A região de Hortolândia deve registrar temperaturas acima dos 30º ao longo da próxima semana. De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI), ligado à Unicamp, os termômetros podem chegar aos 35º na próxima terça-feira, dia 18. Além disso, a sensação térmica pode ser ainda mais severa em razão da onda de calor que atinge boa parte do Sul e Sudeste do Brasil. O fenômeno deve se estender até o dia 21, segundo o Climatempo.
Períodos de muito calor costumam vir acompanhados de graves riscos à saúde. E qualquer pessoa que passe longos períodos de exposição ao calor pode apresentar graves danos no organismo. Neste caso, pessoas em situação de rua se tornam um grupo ainda mais vulnerável, por não terem acesso a água.
E a hidratação é fundamental para combater esse problema. Médicos recomendam ingerir de oito a dez copos de água ao dia. Mas períodos extremos pedem quantidades maiores. A nutricionista Flávia Braz sugere que “para quem está na rua, mais exposto a altas temperaturas, o ideal seria beber entre 150 e 250 ml de água a cada 15 ou 20 minutos”.
E para tentar aliviar os efeitos desse calorão, e promover um pouquinho de bem-estar, um grupo de voluntários decidiu distribuir água para quem estiver no centro de Hortolândia, neste sábado, 15. A ação foi ideia de Rayssa Alkimim, que destaca que “água é um bem muito valioso e, infelizmente, nem todo mundo tem acesso fácil a ela”. A jovem também lembrou que “em momentos de maior desconforto, a gente precisa parar pra pensar que tem gente precisando de ajuda, e procurar maneiras de fazer alguma coisa pelo bem dessas pessoas e de toda a sociedade”.
Informações importantes sobre a ação:
Data: 15/02/2025
Local: Rua José Camilo de Camargo, Hortolândia/SP (concentração)
Horário: 15h00 – 17h00
Organizadores: Rayssa Alkimim / Igreja Adventista do Sétimo Dia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98