Esportes

Nelson Cancian é história do Futebol Amador de Hortolândia

Esportistas agradecem empenho e dedicação do precursor da competição

O amor e dedicação de Nelson Cancian ao esporte fazem suas memórias serem lembradas até hoje na cidade, pela sua principal realização: crescimento e desenvolvimento do futebol amador de Hortolândia. Hoje, em um dos principais complexos esportivos da cidade, estampa os feitos do que veio a se tornar o Centro Poliesportivo “Nelson Cancian”, homenagem mais que merecida ao precursor da modalidade na cidade.

Anuncio


Nelsão, como era conhecido entre amigos e familiares, fundou a Liga Hortolandense de Futebol no dia 04 de janeiro de 1993, e foi o primeiro presidente, ao lado de Deley, vice presidente. Em 1999, o prefeito da época, Jair Padovani, o homenageou como Presidente de Honra pelos relevantes serviços prestados ao futebol hortolandense.

Cancian não só presidia a Liga, mas fez parte da diretoria de um dos principais times da época, o Esporte Clube Brasil, hoje extinto. O time, que tinha como técnico o amigo Mirão, foi Campeão Amador, na época.
“Nelsão foi o responsável pela cidade ter uma competição organizada. Hoje o nome do futebol amador na cidade tem nome, é Nelson Cancian, por tudo o que fez e revolucionou o esporte na cidade. Pela sua coragem e audácia em fundar a Liga e trazer melhorias para o campeonato”, disse o amigo Mirão.

Mirão explica que ao fundar a Liga, Nelson Cancian filiou a entidade na Federação Paulista de Futebol (FPF), organizou e planejou as competições amadoras com os regulamentos da FPF. “A partir daí, tivemos quadro de arbitragem, primeira e segunda divisão, e uma disputa mais séria e acirrada”, completa.

Mas foi somente após seu falecimento, em outubro de 2000, que Nelsão recebeu a homenagem mais importante da história do futebol da cidade. No ano de 2003, o maior esportista da história de Hortolândia deu o nome ao principal complexo esportivo, o Centro Poliesportivo Nelson Cancian, localizado no jardim Nova Hortolândia.

Nelsão foi lembrado ainda em 2018. A família foi receber do prefeito Angelo Perugini, uma belíssima homenagem na final do Campeonato Amador. Uma placa que lembra o amor e a paixão pelo esporte na cidade, que dizia: “A história de um homem mede-se pela sua contribuição para futuras gerações. Temos a certeza que sem o esforço e dedicação do Sr. Nelson Cancian, o Campeonato Amador de Hortolândia não seria o mesmo”.

História

Nelson Cancian nasceu em 01 de janeiro de 1947, na cidade de Sumaré, e morou em Hortolândia toda sua vida. Filho de João Cancian e Ana Basso Cancian.

Ele trabalhou por muitos anos na Cerâmica Sumaré, na G.E., no DAE e na Prefeitura de Hortolândia, a frente do esporte. Nelson foi o primeiro presidente da Liga Hortolandense de Futebol de Hortolândia, onde dedicou sua vida ao esporte, que era sua paixão.

Cancian, torcedor fanático do Palmeiras, era casado e teve dois filhos: Eduardo Cancian (in memorian) e Eliane Cancian. O amante do futebol amador faleceu em 03 de outubro de 2000, de infarto.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo