Ontem (09), um dos vários balões que podiam ser vistos na região de Campinas, caiu em um dos pátios do Aeroporto Internacional de Viracopos. O objeto ficou preso em um poste de iluminação e precisou ser retirado pela equipe de bombeiros. O incidente não causou qualquer impacto nas operações, mas não deixa de ser uma irresponsabilidade.
Nenhum voo foi cancelado ou sofreu atrasos, e as atividades seguiram sem intercorrências. A presença do balão no pátio de Viracopos gerou preocupação, mas as autoridades locais garantiram que o incidente foi prontamente resolvido sem prejudicar a logística do aeroporto.
O ocorrido chamou atenção para os riscos associados à prática de soltar balões, que, além de perigosa, é ilegal. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, soltar ou fabricar balões é um crime.
A legislação proíbe a fabricação, venda, transporte ou soltura de balões que possam causar incêndios em florestas, áreas urbanas ou qualquer assentamento humano. A pena para quem for condenado pode chegar a três anos de prisão, ressaltando a seriedade do crime.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98