Connect with us

Nossa Região

Ana Perugini propõe esforço para acabar com ‘gargalos’ no transporte metropolitano

Publicado

em

Ana Perugini

Melhorar o transporte metropolitano, tornar o sistema Cross mais eficiente e transparente e defender a manutenção do controle da Sabesp pelo Governo do Estado serão as prioridades da deputada estadual Ana Perugini (PT) na Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Assembleia Legislativa de São Paulo. A parlamentar é membro efetivo do grupo técnico, que foi instalado na manhã de quinta-feira (27).

Durante a abertura dos trabalhos da comissão, a deputada propôs aos integrantes uma atuação com olhar para as nove regiões metropolitanas do estado, incluindo as de Jundiaí, Piracicaba e São José do Rio Preto, criadas em 2021.

“As regiões metropolitanas de Campinas e São Paulo têm como principal manancial de abastecimento o Sistema Cantareira, que é administrado pela Sabesp [Companhia de Saneamento Básico de São Paulo]. Eu acredito que essa comissão vai ter um papel muito importante na discussão sobre a privatização ou não da companhia”, afirmou Ana Perugini, referindo-se ao estudo de viabilidade de desestatização encomendado pelo estado.

Anuncio

Para a deputada, é preciso garantir que a Sabesp continue sob controle do governo estadual, para que possa levar, com justiça e equidade, água e tratamento de esgoto a todos os municípios. “Antes de se falar de fibra óptica, precisamos ter a condição de abastecimento de água e tratamento de esgoto para qualquer tecnologia que chegue a uma cidade. Então, o saneamento é um fator de desenvolvimento e justiça social”, ressaltou.


Ana Perugini apontou o transporte metropolitano como um “gargalo” que precisa ser resolvido no estado. Ela lembrou que a criação das regiões metropolitanas tirou a autonomia dos municípios para reivindicar a melhoria dos serviços prestados.

Advertisement

A parlamentar afirmou que, durante a pandemia de Covid-19, empresas diminuíram o número de linhas de ônibus e não as restabeleceram após o controle da pandemia, sob o argumento de que houve queda de usuários no transporte. Com isso, trabalhadores e trabalhadoras têm sofrido nos pontos de ônibus e comprometido seus empregos.

“Queremos que essa comissão tenha oportunidade de ouvir a EMTU e trazer, também, a discussão sobre a Sabesp, sob o olhar de quem, já de antemão, defende que ela deva ser cada vez mais forte, cada vez mais do estado e não da iniciativa privada, porque a água é um direito fundamental”, enfatizou a deputada.

Ana defendeu a importância da Frente Parlamentar do Sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) como ferramenta de melhoria da eficiência e da transparência na gestão do serviço para o fortalecimento do SUS no estado. “Precisamos discutir o sistema, identificar falhas e corrigi-las, para que pessoas não morram na fila de espera ou fiquem até quatro anos aguardando por uma cirurgia”, explicou.

A deputada parabenizou os deputados Ana Carolina Serra (Cidadania) e Maurici (PT), eleitos, respectivamente, presidente e vice da comissão, e adiantou que o colegiado vai trabalhar muito para melhorar a qualidade de vida do povo de São Paulo.

Como funciona o colegiado

A Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais (CAMM) tem 13 membros efetivos e se manifesta sobre temas como divisão territorial administrativa do estado, transportes e trânsito da Grande São Paulo, que abrange 39 cidades, casos de calamidade pública, além de emitir pareceres sobre a criação de municípios.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

semifinais semifinais
Esportes2 horas ago

Semifinais definidas na categoria Supermaster do futebol amador de Hortolândia

C.V.A, Moleque Travesso, Internacional e San Marino são as equipes que garantiram vaga nas semifinais do Campeonato de Futebol Amador...

saneamento básico saneamento básico
Nossa Cidade2 horas ago

Confira a região de Hortolândia que recebeu reforço de saneamento básico

A parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e a Sabesp segue forte para um desenvolvimento inteligente e sustentável, com foco...

Aulas gratuitas de tênis de mesa Aulas gratuitas de tênis de mesa
Esportes2 horas ago

Aulas gratuitas de tênis de mesa em Hortolândia: entenda como fazer a inscrição

Hortolândia começará a ter aulas gratuitas de tênis de mesa a partir do dia 4 de maio. Os interessados poderão...

professor de Muay Thai professor de Muay Thai
Policial3 horas ago

Professor de Muay Thai agride esposa com socos e é preso, em Sumaré

Na manhã da última sexta-feira (26), uma equipe da polícia de Sumaré se dirigiu até o Portal Bordon, para verificar...

Jd. São Sebastião Jd. São Sebastião
Policial3 horas ago

Trabalhador morre no Jd. São Sebastião, após muro de obra cair sobre ele

Na manhã da última sexta-feira (26), um muro caiu sobre um trabalhador, em uma obra que ocorria no Jd. São...

AD-Hortolandia AD-Hortolandia
Nossa Cidade3 horas ago

Moradores do Terras de Santo Antônio reclamam de fluxo de veículos decorrente do maior templo de Hortolândia

Moradores do bairro Terras de Santo Antônio, em Hortolândia, têm expressado crescente preocupação devido ao intenso fluxo de carros, decorrente...

Novo Trem da Linha 17-Ouro Novo Trem da Linha 17-Ouro
São Paulo4 horas ago

Novo trem da linha 17-Ouro prepara chegada ao Brasil

O primeiro trem da Linha 17-Ouro, projetado especificamente para esta linha do Metrô de São Paulo, foi oficialmente entregue na...

Advertisement
cinema

Populares