Tutores de cães e gatos tiveram um compromisso importante nesta sexta-feira (29/01). Levar seus pets para a última etapa da campanha de castração da Prefeitura de Hortolândia. Na ação, o DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal), órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou 198 cirurgias. Foram castrados somente animais cujos tutores fizeram inscrição prévia.
O diretor do órgão, Vanderlei Fernando de Azevedo, destaca o comparecimento de todas as pessoas inscritas. “Conseguimos atingir a meta. As pessoas entenderam a importância de fazer a castração para a saúde e o bem-estar de seus pets”, ressalta Azevedo. Outro aspecto positivo destacado pelo diretor foi a colaboração das pessoas em terem respeitado os protocolos sanitários de manter o distanciamento e o uso de máscaras. Para evitar aglomeração, foi permitida somente a entrada de uma pessoa por animal.
PÓS-OPERATÓRIO
Após a cirurgia, o diretor do órgão explica que os tutores devem adotar cuidados com seus animais. Confira as orientações abaixo:
– Nas primeiras 24 horas, o animal deverá descansar em local tranquilo, limpo e com pouca iluminação para ter uma boa recuperação;
– Deixar panos ou cobertores para o animal se aquecer, pois ele sentirá frio;
– A primeira alimentação somente poderá ser oferecida após o animal estar acordado;
– A retirada dos pontos deverá ser feita 7 dias após a cirurgia, sob a responsabilidade do tutor. O tutor receberá no dia da castração uma receita médica com a indicação do uso de medicamentos, cuidados específicos e contatos em caso de dúvidas e/ou emergências.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98