Connect with us

Nossa Cidade

USF Jd. Amanda está de portas abertas

Publicado

em

Atendimentos na unidade de saúde reformada pela Prefeitura acontecem desde a manhã desta segunda-feira (22/05)

“Este é um dia de festa porque esperamos mais de um ano por este momento. No passado, tivemos que chamar a Defesa Civil para interditar a USF (Unidade de Saude da Família) do Jardim Amanda, que estava com o prédio precário. Nosso bairro ficou desassistido na atenção básica porque desde a interdição, o atendimento era na UPA-24h (Unidade de Pronto Atendimento), que fica longe daqui. Mas hoje, graças ao trabalho deste governo, encontramos a USF nova e reformada, de portas abertas para nos receber”. A fala da conselheira de saúde Cleusa Maria Brino, de 66 anos, demonstra o sentimento de todos os usuários da USF Jd. Amanda, reinaugurada pelo prefeito Angelo Perugini na sexta-feira (19/05), mesma data em que a cidade comemora 26 anos de emancipação. O evento contou com a presença de vereadores da cidade, do deputado federal Luiz Lauro Filho, e da população local. O presente à comunidade demonstra o compromisso da atual Administração com a prestação de serviços de saúde com qualidade, como a população merece.

“Aos poucos, nosso governo coloca a saúde de Hortolândia para funcionar com objetivo de oferecer o atendimento digno e respeitoso à nossa população. Cuidem com carinho desta unidade de saúde, façam dela como se fosse a casa de vocês. Com o empenho de todos, esta unidade de saúde volta a sorrir”, destacou o prefeito Ângelo Perugini, durante o evento de inauguração.

“A gente brigou muito para colocar essa unidade de saúde para funcionar. Isso (prédio reformado) é o que a população precisava”, comemorou o aposentado Gedeon Alves Antunes, de 74 anos, morador da avenida Santana, bem próximo ao prédio reaberto. “Percebemos o brilho nos olhos da comunidade ao reconquistar esta USF. Por isso, vamos nos empenhar e promover mais resgates como este em prédios da saúde que precisam de manutenção”, destacou o secretario de Saúde, Lourenço Daniel Zanardi.

A USF Jd. Amanda fica na rua Almada Negreiros, nº 1.299, no Jardim Amanda I. No local, atuam quatro equipes de Saúde da Família, compostas por médico generalista, profissionais de enfermagem e agentes de saúde, responsáveis por atender cerca de 16 mil pessoas. A unidade oferece consultas de rotina em pediatria, ginecologia e clínica geral. Já os agentes continuarão com as visitas periódicas na casa dos pacientes, em ações de orientação e prevenção.

Para ser reaberta para a população, a unidade de saúde passou por reparos nos pisos internos, nas instalações hidráulicas e elétricas, recebeu pintura na área interna e externa, teve móveis recuperados, além da aquisição de novos equipamentos. O telhado foi trocado e o forro recebeu gesso. A USF do Jardim Amanda foi inaugurada em 2009, na segunda gestão do prefeito Angelo Perugini. A unidade de saúde foi idealizada para atender uma reivindicação antiga dos moradores.

Investimento para a região

Além da USF Jardim Amanda, a população do bairro contará em breve, com uma nova UBS (Unidade Básica de Saúde), em construção na Avenida Brasil, nº 800, onde anteriormente funcionava o PA (Pronto Atendimento) do bairro. A obra acontece por meio do programa “Saúde em Ação”, do Governo Estadual, em parceria com a Prefeitura. A entrega da unidade é prevista para o início do próximo ano.

Durante a inauguração da USF, o prefeito aproveitou para reafirmar a proposta de fortalecer o Centro da Melhor Idade no bairro. Além disso, Perugini citou a finalização da obra do Teatro do Jardim Amanda, espaço que proporcionará mais opções de lazer à comunidade local e ao município, uma vez que tem capacidade para um público de 200 pessoas e estrutura para sediar espetáculos amadores e profissionais.

O prefeito destacou ainda os investimentos previstos para a lagoa do Jardim Amanda, cartão postal do bairro. O meio ambiente também foi lembrado por meio da Agenda Verde, mutirão de limpeza e zeladoria com objetivo de deixar a cidade mais limpa com apoio da população. “No próximo dia 30, a Agenda Verde começa sua terceira etapa aqui no Jardim Amanda com a Operação Cata Bagulho. Nós vamos recolher o entulho e deixar tudo limpo, calçadas e áreas públicas. A Prefeitura vai fazer a parte dela, mas os moradores também precisam cuidar da cidade, que é nossa”, destacou Perugini.

