20 de maio de 2024
Nossa Cidade

Vereador de Hortolândia integra Conselho Fiscal do Consimares

Consimares

O novo Conselho Fiscal do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) para o biênio 2023/2024 foi eleito na manhã desta quinta-feira (16 de fevereiro) em assembleia geral realizada na Prefeitura de Nova Odessa. Foram eleitos sete conselheiros/vereadoresque fazem parte das cidades que compõe o Consórcio.


Criado em 2009 pelos representantes das cidades de Americana, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré, o Consimares tem o objetivo de “compatibilizar uma gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos, pois notou-se que este assunto era de comum interesse entre as cidades”, como relata o site do Consórcio. Atualmente integram a gestão as cidades de Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara e Sumaré.


A escolha dos novos conselheiros fiscais é de extrema importância para que eles acompanhem de perto o trabalho realizado, tendo a função de fiscalizar as ações e as contas do Consimares que é um conselho de direito público. Pela cidade de Hortolândia estiveram presentes os vereadores Dionatan Domingues (PSDB), Enoque Leal Moura (MDB) e Marcia Cristina Campos (PSB), e entre eles ficou acertado que Dionatan integraria o conselho. “A competência dos conselheiros é relevante para o processo, uma vez que eles são os fiscalizadores do processo e dos administradores. Por ora sabe-se que não tem tido nenhum problema com o Tribunal de Contas do Estado nem com os associados, pois os trabalhos e ações são bem gerenciados e contam com um conselho atuante”, explicou o vereador Dionatan.


Aos novos conselheiros e outros participantes da assembleia foram apresentados o trabalho e projetos realizados no biênio passado, incluindo a aquisição de uma máquina de triturar resíduos sólidos, adquirida pelo Consimares em parceria com o Governo Estado de São Paulo, que está na cidade de Elias Fausto.


De acordo com o Superintendente do Conselho, Valdemir Aparecido Ravagnani, o trabalho do Consimares é de extrema importância. “A questão dos resíduos sólidos é complexa. A cada dia aumenta mais o número de pessoas na nossa região e, consequentemente, a geração de resíduos. Nosso principal papel é sensibilizar as pessoas a não gerarem resíduos e se gerar, recicla-los, mandando, assim, o mínimo para o aterro. Atualmente estamos buscando novas soluções para eliminar os aterros”, comentou Ravagnani.

Confira o Conselho Eleito:
HortolândiaDionatan Domingues
Nova Odessa: Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé; e Silvio Natal
CapivariJosé Eduardo Pacheco
SumaréValdir de Oliveira
Monte Mor: Adilson Paranhos da Silva
Elias Fausto: Carlos Eduardo Gomes, o Eduardo da Farmácia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98