Connect with us

Nossa Região

Alunos de Campinas desenvolvem microusina hidrelétrica

Publicado

em

Apesar da paixão dos brasileiros pela tecnologia, uma parte expressiva da população ainda não tem acesso a serviços básicos como a energia elétrica. Preocupados com o fato de que ainda existem no Brasil pessoas excluídas do sistema de geração e distribuição de energia, alunos do curso técnico de Eletrônica da Escola Técnica Estadual (Etec) Bento Quirino, de Campinas, decidiram pesquisar o tema e desenvolveram o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Microusina Hidrelétrica Alternativa para Comunidades Isoladas no Brasil.

Os alunos Brenno de Oliveira, Gabriel Serrano e Vinicius Motta, sob orientação dos professores Regina Kawakami e Marcos Almeida, desenvolveram uma fonte de energia limpa e de baixo custo baseada no potencial hidrográfico da região amazônica.

O professor da disciplina de TCC, Marcelus Guirardello, explica que o objetivo foi apresentar um sistema de geração de energia aproveitando o grande volume de água dos rios caudalosos que fazem parte do bioma amazônico. “O projeto estimulou o grupo a pensar em soluções para problemas reais e envolveu conceitos importantes para o aprendizado técnico como geração de eletricidade, física e mecânica de fluídos”.

Na primeira fase do TCC foram feitas pesquisa bibliográfica e entrevistas com moradores da região que não estão integrados ao sistema de geração e transmissão de energia elétrica (Sistema Interligado Nacional – SIN). A segunda fase do trabalho se concentrou nos estudos para viabilização do protótipo de um kit para montagem da microusina.

Energia

A proposta dos alunos é uma fonte de energia limpa porque foi criada a partir de uma hélice que, submersa, funciona como uma turbina movimentada pela força da água dos rios. O equipamento, acoplada a um gerador, faz a energia mecânica produzida pela pressão da água ser transformada em energia elétrica. O projeto prevê ainda a transmissão dessa energia por meio de uma rede de cabeamento até as casas da comunidade.

Segundo dados levantados pelos alunos da Etec Bento Quirino junto ao Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema), cerca de 2,5 milhões de moradores da região amazônica não estão integrados ao SIN. Desse grupo de excluídos, 1 milhão vive completamente no escuro, enquanto 1,5 milhão é abastecido por sistemas comunitários de produção de energia, mas de baixa capacidade de geração e altamente poluentes porque funcionam à base de combustíveis fósseis, como o diesel.

Os alunos concluíram o curso técnico de Eletrônica em 2020 e continuam trabalhando no aperfeiçoamento do projeto de microusina. Segundo Vinicius Motta, o foco agora é aperfeiçoar o kit para torná-lo viável comercialmente. “Estimamos que o equipamento tenha um custo aproximado de 800 reais, mas continuamos pesquisando formas para reduzir ainda mais esse custo”.

Entre as possibilidades para baratear o preço, os alunos apostam, por exemplo, na produção do gerador de energia em impressora 3D. Mais uma solução sustentável dos estudantes que pode melhorar a vida dos ribeirinhos e do planeta.

Nossa Região

Com falta de chuvas, Franca amplia rodízio de abastecimento de água

Publicado

em

A cidade de Franca, no interior paulista, amplia a partir deste sábado (18) o rodízio de abastecimento de água em razão de uma das mais severas estiagens no município, informou a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp). 

Desde o início de setembro, a oferta de água já estava intermitente na cidade, com a divisão do município em quatro blocos para revezamento. Cada grupo ficava um dia sem água e três dias com água. 

“A vazão dos mananciais de Franca já não é suficiente para manter todos os quatro blocos do rodízio implantado na primeira etapa abastecidos, por isso, a Sabesp readequou o sistema de rodízio na distribuição de água”, apontou a companhia em nota.

A partir de hoje, portanto, serão implantados três novos blocos e o esquema de abastecimento será um dia sem água e dois dias com água. A Sabesp informou que o retorno do abastecimento de cada bloco ocorre a partir das 23h, com retomada gradativa.

“A companhia vem realizando ações para manter a distribuição de água para a população, como captações emergenciais, monitoramento dos usos dos irrigantes da bacia do Rio Canoas e uma campanha de comunicação visando conscientizar a população sobre a necessidade de economia de água.”

Os bairros que fazem parte de cada grupo podem ser conferidos no site da Sabesp.

fonte ebc

Continue Lendo

Nossa Região

EMTU – Entrega Corredor Metropolitano em Hortolândia

Publicado

em

O vice-governador Rodrigo Garcia entregou nesta quinta-feira (16), o trecho final do Corredor Metropolitano Vereador Biléo Soares, parte que passa pelo município de Hortolândia. São 4,4 km de viário com início na Avenida José João da Silva, próximo a Ponte Estaiada, passando pela ponte e seguindo pela Avenida Antonio da Costa Santos até as alças de acesso à Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença – SP-101. O investimento para a implantação das obras totalizou R$ 52 milhões por parte da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.