Investimentos na Saúde

A reabertura da USF do Jardim Amanda é uma das ações de reestruturação do sistema de saúde de Hortolândia. No início deste mês, a Prefeitura firmou contrato com a empresa APGP (Associação Paulista de Gestão Pública) para a gestão e reestruturação da rede de urgência e emergência no município, o que inclui o atendimento do Hospital, das UPAs-24h (Unidade de Pronto Atendimento) e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A empresa é classificada como OSS (Organização Social de Saúde).

Além da revisão da estrutura de atendimento emergencial, a Administração Municipal reformará o hospital, ação que tem um custo estimado em R$ 4,5 milhões. “Vamos ampliar em 30 ou 40 leitos, tentar dobrar a quantidade atual. Também vamos mudar a entrada atual do hospital, facilitando o acesso. Além disso, construiremos uma UPA-24h anexa ao hospital para atender aquela região”, detalhou o prefeito.

Os investimentos da atual gestão na área da Saúde vão além da rede de urgência e emergência. Nos 100 primeiros dias de governo, a Prefeitura reativou duas salas do Centro Cirúrgico do hospital, proporcionando a retomada das cirurgias agendadas.

Além disso, houve redução em 25% no tempo de espera por exames realizados no centro de Especialidades Médicas. Também foi retomado o contrato com o programa do Governo Federal “Mais Médicos”, o que possibilitou a troca dos profissionais cujos contratos venceram no início deste ano. Treze novos profissionais foram contratados para atender a população.

A atual Administração também trouxe para a cidade a Carreta da Mamografia, que atendeu 1.200 mulheres com a realização de exames de prevenção ao câncer de mama. A ação foi realizada em parceria com o governo do Estado.

Nossa Cidade

Viveiro Municipal da Prefeitura recebe visita de grupo de desbravadores

Publicado

em

Cerca de 140 crianças e adolescentes aprenderam como é feita a produção de mudas de plantas pelo órgão

Conscientizar as novas gerações sobre a importância do desenvolvimento sustentável para garantir vida saudável à cidade. Foi com esse objetivo que o Viveiro Municipal Antonio da Costa Santos, órgão da Prefeitura de Hortolândia, recebeu a visita de um grupo de desbravadores da Igreja Unasp, formado por 140 crianças e adolescentes, no domingo (22/05).  

Na visita monitorada, os desbravadores conheceram o espaço e aprenderam como é a produção de mudas de plantas feita pelo viveiro e que são distribuídas gratuitamente para a população. A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, ainda explicou para os visitantes os demais trabalhos realizados pelo órgão, como o reaproveitamento de restos de madeira recolhidos nos serviços de poda e corte de árvore feitos na cidade. Esse material é usado na confecção de bancos e mesas que são instalados em praças e espaços públicos.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Conhece o primeiro bairro planejado de Hortolândia? Confira:

Publicado

em

vilaVerde

O loteamento Jardim Vila Verde é o primeiro bairro planejado de Hortolândia. Com infraestrutura completa e já está 100% liberado para construções.

Com uma localização estratégica, próximo ao centro e a faculdade Adventista UNASP.

Não perca a chance de viver bem e perto de tudo que você precisa!
Venha para o Jardim Vila Verde
Temos poucas unidades disponíveis!

Telefone para contato: (19) 98921-6368

Stand de vendas no loteamento:
Rua: Antônio Caetano Junior (próximo ao número 20) Bairro Adventista Campineiro – Hortolândia/SP

Jardim Vila Verde – A felicidade mora aqui – Clique aqui e entre em contato com a gente

Continue Lendo

Nossa Cidade

Hortolândia imuniza mais de 24.000 pessoas contra a Influenza

Publicado

em

Prefeitura também realiza imunização contra Sarampo para crianças; já foram imunizadas quase 5.000 pessoas de seis meses a menos de 5 anos

Com o frio registrado nos últimos dias, é importante que a população se imunize contra a Influenza, principalmente crianças e idosos. A Prefeitura de Hortolândia reforça que continua com a campanha de vacinação contra a doença. O município já imunizou 24.384 pessoas (confira a cobertura vacinal no quadro abaixo). A Secretaria de Saúde salienta que a vacinação está baixa em todos os públicos-alvos e que é importante as pessoas se imunizarem contra a doença, uma vez que esta época do ano é o período de maior transmissão.

A campanha está na 4ª etapa, cujos públicos-alvos são caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, forças de segurança, de salvamento e armadas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. A vacinação acontece das 8h às 15h30 nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), inclusive naquelas onde é feita a vacinação contra a vacinação contra a COVID-19.

A Secretaria de Saúde salienta que continuam a ser vacinados os públicos-alvos das etapas anteriores, que são profissionais das redes pública e particular de Educação, pessoas com comorbidades e deficiência com idade a partir de 5 anos, crianças de seis meses a menos de 5 anos, gestantes, puérperas, idosos de 60 anos ou mais e profissionais das redes pública e particular de Saúde.

A Secretaria de Saúde ressalta que as pessoas com comorbidades devem apresentar atestado, relatório médico ou receituário para comprovar que têm as referidas doenças (confira no anexo abaixo a lista das comorbidades abrangidas pela campanha). Já pessoas deficientes também devem apresentar algum atestado que comprove a deficiência, com exceção dos deficientes físicos. 

Gestantes devem levar a carteira de pré-natal. Puérperas devem apresentar relatório de alta ou Certidão de Nascimento do bebê. Podem recebem a vacina puérperas com até 45 dias após o parto. Já profissionais de Educação e de Saúde deverão apresentar algum documento que comprove sua atução nas áreas.

A meta da campanha é vacinar 90% das pessoas dos públicos-alvos. A campanha está prevista para ser realizada até 3 de junho. A Secretaria de Saúde orienta que a população deve tomar a vacina contra a Influenza uma vez por ano.

Cobertura Vacinal contra a Influenza

GRUPO

DOSES APLICADAS

%

Caminhoneiros

14

Forças Armadas

1

Forças de segurança e salvamento

32

Funcionários do sistema prisional

1

Profissionais de Educação

459

21%

Pessoas com comorbidades

2.172

14%

Pessoas com deficiência

21

0,3%

Crianças

3.215

22%

Gestantes

511

24%

Puérperas

92

26%

Idosos

15. 080

54%

Profissionais de saúde

2.786

40%

Total

24.384

 

*Obs.: A cobertura vacinal é calculada com base nos dados de 2021 das populações estimadas dos públicos-alvos

Sarampo

Além da Influenza, é importante que as famílias levem as crianças para serem imunizadas contra o Sarampo. A Prefeitura de Hortolândia reforça que também prossegue a campanha de vacinação contra a doença, das 8h às 15h30 nas UBSs, inclusive naquelas onde acontece a imunização contra a COVID-19. 

A vacinação é para crianças de seis meses a menos de 5 anos de idade. Também estão sendo imunizados profissionais das redes pública e particular de Saúde. A meta é imunizar 95% dos dois públicos-alvos. Hortolândia já imunizou 4.893 crianças (vide abaixo a cobertura vacinal). A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 95% das pessoas dos dois públicos-alvos. De acordo com a Secretaria de Saúde, a campanha está prevista para ir até o dia 3 de junho.

A Secretaria de Saúde alerta as famílias que o Sarampo é uma doença grave cujas complicações podem deixar sequelas para o resto da vida e até mesmo levar a óbito, principalmente crianças de seis meses a cinco anos. Por isso, é importante levá-las à campanha para serem imunizadas.

A Secretaria de Saúde orienta para que as famílias verifiquem a carteirinha de vacinação de suas crianças. Caso elas tenham recebido a última dose da vacina contra o Sarampo há 30 dias ou mais, elas poderão ser vacinadas na campanha. Já os trabalhadores da saúde que não tiverem comprovação da vacinação contra o Sarampo deverão receber 2 doses durante a campanha, com intervalo de 30 dias entre a 1ª e 2ª dose.

Cobertura Vacinal contra o Sarampo

6 meses a 1 ano

603

 

1 ano

833

 

2 anos

1.052

 

3 anos

1.180

 

4 anos

1.225

 

Total

4.893

34%

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Populares