Connect with us

Nossa Cidade

Via do Loteamento Adventista Campineiro ganha três lombadas

Publicado

em

A fim de reduzir, ainda mais, o número de acidentes na cidade, a Prefeitura de Hortolândia investe em ações de segurança viária. Equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana concluíram a implantação e pintura de três lombadas na rua Pastor Abílio Honório Pedromo, no Loteamento Adventista Campineiro. O objetivo da ação é evitar a alta velocidade dos motoristas no local, que é uma área residencial, com um número grande de pedestres, principalmente crianças. A implantação de lombadas está em andamento em diferentes regiões da cidade desde o início do mês.

Além do bairro Loteamento Adventista Campineiro, o trabalho já foi realizado no Jardim Novo Cambuí, próximo à obra da ponte que ligará o bairro ao Parque Gabriel; no Jardim Stela; na rua Augusto dos Anjos e na avenida Anita Garibaldi, no Jardim Amanda. Além destes locais, o trabalho também foi concluído na avenida da Emancipação, Parque Gabriel, Jardim Nova América e Jardim Boa Esperança.

“Com a implantação das lombadas, os veículos são obrigados a diminuir a velocidade. Esta ação, a longo prazo, contribui para a melhoria dos índices de segurança viária no município e ajuda a salvar vidas”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Trânsito mais seguro dos últimos cinco anos

De janeiro a março deste ano, foram registrados três óbitos causados por acidentes nas vias de Hortolândia. Os dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) apontam que o município cumpriu a meta estabelecida pelo Governo Estadual para o primeiro trimestre deste ano. Segundo o órgão, além desta meta, Hortolândia registra os menores índices de violência no trânsito desde 2015, quando o órgão passou a disponibilizar as estatísticas, por meio do site oficial da entidade.

O pacote de medidas para reduzir os acidentes de trânsito, criado pela Prefeitura de Hortolândia, em 2017, inclui o reforço na sinalização, instalação de radares para fiscalização, que funcionam desde janeiro do ano passado, e ações educativas com motoristas e a comunidade em geral.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Adolescentes com comorbidades já podem antecipar a 2ª dose contra a COVID-19 a partir desta segunda-feira (18/10)

Publicado

em

A antecipação da 2ª dose também é realizada para o público adulto

Se você é adolescente com comorbidade e já recebeu a 1ª dose da vacina da Pfizer contra a COVID-19 precisa completar sua imunização. A partir desta segunda-feira (18/10), a Prefeitura de Hortolândia antecipa a 2ª dose da vacina para esse público. A antecipação é realizada de acordo com a nova determinação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde que reduziu o intervalo de 12 para 8 semanas (equivalente a 2 meses, ou 56 dias). A antecipação da 2ª dose a partir desta segunda-feira também é feita para o público adulto que recebeu a 1ª dose da Pfizer.

Para receber a 2ª dose não é necessário fazer agendamento. Basta ir ao local onde recebeu a 1ª dose, levar documento com foto, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o comprovante da 1ª dose. Já os adolescentes com comorbidades devem ir acompanhados de pai, mãe ou responsável. O adolescente também pode receber a 2ª dose desacompanhado. Para isso, ele deve levar o termo de autorização assinado por pai, mãe ou responsável. O termo está disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ou pode ser baixado no site da Prefeitura, no link para o agendamento.

A Secretaria de Saúde reforça a solicitação às pessoas que ainda não receberam a 2ª dose para que compareçam ao local onde receberam a 1ª dose para completarem a imunização. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, 18.189 pessoas estão faltantes com a 2ª dose na cidade. A Secretaria de Saúde salienta às pessoas que é importante completar a imunização para que o município atinja mais rapidamente 100% da população protegida contra a COVID-19 e, assim, agilizar o processo da retomada das atividades presenciais. No sábado, a Prefeitura realizou vacinação contra a COVID-19. De acordo com a Secretaria de Saúde, foram vacinadas 1.456 pessoas, entre 1ª e 2ª doses. 

1ª DOSE

Para receber a 1ª dose, é necessário realizar o agendamento no site da Prefeitura de Hortolândia, por meio deste LINK. No agendamento é indicado o local onde a pessoa deve se dirigir para ser imunizado, levando documento com foto, CPF (Cadastro de Pessoa Física), comprovante de endereço e comprovante do agendamento. Crianças e adolescentes com idade entre 12 e 17 anos devem ir acompanhados de pai, mãe ou responsável no dia da vacinação. Os menores também podem receber a 1ª desacompanhados, desde que levem o termo de autorização assinado por pai, mãe ou responsável. 

3ª DOSE

A vacinação da 3ª dose é oferecida atualmente em Hortolândia para idosos com idade de 60 anos ou mais e pacientes imunossuprimidos. A imunização é feita exclusivamente no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro. É preciso fazer agendamento no site da Prefeitura. 