“Com a entrega deste corredor de ônibus metropolitano estamos melhorando muito a mobilidade do transporte público na Região Metropolitana de Campinas”, comentou Rodrigo Garcia sobre o investimento que reduzirá o tempo do trajeto dos ônibus, além de contribuir com a melhora do trânsito das regiões com a reconfiguração das vias.

Na extensão de Hortolândia foram construídas seis estações de embarque e desembarque ao longo do trecho – Conjunto Habitacional, Panaino, Novo Ângulo, Nova América, Perón e Ataliba Nogueira – que proporcionarão mais conforto e segurança aos passageiros das linhas metropolitanas.

“Hoje concluímos o corredor Biléo Soares, com isso promovemos melhoria no serviço prestado pela EMTU na região de Campinas, dando mais agilidade, velocidade e qualidade ao transporte público”, comentou o secretário executivo da Secretaria dos Transportes Metropolitano, Paulo Galli.

A infraestrutura incluiu obras de drenagem de águas pluviais no final da Rua José João da Silva com travessia sob os trilhos da ferrovia da Concessionária Rumo, a adequação do muro do presídio de Hortolândia e o recapeamento do asfalto sobre a Ponte Estaiada, localizada na continuação da Rua José João da Silva.

Linhas metropolitanas – Cerca de 170 mil passageiros por mês serão beneficiados utilizando as quatro linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU que circularão no novo trecho do corredor a partir de 20/09. Ampliando o atendimento à Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, passando pelo Residencial Anauá e Jardim Novo Ângulo e reduzindo o tempo de percurso. São as linhas:

– 694 Hortolândia (Boa Esperança) / Campinas (Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira)

– 696 Hortolândia (Parque do Horto) / Campinas (Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira)

– 702 Hortolândia (Parque Oreste Ongaro) / Campinas (Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira)

-741 Hortolândia (Terminal Metropolitano Hortolândia) / Campinas (Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira)

Corredor Biléo Soares – Concluídas as obras em Hortolândia, o Governo do Estado finaliza a implantação do Corredor Vereador Biléo. São 31,7 km de viário total interligando os municípios de Campinas, Santa Bárbara D’Oeste, Americana, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia e Monte Mor. Foram construídos também cinco terminais, sete Estações de Transferências e 23 Estações de Embarque e Desembarque e 20 Paradas nos municípios de Campinas, Hortolândia, Sumaré, Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara D’Oeste.

O investimento total para a implantação do Corredor Metropolitano Vereador Biléo Soares foi de R$ 455,1 milhões.

Continue Lendo

Nossa Região

Americana ganha primeira loja Sam’s Club

Publicado

em

Os consumidores de Americana (SP) agora podem conhecer uma nova experiência de compra. O Sam’s Club, único clube de compras do Brasil, inaugura nesta quarta-feira, dia 15, a sua primeira loja na cidade e traz para a região um novo conceito de loja, focada em itens exclusivos, produtos importados e embalagens diferenciadas e econômicas.

A unidade de Americana conta com cerca de cinco mil itens entre produtos exclusivos e importados dos setores de alimentos, bebidas, mercearia, higiene e cuidados pessoais, limpeza, bomboniere, têxtil, decoração, tecnologia entre outros. Com área de vendas de mais de cinco mil metros quadrados, 14 caixas e quase de 300 vagas no estacionamento, o novo Sam’s é responsável por gerar mais de 100 empregos diretos.

Entre os serviços oferecidos, o clube conta com um açougue que possui diversos cortes especiais e uma adega com vinhos nacionais e importados, além de uma linha especial de destilados. A loja conta também com uma ampla variedade de produtos para o dia a dia do consumidor e os sócios do formato ainda possuem uma série de benefícios, como descontos em parques, hotéis, postos de combustível, shows, entre outros.

“Trabalhamos para oferecer uma experiência de compra diferenciada aos nossos sócios”, afirma Marcos Ambrosano, diretor-executivo do Sam’s Club. “Para isso, reunimos em nossas lojas uma ampla variedade de produtos importados, exclusivos e do dia a dia com embalagens econômicas, que trazem uma grande vantagem tanto para clientes pessoa física quanto jurídica”, explica o executivo.

Com mais de dois milhões de sócios no Brasil, o Sam’s Club opera com os mais altos padrões de segurança sanitária adotados pela empresa desde o início da pandemia como forma de proteger colaboradores e clientes contra o novo coronavírus. Entre as medidas adotadas, estão a instalação de placas de acrílico nos caixas, displays de álcool em gel em vários pontos da loja, reforço na higienização dos carrinhos, desinfecção da unidade, medição de temperatura entre outros cuidados.

Para se tornar sócio e aproveitar essas e outras vantagens, basta acessar o site https://sejasocio.samsclub.com.br/ e fazer o cadastro mediante ao pagamento de uma taxa anual no valor de R$ 75,00. Caso seja da preferência do cliente, o cadastro também pode ser efetuado diretamente nas unidades do Sam’s Club.

Serviço – Sam’s Club Americana

Endereço: Av. Brasil, 1313 – Jardim Paulista, Americana – SP, 13465-240

Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 8h às 22h, e aos domingos, das 9h às 20h. 

Continue Lendo

Populares