A deputada estadual Ana Perugini (PT) questionou o Governo do Estado em relação à redução das frotas de trens e ônibus, nas regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, respectivamente. Em requerimento protocolado na Assembleia Legislativa, a parlamentar pediu levantamentos detalhados à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos sobre quantidade de composições e veículos em operação nas duas regiões, antes e depois da pandemia de Covid-19.
Os questionamentos, feitos pela deputada no âmbito da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Alesp, foram publicados na edição da última quinta-feira (5 de maio) do DOE (Diário Oficial do Estado) e são direcionados ao secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve.
No documento, a parlamentar cita a redução de trens da Linha 15-Prata do monotrilho, também questionada pelo Ministério Público que, assim como outras linhas do monotrilho, opera sob concessão da iniciativa privada. “Desde a formalização dos contratos de concessão, os registros de falhas operacionais somam mais de 900 ocorrências. Além disso, a redução da frota, que não foi regularizada após a pandemia, tem gerado superlotação e atrasos que prejudicam os usuários do sistema”, afirmou Ana Perugini.
A situação do transporte metropolitano na região de Campinas também é alvo do requerimento número 204/2023. A parlamentar afirma, com base em dados da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), que, nos últimos cinco anos, houve redução de 22,7% na frota que opera 151 linhas na região.
“O balanço apontou que, em 2018, a frota era de 418 ônibus, enquanto que, no ano passado, caiu para 323. O volume de passageiros também caiu entre 2018 e 2020, mas voltou a aumentar em 2021 e 2022. No entanto, a quantidade de coletivos não acompanhou a alta e diminuiu em cinco anos”, apontou a deputada.
Além de solicitar dados comparativos das frotas, a deputada questiona o governo estadual se houve aplicação das sanções contratuais, devido à redução de trens e ônibus, e se há previsão de revisão dos contratos firmados com as empresas concessionárias.
De acordo com a deputada Ana Perugini, o requerimento de informações encaminhado STM faz parte de suas prerrogativas enquanto parlamentar e membro efetivo da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Assembleia.
“Temos acompanhado no noticiário a situação dos acidentes e superlotação de trens, em São Paulo. Na região de Campinas, temos sido procurados por vereadores e moradores que relatam o aumento do tempo de espera nos pontos de ônibus devido à supressão de linhas e à redução da frota de ônibus. Por meio desses questionamentos, queremos aferir o problema e pedir providências ao governo estadual para aumentar o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras ao transporte publico”, justificou Ana.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no Portal Hortolândia não representam necessariamente a opinião editorial do Site. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste site não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste site, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste site têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.








