Nossa Região

Bondinho do Taquaral volta a operar em outubro

Único veículo disponível na área de lazer de Campinas quebrou em maio.
Administração justifica que dificuldade de conserto foi de encontrar peças.

Após atraso de 4 meses, bondinho do Taquaral volta a operar em outubro

Suspenso desde o dia 19 de maio, após o único veículo em funcionamento quebrar, o passeio turístico com os bondes na Lagoa do Taquaral, uma das principais áreas de lazer público de Campinas (SP), deve voltar a funcionar em um mês. Apesar da demora para fazer os reparos e o vencimentos dos prazos – a promessa era de que em 20 dias o serviço retornaria – a Prefeitura garante que pelo menos um dos bondinhos dever voltar a funcionar até a segunda quinzena de outubro e os outros dois, que quebraram em 2010 e 2012, respectivamente, até o final de novembro.

Além dos três veículos, um quarto, que também quebrou em 2010. O veículo foi enviado para uma oficina no Parque Oziel para ter os equipamentos restaurados e desapareceu. O “sumiço” ocorreu durante o mandato do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT), cassado em 2011 por corrupção, e, desde o início deste ano, a Administração nunca mais teve notícias dele. Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, um processo foi aberto pelo Departamento de Processos Disciplinares Investigatórios (DPDI) para apurar o caso.

O passeio com os bondinhos funcionavam aos finais de semana e feriados. Segundo a Prefeitura, cerca de 40 mil pessoas utilizavam o serviço entre sábados e domingos. O bancário Roberto Mendes tem dois filhos, de 6 e 4 anos, e utilizava o veículo em passeios no Taquaral. “Campinas já não é uma cidade que tenha muitas opções de lazer. O passeio com os bondes era uma ótima opção para distrair as crianças. Espero que a Prefeitura entenda isso”, disse.

Já a vendedora Eliete Magalhães afirmou que espera que dessa vez o prazo dado pela administração municipal seja cumprido. “Quando quebrou o último bondinho, em maio, eles disseram que em 20 dias iria estar arrumado e rodando novamente. Agora o prazo é outubro, espero que cumpram”, contou.

Justificativas

O secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Dimas Paulela, afirmou que o atraso aconteceu porque as peças que serão trocadas nos bondes são difíceis de encontrar. Além disso, ele afirmou que o último veículo que foi quebrado apenas fundiu o motor e os reparos já estão sendo feitos. “O bondinho que quebrou em maio teve apenas o motor quebrado. O problema é que as peças são raras de achar porque os bondes têm mais de cem anos”, afirmou.

Em relação aos que quebraram em 2010 e 2012, Paulela disse que a reforma foi maior porque precisou trocar toda a estrutura dos bondes, como chassi, motor, suspensão, que estavam estragadas pelo desgaste. O secretário também lembrou a demora para sair a licitação da empresa que iria realizar os reparos. “Esses outros dois é uma reforma mais completa, precisa trocar toda a parte de dentro, o problema era maior. O trabalho é tudo artesanal, mas já está em fase final, fica pronto em novembro”, disse.

Em relação ao quarto bonde, que está desaparecido, a secretaria afirmou que está apurando o que aconteceu depois que o veículo foi enviado para o ferro-velho no Parque Oziel. A carroceria dos outros três veículos estão em um hangar na Lagoa do Taquaral, já as peças foram levadas para uma oficina em Hortolândia (SP).


Caravela

Outra atividade de lazer suspensa na Lagoa do Taquaral é a réplica da Caravela da Anunciação, que Pedro Álvares Cabral usou para chegar ao Brasil. Abandonada há cinco anos após afundar, a estrutura terá uma reforma orçada em R$ 2 milhões, mas não vai voltar para a água. O navio será encaixado em um deque que será construído.

A estrutura terá 60 metros de extensão por cinco metros de largura, que abrigarão mesas e bancos. Manter a embarcação fora da água ajudará na preservação do material, segundo a Secretaria de Serviços Públicos.

Paulela afirmou que a caravela já está no quinto mês de reforma e que diariamente uma equipe de seis carpinteiros trabalham na realização dos reparos. “Executamos já toda a parte inferior, que se chama de caverna, estava tudo podre, agora estamos trabalhando na parte do convés”, afirmou.

Números

De acordo com a Prefeitura, a primeira parte da reforma da caravela deve ficar pronta até março de 2014 e o prazo total para a nova estar disponível é de até dois anos. O navio tem 29,65 metros de extensão por 8,64 metros de altura e seu peso é estimado em 75 toneladas. São cinco andares, contando com o porão. A embarcação possui três velas triangulares e foi inaugurada em 1972, após dois anos em obras.

Nesta reforma serão usadas 300 pranchas de garapeira (tipo de madeira nobre), 300 pranchas de castanheira, 600 pregos navais, mil parafusos e 400 hastes rosqueáveis. Dez carpinteiros e um arquiteto vão trabalhar na reforma.

A caravela em reformas na Lagoa do Taquaral, em Campinas

FONTE: G1



Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...