Nossa Cidade

Visita a Galpão de Triagem mostra importância social da coleta seletiva

 

O que acontece com os materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, latas metálicas e PETs, depois de separados do resíduo orgânico e encaminhados aos equipamentos da Prefeitura? Há pessoas que nem se dão conta da etapa seguinte. Afinal, “longe dos olhos, longe do coração. Porém, ela tem grande importância social e ambiental. Para mostrar à comunidade a etapa final do processo de coleta seletiva, um dos projetos sustentáveis realizados pela Administração, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promove visita monitorada ao Galpão de Triagem de Coleta Seletiva ” Maria Tereza Tolkevius Bueno”, localizado na Estrada Municipal Sabina Baptista da Silva, 4.183, no Parque Peron. O espaço funciona integrado à URE-Hortolândia (Usina de Reciclagem de Entulhos), onde atua a Cooperativa Águia de Ouro, entidade parceira na destinação correta de resíduos reaproveitáveis.

Anuncio


Cerca de 70 estudantes do Ensino Médio da EE (Escola Estadual) Priscila Fernandes da Rocha, no Jardim Amanda, visitaram o espaço, nesta quarta e quinta-feira (24 e 25/04), junto com os professores Everaldo Sanches Salomão, Solange Cristina Galdino e Vânia Lopes Fonseca. Durante o percurso, o grupo foi acompanhado por integrantes do Núcleo Ambiental da Prefeitura, Ricardo Zanoni, Carlos Campos, Neide Martins e André Dutra. A visita ao Galpão é o último ponto da “turnê ambiental”, iniciada no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima.

A iniciativa municipal faz parte do Programa Estadual “Município Verde Azul”, que tem a educação ambiental como uma de suas diretrizes, com foco na proteção e recuperação das nascentes. Visitas monitoradas podem ser agendadas pelo telefone 3887-2193.

Projeto social

No Galpão, os alunos puderam acompanhar a chegada do caminhão que traz os resíduos coletados porta a porta ou por meio de PEVs (Ponto de Entrega Voluntária de Entulhos e outros materiais recicláveis) e LEVs (Locais de Entrega Voluntária de recicláveis). Viram como funciona a esteira de separação de materiais e a prensa. “Salientamos a importância de embalar bem os vidros e como descartar agulhas para evitar que os cooperados se acidentem”, ressalta o coordenador do Núcleo Ambiental, Ricardo Zanoni.

“A iniciativa da turnê tem como objetivo oferecer aos estudantes oportunidade de conhecerem dois lugares excelentes para complementar suas atividades escolares, como o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima e a Cooperativa Águia de Ouro, que fica no Parque Perón”, afirma Zanoni.

Para a Cooperativa, fundada em 2001, a parceria com a Prefeitura representa o “ganha pão” de mais de 100 moradores da cidade, em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, a entidade reúne 25 cooperados. São pessoas entre 29 e 62 anos de idade, que, graças à reciclagem, recebem por mês algo entre R$ 1.180 e R$ 1.500. O aumento na entrada de materiais representa maior possibilidade de renda para os associados. Daí a importância, ao mesmo tempo, ambiental e social do projeto.

“Esta visita é muito importante para a gente. É um incentivo de como separar o material reciclável. Dependemos deste material para ter nosso dinheiro”, revela  Cleuza Grilanda Vicente, presidente da Cooperativa. 

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, dar suporte à Cooperativa significa atender às normas da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e fortalecer a entidade.

Agenda Verde

A coleta seletiva (porta a porta ou voluntária) é uma ação da Prefeitura, vinculada ao PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) e à Agenda Verde. Ambas as iniciativas visam envolver a população na tarefa de fazer o descarte correto de lixo e manter a cidade limpa. Incluem diversas ações de cidadania, dentre elas palestras de conscientização ambiental e plantio de árvores, bem como ações de zeladoria e coleta de lixo e entulho descartados irregularmente pelas ruas de Hortolândia

Para a coleta seletiva voluntária a Prefeitura disponibiliza nos bairros dois tipos de equipamentos: os PEVs e os LEVs. Existem ao todo 25 equipamentos já implantados, de modo permanente – oito PEVs e 17 LEVs.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo