Quem tem acima de 60 anos ou quem é trabalhador da área da saúde deve procurar, a partir desta segunda-feira (23/03), um dos pontos de vacinação montados pela Prefeitura de Hortolândia e garantir a imunização contra a Influenza, gripe causada pelo vírus H1N1. A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que vai até o dia 23 de maio, foi adiantada por conta da pandemia do Coronavírus. O município avalia que a antecipação da campanha é importante para proteger a população contra gripes causadas pelo H1N1, além de descartar os casos de Influenza nos suspeitos de COVID-19, agilizando o diagnóstico da nova doença.

 

Os locais de vacinação funcionarão em escolas públicas e tendas montadas na área externa das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), uma vez que as unidades de saúde devem ser evitadas por pessoas saudáveis, durante a pandemia. É importante observar que as unidades implantadas no espaço interno das escolas abrirão das 7h às 16h. Porém, todas as unidades instaladas no espaço externo, seja no salão paroquial, seja fora da escola, atenderão das 8h às 15h, em razão do deslocamento. Confira abaixo, o local de vacinação mais próximo, de acordo com a UBS de referência de cada bairro. Para garantir a imunização, procure um destes locais, de segunda a sexta-feira, e leve a Carteira de Vacinação, para que a dose seja anotada.

 

O atendimento dos grupos de risco será por etapas. Nas primeiras semanas da Campanha, as vacinas serão disponibilizadas para idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde. A partir do dia 16 de abril, inicia o atendimento de professores, doentes crônicos, profissionais de segurança e bombeiros. A partir do dia 9 de maio, a vacina estará disponível para crianças com idade entre seis meses e seis anos, gestantes, mães com bebês de até 45 dias, pessoas privadas de liberdade, jovens em medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, além de adultos acima de 55 anos e pessoas com deficiências, sendo estas duas últimas novas categorias incluídas, neste ano, no grupo de risco.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde, serão necessárias cerca de 60 mil doses para imunizar toda a população dos grupos de risco, no município. Conforme o boletim mais recente da Vigilância Epidemiológica municipal, Hortolândia conta com 3 casos suspeitos de H1N1.

 

Dia D

 

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terá a data de 9 de maio como o Dia D, com locais de vacinação funcionando no sábado para ampliar a proteção das pessoas que não puderem se vacinar de segunda a sexta-feira.

 

Confira a lista dos locais de vacinação:

 

UBS de referência

Local de vacinação

Nova Europa

Tenda montada da área externa da UBS

Santiago

EMEI Jardim Santiago

Novo Ângulo

E.M.E.F. Salvador Zacharias P. Junior

Nova Hortolândia

EMEIEF João Carlos do Amaral Soares

Pq. do Horto

EMEI Jardim Novo Estrela

Orestes Ôngaro

Tenda montada da área externa da UBS

São Jorge

EMEF Lílian Cristiane Martins de Araújo

Amanda I

EMEF Dona Ana José Bodini Januário

Amanda II

EMEI Jardim Amanda II (CAIC)

Taquara Branca

Tenda montada da área externa da UBS

São Bento

EMEIEF Jardim São Pedro

Rosolen /Adelaide

Salão da Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Santa Esmeralda

Pátio da UBS

Santa Clara

EMEI Santa Clara

Campos Verdes

EMEF Profª Helena Futava Takahashi

Figueiras

Tenda montada da área externa da UBS

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia