Nossa Cidade

Termina na sexta (18/08) 1ª etapa de cadastro para cartão do idoso

Termina, nesta sexta-feira (18/08), a primeira etapa de inscrições para o Cartão do Transporte Urbano-Sênior, que será lançado, em setembro, pela Prefeitura. Até esta data haverá quatro pontos de inscrição disponíveis na cidade: dois no Jd. Amanda, um no Remanso Campineiro e outro no Jd. Rosolen (veja abaixo). Após esta data, o interessado poderá se cadastrar somente nos pontos fixos que serão divulgados pela Secretaria de Mobilidade Urbana, posteriormente. Até agora, 848 pessoas com 60 anos ou mais já estão inscritas para receber o documento que garante gratuidade nas viagens em ônibus urbanos.

Criado no governo Angelo Perugini, o Cartão Sênior visa levar mais cidadania a pessoas desta faixa etária que, a partir daí, passarão a entrar no coletivo pela porta da frente. Na etapa inicial de cadastramento, a expectativa é inscrever cerca de 2.000 idosos. Porém, a meta é levar o benefício a todos os munícipes com 60 anos ou mais. O cadastramento começou no dia 26 de julho.

Anuncio


Mega Zumba terá ponto de cadastramento
Quem perder o prazo, terá mais uma opção. No próximo domingo (20/08), das 8h às 12h, durante o evento “Mega Zumba” que a Administração promove no Setor Cultural Arlindo Zadi haverá um ponto provisório de cadastramento. O Setor Cultural está localizado na Rua Graciliano Ramos, 280, no Jd. Amanda. O evento é uma iniciativa do programa “Viva Mais”, de incentivo a práticas saudáveis e qualidade de vida.

É preciso levar comprovante de residência
A Prefeitura faz um alerta importante a quem se dirige aos pontos de inscrição: além de apresentar documentos básicos, como identidade e CPF, o idoso precisa levar, também, comprovante de residência. A foto é feita na hora do cadastramento. O atendimento dos interessados acontece, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Projeção feita pela Fundação Seade para 2017 (utilizada pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social) estima que há 21.949 idosos em Hortolândia, o correspondente a 10,03% da população.
Além do cartão sênior, voltado ao idoso, a Administração implantará, ainda neste ano, quatro outros documentos da mesma “família”: o cartão de estudante, o vale-transporte (encomendado por empresas), especial (para pessoas com deficiência) e o comum (para os usuários que não se enquadram em nenhuma categoria específica). O prazo para cadastramento nestas modalidades ainda não está definido.

Plenárias da Mobilidade
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira, a criação do Cartão do Transporte para esta faixa etária atende às demandas apresentadas pela população idosa durante as Plenárias da Mobilidade. As 23 reuniões foram realizadas pela Administração em todas as regiões da cidade, entre março e maio deste ano, para ouvir da comunidade comentários, críticas e sugestões de como melhorar a área de trânsito e transporte em Hortolândia.

“Nas Plenárias da Mobilidade, houve muita participação dos idosos. Uma das principais reclamações deles foi a de que era difícil entrar nos ônibus e ser visto pelo motorista. Tinham medo de se machucar, porque, às vezes, os motoristas não conseguiam enxergá-los, criando situações de risco e, às vezes, até de acidentes. Quando a Prefeitura oferece o Cartão do Idoso, tudo muda. Eles passam a ser convidados, que entram pela porta da frente e podem escolher o local que quiserem para se sentar, além das cadeiras reservadas. Acreditamos que a medida vai reduzir o risco de acidentes. Além disso, o cartão é um documento de identidade e, no futuro, poderá oferecer outras vantagens”, afirma o secretário.

Confira onde fazer o cadastramento para o Cartão do Transporte-Idoso até 18/08:
Garagem da Viação Lira – Av. Santana, 1.000, Jd. Amanda
CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Jd. Amanda – Av. Princesa Isabel, 1.280, Jd. Amanda
CCMI do Remanso Campineiro – R. Euclides Pires de Assis, 20, Remanso Campineiro
CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) do Jd. Rosolen – R. Guido Rosolen, 177, Jd. Rosolen

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo