A vacinação contra Influenza, vírus causador da Gripe, começou em todo o país, nesta segunda-feira (23/04). Todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) de Hortolândia participam da ação, com a oferta gratuita da vacina das 8h às 15h. No primeiro dia da campanha, a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura contabilizou a imunização de 1.420 pessoas dos primeiros grupos de risco priorizados pelo Ministério da Saúde, composto por idosos e profissionais da saúde. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a maioria das mortes por Influenza é registrada em idosos não vacinados, por isso, a adesão à campanha é muito importante para prevenção da doença.
Os casos de Gripe podem afetar pessoas de qualquer idade em intensidade de sintomas que varia de leve a grave, podendo inclusive causar a morte principalmente entre os grupos de alto risco. Conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, a vacina previne aproximadamente 30% dos casos fatais e não fatais de Gripe em idosos.
“Vale lembrar que a vacina é inativada, ou seja, ela não contém vírus vivo. Portanto, não há riscos da pessoa desenvolver a doença através da vacina”, afirma a enfermeira Angela Marçal Paião, da Vigilância Epidemiológica de Hortolândia. Os casos de influenza podem ser causados pelo vírus do tipo H1N1, H3N2 e B, principalmente. “A vacina é trivalente, e protege contra três tipos de vírus. Além disso, a cada ano, a dose é desenvolvida com tipos diferentes do vírus em relação ao ano anterior, uma vez que eles sofrem mutações”, afirma a enfermeira.
Ao longo das próximas semanas, mais grupos de risco serão incluídos na campanha, que tem previsão de ser encerrada em 01 de junho. A meta é vacinar, pelo menos, 90% do público alvo. A partir do dia 02 de maio, começa a vacinação de crianças com idade entre seis meses a 5 anos, gestantes e puérperas (mães com bebês de até 45 dias). Na semana que inicia em 09 de maio, será a vez da vacinação de professores e pacientes com doenças crônicas, sendo que para este último grupo, é necessário que a pessoa apresente declaração médica com recomendação da vacina. A Secretaria de Saúde lembra que a carteira de vacinação deve ser levada para anotação da vacina corretamente.
Transmissão
A transmissão da Gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar, ou pelas mãos, que após contato com superfícies contaminadas pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. O contágio é elevado principalmente em ambientes fechados, como dentro de casa, nas creches, escolas, igrejas e escritórios. Conforme o informe técnico da Secretaria Estadual de Saúde, os vírus sobrevivem em diversas superfícies, como madeira, aço e tecidos, por um período de até 48 horas, o que aumenta o risco de transmissão.
“A Secretaria de Saúde recomenda à população dos grupos de risco que busque as unidades de saúde para se proteger através da vacina. Além disso, pessoas de todas as idades devem manter hábitos simples, mas que ajudam a evitar o contágio pelo vírus Influenza: lavar as mãos com frequência, cobrir o nariz a boca ao tossir e espirrar e manter ambientes sempre arejados”, orienta a secretária de Saúde de Hortolândia, Odete Carmem Gialdi.
No caso de sintomas gripais, a pessoa deve ser encaminhada à unidade de saúde para avaliação médica. O tratamento deve começar preferencialmente nas primeiras 48 horas, para reduzir tanto os sintomas quanto a ocorrência de complicações da infecção.
Fique atento à data de vacinação para aos grupos de risco:
23/04 – idosos e trabalhadores da Saúde
02/05 – crianças com idade entre seis meses a 5 anos, gestantes e puérperas (mães com bebês de até 45 dias)
09/05 – professores e pacientes com doenças crônicas
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98