Connect with us

Nossa Região

Caminhão Ecoarte faz itinerância com circuito de atividades ligadas à sustentabilidade

Publicado

em

Ecoarte

Patrocinado pela Tetra Pak, caminhão vai passar por Monte Mor (SP) e Ponta Grossa (PR) e São Paulo (SP) e deve impactar cerca de 7 mil pessoas

Imagine uma carreta multicultural levando um circuito de atividades ligadas à sustentabilidade? Esse é o Caminhão Ecoarte. O projeto será realizado em agosto, passando por cidades do estado de São Paulo e do Paraná. A iniciativa é da NTICS Projetos, patrocinada pela Tetra Pak.

“Vamos usar o lúdico, as dinâmicas de grupo, teatro e até atividades no metaverso para conscientizar, principalmente, as crianças e os jovens, do poder que eles têm na construção de um planeta mais saudável, a partir da transformação do ambiente onde eles vivem”, diz Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação e ESG da NTICS.

A primeira parada do Caminhão Ecoarte Itinerante é no município de Monte Mor, na praça Linhão da Paulista, no dia 7 de agosto. Depois, ele segue para Ponta Grossa (PR), com atividades no dia 14 de agosto, no Parque dos Lagos. O último destino é São Paulo, no dia 25 de agosto.

A proposta do projeto é levar até a população atividades que mostrem a importância do consumo consciente e da reciclagem dos resíduos. Em Monte Mor e Ponta Grossa, além da atividade ao ar livre para todos, o caminhão vai passar pelas escolas, impactando crianças da rede pública de ensino entre 6 e 12 anos.

“A sustentabilidade é um dos pilares do nosso negócio e, por meio de ações como esta, queremos levar conscientização às novas gerações sobre a reciclagem das embalagens longa vida e a importância da separação e descarte adequado dos resíduos”, diz Valéria Michel, diretora de Sustentabilidade da Tetra Pak Brasil e Cone Sul.

Em todas as cidades serão montados circuitos de atividades com seis estações com interações, jogos e muita diversão. Na primeira estação os participantes serão convidados a repensar em suas atitudes diárias, com uma breve introduçãosobre reciclagem e ressignificação dos resíduos sólidos.

Nas outras estações, o público será convidado para atividades com materiais reciclados, vídeos imersivos sobre o processo da reciclagem, jogos de tabuleiro e terá acesso a objetos feitos a partir de materiais reciclados, além de experiência com realidade virtual e oficina teatral interativa. 

Além de toda a programação, o Caminhão Ecoarte Itinerante ainda traz uma exposição com imagens de artistas brasileiros, ligadas ao tema da reciclagem e sustentabilidade. A exposição também acontece dentro do caminhão, e as obras foram escolhidas por curadores da NTICS e fazem parte da itinerância. “Valorizamos toda forma de contribuição por um planeta melhor, e a arte é uma expressão genuína do artista”, diz Ana Carolina Xavier. A exposição tem 30 obras de artistas do Brasil.

A participação das atividades no Caminhão Ecoarte Itinerante é gratuita e acontece das 9h às 14h. Para saber mais sobre as estações e como participar, acesse: https://ntics.com.br/ecoarte/home

Sobre a Tetra Pak

A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países ao redor do mundo. Com mais de 25.000 funcionários, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM™” reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja.

Sobre a NTICS Projetos

Em 2022, a NTICS Projetos celebra 20 anos promovendo o desenvolvimento sustentável através de projetos e soluções inovadoras. Desde sua fundação, a empresa já desenvolveu mais de mil projetos, impactando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas.

A atuação da NTICS Projetos no Brasil tem como prioridade 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parceiras e Meios de Implantação).

Baseada em São Paulo (BRA), Flórida (EUA) e Deutschland (GER), há três anos, a NTICS Projetos têm aprofundado os projetos nos temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e desde 2018 direcionam esforços quanto ao alinhamento dos projetos para os ODS propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas) no Brasil e Estados Unidos.

A ambição para os ODS da empresa é a de levar projetos inovadores e sustentáveis para 3,7 milhões de crianças e adolescentes (10% dos alunos matriculados no ensino público do Brasil) até 2025.

Como parte das comemorações de 20 anos, a NTICS Projetos patrocinou o projeto Impacta ODS, que prevê a distribuição dos Almanaques dos ODS da Turma da Mônica.

Nossa Região

Caterpillar anuncia investimento milionário em Piracicaba

Publicado

em

Caterpillar

A Caterpillar Brasil inaugurou no começo de Agosto (08/08), a sua nova linha de montagem de motoniveladoras na unidade de Piracicaba, localizada no Km 157 da rodovia Luiz de Queiroz, no Unileste. Com 11 mil metros quadrados, a nova linha permitirá à unidade produzir as novas gerações de motoniveladoras, abastecendo o mercado brasileiro e garantindo a exportação para cerca de uma centena de países, em um ciclo de investimentos da ordem de R$ 600 milhões, que deve ser concluído até 2023.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente da Caterpillar Brasil, Odair Renosto, do vice-presidente senior, Frederic Istas, do prefeito Luciano Almeida e do secretário de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo (Semdettur), entre outras autoridades.

Luciano Almeida lembrou que a Caterpillar já faz parte da história do município, como uma grande parceira que ajuda a elevar o nome de Piracicaba, seja na geração de emprego e renda, seja na produção de tecnologia como líder mundial na fabricação de equipamentos de construção e mineração. “São notícias como essas que mostram que a nossa cidade e o nosso país estão no caminho certo rumo à recuperação econômica”, destacou o prefeito.

NOVA LINHA 

A linha de montagem de motoniveladoras da Caterpillar em Piracicaba é 50% maior que a anterior e incorpora avanços industriais que a torna mais eficiente e rápida. Ocupando uma área de 11 mil metros quadrados, a linha possui 27 novas pontes-rolantes com rádio controle, conta com sistema automático de controle das etapas de montagem, novo conceito de ‘hot-teste’ sem cabine e sistema ‘smart mover’ em vez de trilhos nas linhas. Recebeu ainda piso com gradil coletor de resíduos para a contenção de derrame acidental de óleos, entre outras tecnologias.

Continue Lendo

Nossa Região

Cervejaria de Amparo conquista quatro medalhas em um dos maiores concursos cervejeiros do mundo que acontece em Londres

Publicado

em

Ashby

Recentemente foram divulgados os vencedores da primeira etapa do World Beer Awards 2022. A premiação é considerada uma das competições mais importantes no mundo todo do mercado cervejeiro. O World Beer Awards acontece em duas etapas, sendo que a primeira seleciona as melhores cervejas de cada país participante. Depois, acontece uma outra etapa em Londres, onde os vencedores de cada país competem entre si pelo título de melhores de mundo. No total, 120 cervejarias brasileiras renomadas foram classificadas nesse primeiro estágio da competição, como é o caso da cervejaria Ashby, de Amparo, interior do estado de São Paulo.

A marca foi fundada em 1993 e ficou conhecida nacionalmente por ser a primeira micro cervejaria do Brasil. A Ashby possui mais de dez cervejas em seu portfólio, sendo que no World Beer Awards desse ano, a empresa conquistou quatro medalhas no total. A Ashby American Pale Ale conquistou medalha de ouro. Feita com lúpulos cítricos e florais, ela é uma cerveja refrescante e com amargor médio. Essa é a segunda medalha de ouro conquistada pela Ashby APA em uma premiação. A primeira foi ano de 2016, na Copa Cervezas de America. Já a Ashby Weiss, cerveja de trigo que possui espuma cremosa e duradoura, além de aroma frutado com notas de cravo e banana, levou prata esse ano.

Ela também já tinha sido premiada anteriormente em outros concursos de cerveja, inclusive com uma medalha de ouro na Copa Cervezas de America 2018. Outro rótulo premiado na edição desse ano do World Beer Awards foi a Ashby Puro Malte. Sua produção foi feita com 100% malte de cevada importado e quatro tipos de lúpulos americanos e alemães. Nesse ano, ela conquistou medalha de bronze no World Beer Awards, mas ela já tinha sido premiada na edição de 2019 do mesmo concurso com medalha de prata.

A Ashby British Strong Ale também conquistou medalha de bronze na primeira etapa do concurso esse ano. Conhecida por ser uma legítima puro malte ela carrega a mais pura tradição das ales inglesas, com quatro tipos de malte e lúpulos aromáticos, que oferecem sabores de amêndoas e frutas amarelas. Em 2016, ela levou medalha de ouro na Copa Cervezas de America. Somente nesse ano, a Ashby já foi premiada sete vezes.

“Temos muito orgulho de saber que as cervejas que nós produzimos com tanta qualidade e dedicação então sendo contempladas com prêmios em concursos renomados no Brasil e no mundo, e isso acaba sendo até uma motivação para seguirmos sempre aprimorando nossas receitas e buscando cada vez mais inovação e empenho, pois o nosso orgulho é saber que somos uma porta de entrada para quem está descobrindo o universo das cervejas especiais”, afirma Scott Ashby, fundador da marca.

Sobre a Ashby

Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar, na cidade Amparo, SP, a primeira Micro Cervejaria do Brasil, a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos EUA. Scott, físico, apaixonado por cervejas, ingressou no curso Cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.

E a diferenciação da empresa já começou quando pensou em montar uma fábrica na cidade de Amparo, SP, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 95% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso, a Ashby, escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar.

Foi graças à Ashby que o cenário do mercado nacional começou a experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes era privilégio para poucos.

Continue Lendo

Nossa Região

Campinas confirma mais três casos de monkeypox

Publicado

em

Por

variola

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou nesta quinta-feira(11) mais três casos de varíola dos macacos. O total de casos chega agora a 30.

A região metropolitana de Campinas soma 41 casos da varíola nas seguintes cidades: Campinas 30; Jaguariúna 2; Indaiatuba 2; Paulínia 2; Hortolândia 1; Americana 1; Vinhedo 1; Amparo 1; Valinhos 1;

Em Campinas, 14 casos foram classificados como importados, de acordo com a Secretaria de saúde da cidade. 13 com transmissão na própria metrópole.

Ainda segundo a pasta, 13 saíram do isolamento, e os demais estão sob acompanhamento ambulatorial, sem gravidade e com boa evolução.

Sintomas

O principal sintoma é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus;
– Caroço no pescoço, axila e virilhas;
– Febre;
– Dor de cabeça;
– Calafrios;
– Cansaço;
– Dores musculares.

Pessoas infectadas devem permanecer isoladas até que as “casquinhas” das lesões caiam, o que demora cerca de 21 dias.

Os contatos próximos devem monitorar o aparecimento de sintomas e evitar o contato físico com outras pessoas.

Cuidadores e familiares não devem tocar em lesões e ter cuidado ao manipular roupas, lençóis e toalhas que foram usados pela pessoa infectada.

Prevenção


– Evitar contato direto com lesões características.
– Lavar com frequência das mãos ou uso de álcool em gel.
– Limpar com frequência as superfícies de alto contato.
– Usar máscara em locais com aglomerações de pessoas.
– Evitar situações de contato físico pele a pele em ambientes com aglomeração.
– Usar fontes confiáveis para ter informações sobre a doença.

Continue Lendo

Noticias

Populares