A Secretaria de Saúde reforça a orientação que os idosos podem receber a 3ª dose somente seis meses após a 2ª dose. No dia da vacinação, os idosos devem levar os comprovantes de vacinação da 1ª e 2ª doses. Caso o idoso tenha sido vacinado com a 1ª ou a 2ª dose fora de Hortolândia, ele deverá apresentar comprovante de residência deste ano e CPF. 

A Secretaria de Saúde ainda salienta que a 3ª dose continua a ser aplicada para imunossuprimidos com idade a partir de 12 anos e profissionais da rede particular de saúde. Esses públicos também devem fazer o agendamento para a 3ª dose no site da Prefeitura. Os imunossuprimidos devem seguir o intervalo de 28 dias entre a 2ª dose e a 3ª dose. No dia da vacinação, os imunossuprimidos devem levar o comprovante da 2ª dose, CPF e comprovante da doença. Já os profissionais da rede particular de saúde devem apresentar algum documento que comprove sua atuação na área.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Terminais da EMTU em Hortolândia e Campinas recebem esta semana o Circuito de Saúde

Publicado

em

Passageiros poderão realizar testes de glicemia e aferir a pressão arterial

O Circuito Campinas de Saúde, parceria entre a EMTU e o Instituto SAUTEC, levará ações de saúde aos passageiros do Terminal Hortolândia nesta terça-feira (19) e ao Terminal Metropolitano Magalhães Teixeira, na próxima sexta-feira (22).

A primeira ação do Circuito na região aconteceu em Americana no dia 09/10, quando foram realizadas 346 aferições de pressão e 231 testes de glicemia.

A iniciativa visa orientar os passageiros sobre prevenção de doenças como diabetes e hipertensão, além de alertar para a importância do diagnóstico precoce em pacientes assintomáticos. Profissionais e estudantes do Instituto SAUTEC vão realizar aferição de pressão arterial e testes de glicemia, esclarecendo também as dúvidas da população e distribuindo materiais informativos sobre as patologias.

Instituto SAUTEC – Escola de cursos na área da saúde, o Sistema de Ensino da SAUTEC une processos de aprendizagem com os mais atuais recursos pedagógicos e tecnológicos.

EMTU – Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

Serviço

Data: 19/10

Horário: 08h30h às 15h

Local: Terminal Hortolândia

Endereço: Avenida Santana, s/n – Parque Ortolândia – Hortolândia .

Data: 22/10

Horário: 08h30h às 15h

Local: Terminal Prefeito Magalhães Teixeira – Campinas

Endereço: R. Dr. Ricardo, 233 – Centro, Campinas

Continue Lendo

Nossa Cidade

Parque Lago da Fé recebe flores e plantas em ação de paisagismo na área em ampliação

Publicado

em

Prefeitura de Hortolândia avança com obra de ampliação da maior área de lazer da cidade

A chuva veio em boa hora. Além de melhorar as condições ambientais, como qualidade do ar e capacidade dos reservatórios de água, a umidade ajudará na manutenção das plantas recém colocadas na área em ampliação do Parque Lago da Fé. O serviço de paisagismo realizado pela Prefeitura de Hortolândia teve início na última semana, com objetivo de deixar a maior área de lazer da cidade mais florida e alegre. A previsão é que o trecho do parque em ampliação, que vai desde o Jd. São Miguel até a avenida Olívio Franceschini, fique pronto em três meses, no início do próximo ano.

De acordo com a Secretaria de Obras, no trecho em ampliação já foram construídos dois quilômetros de pista de caminhada e ciclovia, cinco quadras esportivas para basquete, tênis, vôlei e futsal, sendo uma das quadras de areia. O parque também terá academia ao ar livre, viveiro, bicicletário, estacionamento, área multiuso e playground, numa área iluminada com lâmpadas LED.

Com o avanço da obra estrutural, foi possível iniciar o processo de paisagismo. Para isso, a Prefeitura está utilizando espécies de plantas e flores ornamentais. Floreiras com base de tijolos foram construídas em diversos pontos do parque, com bancos de concreto nas laterais, para oferecer beleza aos olhos e descanso aos frequentadores. Em breve, a área também receberá mudas de espécies nativas para arborização.

O Parque Lago da Fé totalizará uma área de 222 mil metros quadrados quando a obra for finalizada. A parte já implantada, desde o Jd. Nova Alvorada, passando pelo Pq. Gabriel, atrás da Câmara Municipal, até o Jd. São Miguel, conta com 180 mil metros quadrados, incluindo duas lagoas de contenção de enchentes, pista de caminhada e travessia para pedestres.

Continue Lendo

Populares