Nossa Cidade

UBS’s dos jardins Campos Verdes e São Jorge ganham farmácias

População já conta com nove locais para retirar medicamentos prescritos pelos médicos

 

A Prefeitura de Hortolândia inaugurou, nesta quarta-feira (22/08), mais duas farmácias para a dispensação de medicamentos nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) dos jardins Campos Verdes e São Jorge. As farmácias já estão em funcionamento e os remédios, receitados pelos médicos, poderão ser retirados nos horários em que as unidades de saúde realizam os atendimentos. A área da Saúde é uma das prioridades do governo do prefeito Angelo Perugini.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde, aproximadamente 200 medicamentos estão disponíveis nas farmácias, garantindo maior acesso da população da área de abrangência ao tratamento gratuito e imediato. Serão entregues medicamentos básicos, que fazem parte da Relação Nacional de Medicamentos Básicos: antibióticos, anti-inflamatórios, medicamentos para o controle do diabetes e colesterol, incluindo a insulina distribuída pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

 

Já os medicamentos psicotrópicos, de uso controlado para transtornos psiquiátricos, continuam a ser entregues, exclusivamente, nas UBSs referenciais: Santa Clara, Novo Ângulo, Nova Hortolândia, Rosolen e Jd. Amanda. Isso porque a receita é retida e o trâmite de dispensação é diferenciado.

 

PACIENTES APROVAM 

 

Moradora do Jardim São Jorge, Maria Adélia de Santana, de 82 anos, estava emocionada, como ela mesmo disse, ao saber que, a partir de agora, não precisará mais pegar uma condução para retirar seus medicamentos para controle do colesterol na UBS do Jardim Rosolen. “A emoção hoje está muito grande. Nem estou acreditando que agora vou poder buscar meu remédio a poucos metros de casa. Era muito difícil pegar o ônibus e praticamente atravessar a cidade toda vez que eu precisava do medicamento, é muito cansativo”, explicou.

 

Antes, a dispensação de medicamentos acontecia em cinco das 17 unidades básicas de saúde do município. Com as quatro novas farmácias, a população contará com nove locais para retirar medicamentos prescritos pelos médicos, com mais acesso ao tratamento gratuito.

 

 “A Administração continuará trabalhando para melhorar, cada vez mais, a saúde de Hortolândia. Agora, a população consegue obter seu remédio em um local mais próximo de casa. Além disso, faz parte deste processo, o acolhimento e a aproximação das nossas equipes com as pessoas. Estreitar a relação entre médico e paciente cria um vínculo de confiança e isso é fundamental nos atendimentos. Também trabalharemos com a estratégia de saúde da família, o que representa maior ganho para a população”, observou a secretária de Saúde, Odete Carmen Gialdi.

 

A medida adotada pela Prefeitura faz parte da reestruturação da Saúde Básica e deve ser ampliada, até o final do ano, para todas as 17 unidades de saúde do município. 

 

“O atendimento aqui no Campos Verdes é sempre muito bom. Sou bem tratada e conseguimos notar a preocupação que os funcionários tem com o bem-estar da população. Sempre que preciso estou aqui e, agora, ainda conseguirei retirar os medicamentos necessários. Confiamos que a partir disso, muitas melhorias estão por vir na Saúde”, comentou Valda França, 55 anos, moradora do Jardim Santa Clara, que realiza suas consultas médicas na unidade de saúde.

 

MEDICAMENTOS ESSENCIAIS

 

Para padronizar e construir consensos clínicos de prescrição de medicamentos, a Secretaria de Saúde finaliza a Remume (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais), documento que apresenta aos profissionais da saúde quais remédios a população encontra à disposição, de forma gratuita, nas farmácias das unidades de saúde. “O documento norteará o trabalho dos médicos, que saberão quais os medicamentos que sendo indicados para determinado problema de saúde, serão facilmente encontrados pela população em qualquer unidade de saúde. Para a população isso representa acesso facilitado ao tratamento”, explica a secretária de Saúde.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde, a Remume leva em conta outras diretrizes farmacológicas, como a Rename (Relação Nacional de medicamentos essenciais), além do perfil epidemiológico da cidade. A previsão é que a Remume esteja pronta até o final deste mês.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...