Connect with us

Nossa Cidade

Webinários discutem combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Hortolândia

Avatar de Prefeitura

Published

on

apresentacao

Eventos online, gratuitos, da campanha “Maio Laranja” acontecem nesta segunda e terça-feira (23 e 24/05)

Hortolândia promove, nesta segunda e terça-feira (23 e 24/05), dentro da “Semana Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, dois webinários gratuitos ligados à temática da campanha “Maio Laranja”. A iniciativa é da Comissão Intersetorial de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento às Violências, em parceria com a Prefeitura, o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e a Campanha “Faça Bonito”, anualmente realizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e pela Rede ECPAT Brasil, que luta pelo Fim da Prostituição e do Tráfico de Crianças para Fins Sexuais.

Anuncio


Os webinários são abertos ao público em geral, começam às 18h30, e dispensam inscrição prévia. Para participar, basta acessar o canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, no YouTube.

No primeiro dia, três convidadas participam da discussão: as promotoras de Justiça Renata Brandão Lazzarini (comarca de Hortolândia) e Renata Lucia Mota Lima de Oliveira Rivitti (MPSP – Ministério Público do Estado de São Paulo/Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude) e a escritora, pedagoga, mestra em Educação Sexual e proprietária da Editora Caqui, Carolina Arcari, conhecida pela obra “Pipo e Fifi: ensinando proteção contra violência sexual”. A mediação será feita pela pedagoga, diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Educação e presidente da Comissão Intersetorial de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento às Violências, Jane Aparecida Nery de Carvalho.

Advertisement

No segundo dia, o tema será abordado pela escritora infantil e palestrante Anna Luiza Calixto, fundadora do projeto social “Os cinco passos”, que promove pautas ligadas aos direitos humanos, com foco na temática infantil. A convidada representa o Estado de São Paulo no Conapeti (Comitê Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil) e é também colunista do portal de jornalismo e mobilização Rede Peteca. Anna Luiza é autora da cartilha “Bem me quer, mal me quer?”, manual prático de orientação, combate e prevenção ao abuso sexual infantil.

Maio Laranja é tema de ações em toda a rede de proteção à criança e ao adolescente

Na manhã desta quarta-feira (18/05), Dia Nacional de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infantil, a Prefeitura realizou ação comunitária relativa ao “Maio Laranja” no CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), no Remanso Campineiro. Houve panfletagem e abraço simbólico na Rotatória do Migrante.

Ainda pela manhã, a campanha foi tema de ações atividade artístico-cultural, com uso de fantoches e bonecos, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Samuel da Silva Mendonça, no Jd. Nova Europa, feita pela coordenadora pedagógica e contadora de histórias Solange Cachimiro Ferreira de Biazzio, a Sol, e pelo coordenador pedagógico da Emef D. Ana José Bodini Januário, Hugo Maciel Nonato Marques. Alunos da Emef Samuel e da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Nova Europa ouviram a contação da história “Não me toca seu boboca”, baseada no livro escrito por Andrea Viviana Taubman e ilustrado por Thaís Linhares, e cantaram a música “Ninguém mexe comigo”, composta pela cantora Bruna Caram. A ação buscou abordar o tema já trabalhado em sala de aula, sensibilizando a comunidade escolar de maneira lúdica, para que a criança reconheça situações de abuso e possa se defender, contando com o apoio dos profissionais da educação, sempre que necessário.

Advertisement

“Eu pensei muito sobre o que eles falaram. É muito importante para a criança tomar cuidado e, se acontecer o que falaram, saber falar com algum responsável”, afirma a estudante do 5°A, Gabrielle dos Santos Silva, de 10 anos.

Desde o início do mês, outras escolas de rede municipal de ensino também promovem dentro e fora de sala ações alusivas ao “Maio Laranja”. Houve teatros, palestras, apresentações musicais, contrações de histórias, dentre outros

Na Câmara Municipal, no próximo dia 26 deste mês, haverá audiência pública para debater o 18 de maio. O evento tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, e da Comissão Intersetorial de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento às Violências. Em todo o Brasil, 18 de maio é considerado o Dia Nacional de Combate à Violência e à Exploração Sexual Infantil. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, a data foi instituída pelo projeto de lei 9970/2000. “A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.”

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Hospital Municipal de Hortolândia faz procedimento inédito em paciente de 1 ano de idade

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Hospital Municipal de Hortolândia


Um marco importante foi alcançado recentemente no Hospital Municipal de Hortolândia “Mario Covas”, onde foi realizado, pela primeira vez, a inserção de um cateter PICC em uma paciente infantil de um ano de idade.

O procedimento, que ocorreu na sexta-feira (19), foi conduzido pela equipe médica do hospital e coordenado pela enfermeira Daniela Carvalho dos Santos, responsável pelo setor Linha de Cuidado Materno Infantil. O cateter PICC (cateter central de inserção periférica) é um dispositivo utilizado em pacientes que necessitam de medicação por períodos prolongados, facilitando a administração dos tratamentos.

Mais detalhes sobre o procedimento inédito no Hospital Municipal de Hortolândia

Anuncio


No caso da paciente em questão, o cateter foi necessário para possibilitar a administração de antibióticos. A criança, que já estava internada há um mês para tratamento de broncopneumonia, enfrentava dificuldades para encontrar acessos venosos. Diante dessa necessidade, a equipe médica optou pela inserção do cateter PICC, garantindo assim a continuidade do tratamento de forma adequada.

A coordenadora Daniela Carvalho dos Santos ressaltou a importância da habilitação dos profissionais de enfermagem para a realização desse tipo de procedimento. Ela destacou que o cateter PICC só pode ser inserido por profissionais devidamente capacitados, garantindo a segurança e o bem-estar do paciente.

Advertisement

Apesar do procedimento, a paciente permanece internada, consciente e sob os cuidados da equipe médica, acompanhada pela mãe. A previsão é de que receba alta na próxima semana, após garantir que seu estado de saúde esteja estabilizado e que o tratamento seja eficaz. Essa conquista representa mais um avanço na oferta de serviços de saúde de qualidade à comunidade de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Novo espaço de lazer com quadra de futsal é entregue em Hortolândia

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Novo espaço de lazer

Um Novo espaço de lazer foi entregue na manhã de sábado (20) em Hortolândia! Estou falando da Praça da Vila São Pedro, agora reformada e revitalizada.

O novo espaço de lazer foi oficialmente inaugurado pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes e teve sua estreia durante os jogos do 5º Torneio de Futsal do “Projeto Águia”.

Anuncio


Situada nas proximidades do conjunto habitacional da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) da Vila São Pedro, a praça renovada é parte integrante das ações do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), projeto que visa o desenvolvimento inteligente e sustentável de Hortolândia pelos próximos 30 anos.

Este lado da cidade, situado além da linha do trem que atravessa Hortolândia, está experimentando cada vez mais progresso graças ao trabalho incansável da Prefeitura. A praça é apenas um exemplo, mas há diversas outras obras que estão facilitando o acesso a esta região. Estamos realmente impulsionando o desenvolvimento. Esta manhã é de muita alegria e diversão. A comunidade agora desfruta de um espaço público de altíssima qualidade“, comentou o prefeito Zezé Gomes, que também deu o pontapé inicial no Torneio de Futsal.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

“Nova prefeitura” de Hortolândia já tem data de inauguração prevista

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Hortolândia

A construção do novo Paço Municipal de Hortolândia avança em ritmo acelerado, aproximando-se cada vez mais da realidade. Situada na região do Jardim Novo Ângulo, a nova sede da Prefeitura está atualmente com cerca de 95% das obras concluídas, conforme medição realizada pela Secretaria de Obras.

Diante desse avanço, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes anunciou que a inauguração está prevista para o fim de maio, coincidindo com o 33º aniversário de emancipação política do município.

Mais detalhes sobre o novo Paço Municipal de Hortolândia

Anuncio


Nesta semana, os trabalhos concentram-se na montagem de móveis, na instalação de cabeamento de telefonia e internet nas futuras estações de trabalho dos servidores municipais e na colocação de forros acústicos e paredes de drywall para finalizar os ambientes internos. Além disso, está em andamento a limpeza das janelas já instaladas no lado externo do prédio.

A Secretaria de Obras também prevê a execução, ao longo desta semana, de trabalhos relacionados à implantação da rede adutora do viário adjacente ao novo Paço Municipal. Essas atividades estão a cargo da empresa responsável pelo empreendimento, que segue empenhada em garantir a conclusão da obra dentro do prazo estipulado.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

mega-sena mega-sena
Brasil14 minutos ago

Sorteio da Mega-Sena oferece prêmio de R$ 3,5 milhões hoje à noite

A Caixa Econômica Federal realizará o sorteio do concurso número 2716 da Mega-Sena nesta terça-feira (23), com um prêmio estimado...

curso profissionalizante de Soldador curso profissionalizante de Soldador
Cursos12 horas ago

Inscrições gratuitas para curso profissionalizante de Soldador em Hortolândia

Estão abertas as inscrições para o curso profissionalizante de Soldador em Hortolândia. Ao todo, serão oferecidas 60 vagas, distribuídas em...

Hospital Municipal de Hortolândia Hospital Municipal de Hortolândia
Nossa Cidade13 horas ago

Hospital Municipal de Hortolândia faz procedimento inédito em paciente de 1 ano de idade

Um marco importante foi alcançado recentemente no Hospital Municipal de Hortolândia “Mario Covas”, onde foi realizado, pela primeira vez, a...

Novo espaço de lazer Novo espaço de lazer
Nossa Cidade13 horas ago

Novo espaço de lazer com quadra de futsal é entregue em Hortolândia

Um Novo espaço de lazer foi entregue na manhã de sábado (20) em Hortolândia! Estou falando da Praça da Vila...

qualifica-sp qualifica-sp
Cursos15 horas ago

Estado lança programa Meu Primeiro Emprego

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está com 4.275 vagas de cursos remotos abertas para todos os municípios do estado de...

Hortolândia Hortolândia
Nossa Cidade15 horas ago

“Nova prefeitura” de Hortolândia já tem data de inauguração prevista

A construção do novo Paço Municipal de Hortolândia avança em ritmo acelerado, aproximando-se cada vez mais da realidade. Situada na...

banco de alimentos banco de alimentos
Nossa Cidade15 horas ago

17 anos do Banco de Alimentos: celebração desta data será na próxima quinta-feira (25)

Na próxima quinta-feira (25), a partir das 14h, Hortolândia celebrará o aniversário de 17 anos de criação do BAH (Banco...

Advertisement
cinema

Populares