de dengue e 44 óbitos. Até o momento, os municípios paulistas contabilizam 174 casos confirmados de chikungunya e dois casos de zika, sem nenhum óbito.

“O investimento é fundamental para diminuir os casos de dengue em todo Estado. Além de ser uma questão de saúde pública, é de extrema importância conscientizar a população sobre a importância de evitar novos focos de ovos do mosquito transmissor”, afirma a Diretora de Vigilância Epidemiologica, Tatiana Lang.

O Plano de Ação tem como objetivo intensificar as visitas domiciliares aos imóveis para a eliminação de potenciais criadouros existentes, realizar a nebulização ambiental, para eliminação de insetos infectados e mobilizar a população na adoção de medidas para evitar criadouros nas residências.  Essas atividades são conduzidas pelos municípios, com apoio técnico do Governo de SP.

PREVENÇÃO. O enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti é uma tarefa contínua e coletiva. As principais medidas de prevenção são: deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulam água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja mais bem ajustado ao vaso; descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura.

Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Populares