Nossa Região

50% das cidades da região mantêm rodeios

O acidente que feriu nove pessoas durante a queima de fogos na 10ª Festa do Peão de Hortolândia (SP), no último sábado (17), jogou luz sobre a polêmica dos rodeios e maus-tratos de animais na Região Metropolitana de Campinas (RMC). A prática ainda é forte por aqui e 10 das 20 cidades têm em seus calendários oficiais festas com competições. Apenas quatro municípios proíbem – Campinas, Cosmópolis, Itatiba e Vinhedo.

Polêmica

Anuncio


Enquanto organizadores alegam que os rodeios modernos não machucam bois e cavalos, veterinários e especialistas em bem-estar animal afirmam que a montaria, mesmo que sem artifícios que firam o couro, causa estresse profundo e até depressão nos bichos. Organizador da Expo Engenheiro Coelho, que começa nesta quinta-feira (22), Fábio Fernando Cardoso, explicou que a estrutura da festa é diferente da de Hortolândia: os animais ficarão em uma área coberta e fechada, longe de rodovias e distante do barulho da festa.

Sobre a corda de algodão que é amarrada na virilha dos bois e cavalos para eles pularem durante a montaria, ele afirmou que “não aperta muito” . “É um processo muito legalizado e certinho, que foi padronizado há mais de dez anos. Os animais não sofrem” , disse Cardoso. Ainda segundo o organizador, o desastre em Hortolândia foi uma fatalidade causada pela queima de fogos. “Quem não gosta de rodeios, claro que vai usar o acidente para criticar toda a competição. Mas uma coisa não tem a ver com a outra”.

Valinhos

A primeira votação da lei para proibir os rodeios em Valinhos contou com a presença massiva de entidades de proteção animal e simpatizantes da causa. A pressão ajudou a passar a matéria, que estava protocolada há mais de um ano, mas era sempre adiada. O autor do projeto, César Rocha (PV), afirmou que o texto foi embasado em pesquisas da Universidade de São Paulo que comprovaram que o estresse dos bichos em rodeios pela dilatação das pupilas.

“A fita de algodão comprime toda a região do touro, causa dor e incomodo. Por isso ele pula, se estivesse em seu estado normal não faria isso” , disse. Ainda segundo Rocha, a cidade já abriga uma feira agropecuária tradicional, a Festa do Figo, que é reconhecida por respeitar os animais. “Não precisamos disso” .

Situação das cidades da RMC em relação aos rodeio com animais

1 – Americana – Tem rodeio
2 – Artur Nogueira – Tem rodeio
3 – Campinas – Proíbe
4 – Cosmópolis – Proíbe
5 – Engenheiro Coelho -Tem rodeio
6 – Holambra – Não proíbe
7 – Hortolândia – Tem rodeio
8 – Indaiatuba – Tem rodeio
9 – Itatiba- Proíbe
10 – Jaguariúna – Tem rodeio
11 -Monte Mor – Não proíbe
12 – Morungaba – Tem rodeio
13 – Nova Odessa – Tem rodeio
14 – Paulínia- Não proíbe
15 – Pedreira – Tem rodeio
16 – Santa Bárbara – Não proíbe
17 – Santo Antônio de Posse – Tem rodeio
18 – Sumaré – Tem rodeio
19 – Valinhos- A Câmara está votando a proibição. Primeira votação, na terça-feira (20), foi a favor da proibição
20 – Vinhedo – Proíbe

Este texto não é de autoria do Portal Hortolândia, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de textos que tenham a necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Portal Hortolândia. Para acessar o texto em seu veículo original, clique aqui.
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo