21 de junho de 2024
Nossa Cidade

Voluntários podem se inscrever para projeto Pernas de Aluguel

Candidatos devem procurar Secretaria de Saúde até dia 17 de maio; pessoas com deficiência serão transportadas, durante corridas, em triciclos adaptados

A Prefeitura de Hortolândia está em busca de voluntários para o programa Pernas de Aluguel, que será lançado em maio no município. Quem gosta de corrida e caminhada pode se candidatar para a ação, que consiste em transportar em triciclos adaptados pessoas com deficiência física e intelectual, durante treinos e eventos esportivos. Os participantes serão monitorados durante treinos semanais, numa ação de inclusão esportiva e promoção à saúde. Para participar, basta entrar em contato os organizadores pelo telefone (19) 98612-0132, ou através da página do projeto no Facebook. É possível se candidatar para o programa até o dia 17 de maio, a fim de que a coordenação do Pernas de Aluguel tenha tempo de preparar os voluntários para o lançamento do programa. O evento, agendado para 28 de maio, fará parte das ações em comemoração ao 26º aniversário de Hortolândia.

 [ad id=”14221″]

De acordo com a coordenadora do projeto no município, a chefe do Setor de Avaliação Controle e Informação da Secretaria de Saúde, Cristiane Rocha, não há limites para quantidade de voluntários nem de pessoas a serem transportadas nos treinos e corridas. “Podemos atuar em esquema de rodízio, com diversos voluntários transportando uma única pessoa, e também com triciclos sendo utilizados por mais de um deficiente. Temos capacidade de atender a todos que queiram participar”, enfatizou. Para os treinos, que serão realizados aos sábados, o projeto contará com 18 triciclos adaptados, espécie de cadeira de rodas especial para as provas, cedidas pela equipe Pernas de Aluguel de Campinas.

Para viabilizar o projeto, a Secretaria de Saúde fez uma parceria com o Cier (Centro Integral de Educação e Reabilitação) Romildo Pardini, que encaminhará alunos com deficiência para os treinos e provas oficiais. “A alegria de fazer parte desse projeto, de ver a emoção de cada criança em participar da atividade, é indescritível”, afirma Cristiane, que também é voluntária da ação.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98