12 de junho de 2024
Nossa Cidade

Servidores do Paço Municipal recebem orientação sobre uso consciente de água e energia

Ação realizada nesta terça-feira (15/03) conscientizou os funcionários sobre a importância de economizar água

Cada pessoa pode ajudar a economizar água em tarefas simples do dia a dia. Uma boa atitude é manter a torneira fechada na hora de escovar os dentes. Outra ação positiva é evitar dar descarga no vaso sanitário sem necessidade. Para reforçar a importância de se adotar essas práticas, a Prefeitura de Hortolândia continua com a ação de conscientização com os servidores do Paço “Palácio das Águas”, sede da Administração Municipal, nessa terça-feira (15/03). 

O Núcleo de Educação Ambiental, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, visitou as secretarias municipais, órgãos e departamentos que ficam no paço para sensibilizar os funcionários públicos sobre o uso consciente de água e de energia no trabalho e em casa. 

O coordenador do núcleo, Ricardo Zanoni, ressaltou a importância de se economizar a água por ser um recurso natural que, futuramente, pode se tornar escasso e acabar. “Nessa semana, na conversa com os funcionários da empresa terceirizada responsável pelos serviços de limpeza no Paço Municipal, ouvimos relatos que ainda há pessoas que, por esquecimento, não fecham as torneiras nos banheiros, e assim deixam a água escorrendo. É importante termos essa preocupação em economizar água, pois hoje já vivenciamos uma situação de escassez desse recurso”, alertou Zanoni.

Outro tema abordado na ação foi a coleta seletiva de lixo. “É importante fazer a separação de materiais recicláveis e resíduos orgânicos. Outra ação que ajuda o meio ambiente é as pessoas reaproveitarem ao máximo os produtos que elas consomem”, destacou o coordenador. 

MUNICÍPIO VERDEAZUL

O trabalho de conscientização com os servidores municipais é uma das ações realizadas pela Prefeitura de Hortolândia que integram o programa “Município VerdeAzul”. O Núcleo de Educação Ambiental já havia realizado essa ação no Paço Municipal, em setembro de 2021.

O programa é uma iniciativa do governo do Estado com a finalidade de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e a valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo do programa é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e na execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. Ao final de cada ciclo anual, o governo estadual divulga o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”. 

O ranking é feito com base nas informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações ambientais executadas. A partir dessa avaliação, o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA) é publicado para que o poder público e a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e no aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.

Em 2020, Hortolândia ganhou, pela segunda vez, a qualificação concedida pelo programa referente às ações ambientais desenvolvidas em 2019 e 2020. A entrega do certificado foi feita no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, para o falecido prefeito Angelo Perugini. Na ocasião, o município obteve 69,39 pontos, ficando na 123ª posição do ranking, integrando o grupo das 62 cidades qualificadas por alcançarem notas entre 60 e 79,9.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98