Complexo com mais de 5 km de extensão em construção pela Prefeitura integrará desde a Vila Real até a avenida Panaíno
A construção do “Superviário” pela Prefeitura de Hortolândia facilitará a vida dos moradores das regiões onde os trabalhos acontecem. Este será o maior complexo viário da cidade, com 5 km de extensão desde a Vila Real até a avenida Panaíno. Além da expectativa positiva dos benefícios que a integração regional proporcionará, a obra também garante a valorização das regiões que serão contempladas com as novas ligações viárias.
“Antes, víamos muito descarte irregular de lixo e entulho nesta região próxima da linha férrea, na região central. Os moradores faziam uma força tarefa para manter a área limpa, mas era constante o lixo por aqui. Com os trabalhos acontecendo diariamente, já não vemos mais este tipo de ação e a nova rua aqui em frente já está se formando”, comenta o aposentado José Vieira, de 71 anos, morador do Remanso Campineiro há 25 anos. A nova rua a que o aposentado se refere é a que está em construção é uma via de ligação ao Superviário, desde o Jd. São Jorge, na rua Amazonas, até a Frederico Alves da Costa, no Jd. Nova Hortolândia, com 370 metros de extensão.
Já a obra principal chegou próxima ao trecho localizado sob a Ponte da Esperança (estaiada). O principal eixo viário segue desde a avenida Amélia Basso Breda (rua da feira, na Vila Real) até a rua Pacaembu (Jd. Carmem Cristina), próximo da avenida Sabina Baptista de Camargo, com transposição sobre o córrego da Vila Real. Este viário terá aproximadamente 1,5 km de extensão, trecho dotado de iluminação em LED, pista de caminhada e ciclovia. Este trajeto já tem 50% do caminho asfaltado, em pista dupla com canteiro central.
Paralelas a esta nova avenida, as ruas de acesso aos bairros são abertas, como a que está em construção a partir do Jd. São Jorge e Jd. Nova Hortolândia. Já no Jd. Carmem Cristina, o trajeto prossegue sentido Ponte da Esperança por meio de uma ponte que será construída na rua Flamboyant (rua da Delegacia de Polícia). Haverá, ainda, a duplicação do trecho da avenida Sabina Baptista de Camargo, desde a rua Nossa Senhora do Carmo (Jardim Minda) até o cruzamento com a avenida Carlos Roberto Prataviera (que dá acesso ao cemitério), na rotatória atrás da empresa Magneti Marelli e ao lado do Parque Socioambiental Remanso das Águas. Uma ponte será construída neste trecho, sobre o córrego que corta a via, elevando a altura da pista e evitando inundações em dias de chuva forte. Todo este trecho do sistema viário terá aproximadamente 1,4 km com iluminação em LED, pista de caminhada e ciclovia.
A obra prossegue com a canalização do córrego, mais uma ação que também já teve início em outra frente de trabalho, e a urbanização da área sob a Ponte da Esperança. Já a área lateral ao reservatório de contenção de enchentes que fica sob a ponte será transformada em um novo espaço de convivência para desfrute da população, com equipamentos públicos de lazer e duas travessias para pedestres sobre afluentes do Ribeirão Jacuba. Ao lado desta nova área de lazer, a nova avenida prosseguirá até a avenida Panaíno, atrás do Condomínio Green Park. A obra contempla, ainda, a ligação do viário que será construído até a avenida Panaíno, com sobreposição da linha férrea. Nesta outra extremidade da obra, são 1,5 km de sistema viário com iluminação em LED em todo trecho, pista de caminhada, ciclovia, academia ao ar livre, playground, espaços de convívio com lixeiras e bancos, além de estacionamento.
A área ambiental terá destaque nesta obra, com a criação de um parque linear na região central, margeando a rua Luiz Camilo de Camargo, do lado direito de quem segue sentido centro, paralelo à linha férrea, desde o Remanso Campineiro, até o Parque dos Pinheiros, no cruzamento com a avenida da Emancipação. O parque linear prossegue no trecho do Jardim Carmen Cristina até a duplicação da avenida Sabina Baptista de Camargo, mantendo o padrão das áreas de lazer do município: iluminação em LED, pista de caminhada e ciclovia, espaço para implementação de academia ao ar livre e espaços de convívio em todo o trecho.
As intervenções são realizadas com recursos do Banco CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), proveniente de financiamento internacional contratado pela Prefeitura em 2018 para realização de diversas obras de infraestrutura e mobilidade urbana, ações que garantirão a retomada do desenvolvimento econômico da cidade.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
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